Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cor de Canela...

2 participantes

Ir para baixo

Cor de Canela... Empty Cor de Canela...

Mensagem  santrana Sex 12 Dez 2008, 14:33

Olá a todos
Tenho algumas dúvidas para identificar a espécie desta colónia de cogumelos que encontrei...
Têm mesmo um aspecto apetitoso, não sei se será só o aspecto.
Certo é que já estavam a ser consumidos no seu interior por uma espécie de lagartas.


Habitat - Crescia no limite de um caminho, no meio de um grupo de 7 exemplares. Terreno húmido argiloso. Árvores envolventes: Salgueiros e Eucaliptos.

Chapéu - Diâmetro de 8 cm, castanho a tons de vermelho, cor de canela em fundo branco. Forma hemisférica, tendência a umbilicar nos exemplares mais adultos. Ligeiramente umbonado, uma elevação no centro que tende a disfarçar nos exemplares adultos.

Pé - Parece curto tendo em conta o tamanho do chapéu, 4 cm de altura no exemplar medido de 8 cm de diâmetro. Nos exemplares adultos o pé é maior. Forma dilatada do pé, cor branca no exterior ganha tons rosados no interior, interior que contêm uma pequena veia oca. Existência de um anel simples descendente.

Himenóforo - Existência de laminas apertadas de cor castanho rosado, não adnatas - livres ao pé. Cor forte tornando a humidade existente no cogumelo rosada.

Esporada - Castanho a tons de vermelho.

Cor de Canela... 01-1

Cor de Canela... 02-1

Cor de Canela... 03-1

Cor de Canela... 04

Cor de Canela... 05

Cor de Canela... 06

Cor de Canela... 07

Cor de Canela... 08

Cor de Canela... 09

Exemplar Adulto....

Cor de Canela... 10

Cor de Canela... 11

Cor de Canela... 12

Cor de Canela... 13-1

Cor de Canela... 14

Cor de Canela... 15


Não tenho esta espécie identificada... penso que poderá ser um Agaricus silvaticus...
Será que alguém pode confirmar?

Tê Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Cor de Canela... Empty Re: Cor de Canela...

Mensagem  *ento*loma* Sex 12 Dez 2008, 20:26

Olá Santrana,

Segundo a informação detalhada que deste parece-me que a identificação está bem feita!

Contudo na bibliografia o habitat de Agaricus silvaticus Sch.: Fr. é tendicionalmente em coniferas e só mais raramente em folhosas. Além disso não deste indicação do odor do cogumelo, um caracter que neste genero é de relevante importancia. Também o pé é supostamente ligeiramente maior, entre 5 e 12 cm por 1 a 1,5 cm de largura.

abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cor de Canela... Empty Re: Cor de Canela...

Mensagem  santrana Sex 12 Dez 2008, 21:04

Obrigado pelo feedback *ento*loma*

Vou tentar verificar se existe algum exemplar ainda disponível para fazer um teste olfactivo decente...
Por vezes tenho dificuldade em identificar o aroma dos fungos, principalmente em dias de chuva...
Quanto a testes de sabor, ainda nem me aventuro...

aBraço


Tê Ja
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Cor de Canela... Empty Re: Cor de Canela...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos