Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia de cogumelos

3 participantes

Ir para baixo

Guia de cogumelos Empty Guia de cogumelos

Mensagem  JoãoeCátia Dom 09 Nov 2014, 10:26

Bom dia a todos os micólogos

Gostava de partilhar um guia grátis com vocês, não sei se alguém já o conhece, mas apesar de não ser muito completo, ajuda muito nas nossas florestas.

http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/guia_de_campo_cogumelos_silvestres.pdf

É muito difícil encontrar bons livros à venda, portanto deve-se aproveitar tudo.

Abraços micológicos Very Happy
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de cogumelos Empty Re: Guia de cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Ter 18 Nov 2014, 11:00

Como introdução, claro que é melhor do que nada. Mas não lhe chamaria um 'Guia' pela reduzida amostra de espécies que apresenta (e nem sequer são, necessariamente, as espécies mais comuns nos nossos bosques).

Infelizmente, em Portugal não existe nenhum verdadeiro guia de cogumelos - nem traduzido, nem (muito menos) feito de raiz. Para se ter um bom instrumento de trabalho é necessário ir para guias estrangeiros, nomeadamente os franceses (alguns com traduções em inglês ou em castelhano, para quem tenha dificuldades no francês). Eu posso recomendar os seguintes:

- Champignons de France et d'Europe - Régis Courtecuisse (vulgo, 'o Courtecuisse'). Tenho dois destes: a versão original, já bastante usada e que continua a ser o livro que me acompanha nas minhas saídas, e a versão actualizada (mas que, basicamente, é igual à anterior).

- Le Guide des Champignons, France et Europe - Guillaume Eyssartier (vulgo, 'o Eyssartier'). Mais recente que o anterior, complementa-o bem. No entanto, devido ao peso e volume é mais um livro para consultar em casa do que um guia de campo (nesse aspecto, creio que o Courtecuisse é imbatível).

- Champignons de France et d'Europe Occidental - Marcel Bon (vulgo, 'o Bon'). É o mais antigo de todos, mas tem uma reedição de 2012. Não conheço pessoalmente, mas há boas referências e o autor é um dos grandes micólogos da actualidade.

O primeiro existe também em inglês e 'o Bon' existe também em Castelhano. Como guia de campo, recomendaria 'o Courtecuisse', cujo único aspecto menos bom são as chaves de identificação algo confusas e por vezes pouco práticas. Neste aspecto, 'o Eyssartier' é melhor, mas 'o Courtecuisse' é mais completo (com mais espécies). Ambos complementam-se muito bem, na minha opinião, e, se estiverem dispostos a isso, vale a pena fazer esse investimento e adquirir os dois. Pode ser um gasto importante de uma vez (cerca de 70€ pelos dois livros, mais portes), mas é preferível do que comprar pequenos guias extremamente limitados e que, aos poucos, vão somando euros suficientes para comprar estes dois bons guias.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de cogumelos Empty Re: Guia de cogumelos

Mensagem  JoãoeCátia Sáb 22 Nov 2014, 13:47

Bom dia Pedro

Eu uso um guia em formato PDF, levo sempre a minha tablet, em castelhano, chamado apenas Setas, sei que o original é alemão, editado em 2006. Tem cerca de 320 fotos e 320 ilustrações e descreve bem as espécies, usa códigos de cores para identificações e tem mais de 200 espécies da europa. Uso tambem o Guia de Setas Ibéricas, de J.L. Rodriguez, que tambem é muito bom apesar de ser de 1988, tambem em PDF.
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de cogumelos Empty Re: Guia de cogumelos

Mensagem  Toaki Ter 15 Set 2015, 18:33

JoãoeCátia escreveu:Bom dia Pedro

Eu uso um guia em formato PDF, levo sempre a minha tablet, em castelhano, chamado apenas Setas, sei que o original é alemão, editado em 2006. Tem cerca de 320 fotos e 320 ilustrações e descreve bem as espécies, usa códigos de cores para identificações e tem mais de 200 espécies da europa. Uso tambem o Guia de Setas Ibéricas, de J.L. Rodriguez, que tambem é muito bom apesar de ser de 1988, tambem em PDF.

Olá

Se não for abuso, posso pedir que partilhes esses PDF's (e outros também são bem-vindos), pois também gostava de ter e o dinheiro não dá para comprar muitos guias (tenho 2 mas nem sempre dão conta do recado)?

Obrigado e abraço

Toaki

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Fung quê??
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de cogumelos Empty Re: Guia de cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos