Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelos e zonas boas para os achar

2 participantes

Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  JoãoeCátia Seg 20 Out 2014, 21:43

Boa noite a todos os micólogos Smile

Procuro saber se na serra ao pé de Fátima se pode encontrar bons Cantharellus. Vou fazer um passeio com a família e queria tirar boas fotos e colher alguns para o almoço. E que mais espécies por lá se encontram? Estou habituado a ver os Cantharellus em matas de eucaliptos mas já me constou que por lá é tudo muito diferente. Agradeço as informações.

Abraço
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  PEDRA Ter 21 Out 2014, 19:03

Matas de eucaliptos?
Sempre pensei que o eucalipto não desse nada. Tens fotos para partlhar?

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  JoãoeCátia Ter 21 Out 2014, 21:35

Aqui na nossa zona encontram-se em matas de eucalipto, muitas vezes perto do tronco, principalmente se a mata tiver algum vale mais fundo, mas também junto a estevas e sobreiros.Para além dos Cantharellus costumamos encontrar Boletos
No fim de semana já postarei umas fotos.
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  PEDRA Qua 22 Out 2014, 16:00

Fico a aguardar.
Se encontrares outras espécies que não conheças abre um Post para identificação. Tenho a certeza que a 'malta' do forum terá muito gosto em te ajudar.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  JoãoeCátia Sex 07 Nov 2014, 10:16

Bom dia

Devido à falta de chuva das ultimas semanas, os cantarelos desapareceram, mas como choveu à 2 dias atrás, já há relatos de terem voltado. Daí eu ter "desaparecido" da mícologia este tempo, infelizmente.

Ainda não tirei nenhuma foto de cantarelos mas consegui uma boa de um boleto que aqui aparecem apenas em eucalipto. Não sei qual a espécie, mas parece-me o aedulis, e sei que são comercializados. Ainda não dei uma vista de olhos ao meu guia de campo. Deixo então uma prova que afinal os eucaliptos não são assim muito "estéreis".eheheheh
A 1ª foto é de um boleto junto ao pé do eucalipto, a 2ª é outro boleto, acredito que seja da mesma espécie, pois estava apenas a 2 metros do outro, mas entre eucaliptos. Mal tenha de cantarelos meto logo aqui também.

[img]Cogumelos e zonas boas para os achar 5piqkz[/img]

[img]Cogumelos e zonas boas para os achar 15ho484[/img]

Abraços a todos Very Happy
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  PEDRA Sex 07 Nov 2014, 11:49

Falta aí um corte tranversal do 'bicho', uma ou outra foto da base do pé do cogumelo e dos "tubos", ou, "poros" (himenóforo - parte de baixo do chapéu). E se possivel a descrição do cheiro e do sabor. Tudo isto são características muito importantes para obtermos uma identificação mais segura por parte dos utilizadores do forum.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  JoãoeCátia Sex 07 Nov 2014, 12:21

Essa parte não sabia. Vou fazer isso em todas as fotos que tirar. Mas no fundo isto foi apenas para provar que nos eucaliptos ainda se encontram uns cogumelos comestíveis.eheheh
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  PEDRA Sex 07 Nov 2014, 12:45

João, lê este tópico: https://cogumelosportugal.forumeiros.com/t1-regras-para-pedidos-de-identificacao-importante-ler
Todos os dias aprendemos uns com os outros. Laughing Laughing Laughing

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  JoãoeCátia Sex 07 Nov 2014, 14:05

Acabei de ver as regras e ate imprimi em papel para juntar ao material de campo que costumo levar. Provavelmente amanhã vou sair cedo para uma busca dos cantarelos em território desconhecido e se fizer algumas fotos boas, coloco aqui. Posso até usar o meu guia de campo e fazer uma identificação precisa dos cantarelos para ajudar colegas menos experientes. Nunca é demais partilhar o conhecimento, principalmente no que diz respeito a cogumelos, pois ainda há tanta gente a cometer imprudências... O importante é a paixão por estes "bichinhos".eheheheh Very Happy
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  JoãoeCátia Seg 10 Nov 2014, 11:04

Boas a todos

Os meus esforços para encontrar cantarelos no sitio onde fui foram infrutíferas, mas é normal quando não se conhece os sitios. Por sua vez encontrei um exemplar jovem de Clitocybe Odora e alguns Helvella que ainda não consegui identificar, pois possuem chapéu castanho, logo descartei o Helvella Lacunosa, mas desconfio que fosse Helvella Crispa. Esta semana vou voltar a uns sítios conhecidos e vou então fotografar.

Abraço a todos Very Happy
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos e zonas boas para os achar Empty Re: Cogumelos e zonas boas para os achar

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos