Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mignons cónicos

4 participantes

Ir para baixo

Mignons cónicos Empty Mignons cónicos

Mensagem  manel Sex 14 Nov 2008, 20:36

Amigos,

Nas dunas de Ovar, debaixo dos pinheiros, aparecem em pequenos grupos estes pequenotes com pés amarelados de 6 cm e chapéus cónicos cor de chocolate. Gostei da orla do chapéu, enfiada para dentro. As lâminas são da mesma cor do chapéu, espaçadas, grossas, concêntricas e bem definidas.
Um detalhe curioso. No meio da foto, em cima do que eu colhi parece que tem um par de siameses. Vê-se dois chapéus unidos e por baixo dois pés.
A esporada é branca pura.
É um agárico?

Até breve!

Manel

Mignons cónicos Dscf0024
Mignons cónicos Dscf0025
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mignons cónicos Empty Re: Mignons cónicos

Mensagem  *ento*loma* Sex 14 Nov 2008, 22:03

Olá Manel,

Tenho uma duvida na tua descrição! Tens mesmo a certeza que a esporada saíu? É que para mim a espécie que fotografas.te encaixa perfeitamente no subgénro Dermocybe do género Cortinarius - Que entre outros caracteres, apresenta uma esporada em tons acastanhados.

Existe uma chave online interessante aqui

Num vista de olhos rápida que dei, pode andar à volta de Cortinarius phoeniceus

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mignons cónicos Empty Re: Mignons cónicos

Mensagem  Pedro Claro Sáb 15 Nov 2008, 00:23

Concordo com o Entoloma: a esporada não deve ter ficado marcada, porque estes exemplares - estou 99,9% seguro - pertencem ao género Cortinarius. Estes exemplares menos dois, mas já lá vamos... Wink

Creio que o Entoloma te dá excelentes indicações para poderes, pelo menos, ficar com uma ideia de que espécie poderá ser. Duvido que sem uma análise microscópica venhas a ter a certeza absoluta, mas podes ficar com uma ideia aproximada - o que já não é nada mau.

A primeira foto mostra ainda um 'alien', já que o exemplar de aspecto viscoso e de cor creme parece um muito jovem Suillus bovinus e, na segunda foto, o pequeno exemplar que cresce directamente da pinha não é um Cortinarius (género constituído por espécies micorrízicas e não lenhícolas), mas o que me parece uma jovem Mycena seynesii...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mignons cónicos Empty Esporadas e aliens

Mensagem  manel Sáb 15 Nov 2008, 02:01

Pedro,

Este perímetro da zona Dunar de Ovar, seria um pequeno paraíso para qualquer um de vocês. É difícil concentrar-me em tirar uma foto, sem que apareçam dois ou mais aliens. Neste momento, é complicado dar 3 passos sem pisar em vários suillus bovinus. Não é exagero.

Há dezenas de pessoas, diariamente a revolver a caruma com paus e foices. Na mão de uma delas, eu vi um lactarius deliciosus. Trazem sempre um saco plástico abarrotado.

Voltando à vaca fria. *Ento* tens toda a razão. Demorei uns dias, a postar isto e baralhei a leitura da imagem. A esporada não saiu mesmo. E eu confudi a mancha de um pé de um cogumelo maior com uma esporada pouco leve, com esta. Grosseiro hã? Safa, aqui não escapa nada...

Pronto, devo-vos uma esporada bem feita deste presumível Cortinarius.

As minhas desculpas pela falta de cuidado.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mignons cónicos Empty Re: Mignons cónicos

Mensagem  Polecat Sáb 15 Nov 2008, 16:47

Olá a todos!

Pois é manel, é o género com mais espécies, é uma bela dor de cabeça drunken principalmente sem microscópio. Eu que o diga que ainda há pouco tempo postei um e não o consigo "especiar" Wink

Mas concordo com o *ento*loma* no subgénero Dermocybe e secção Sanguinei Twisted Evil

O encaixe visual entre o teu bicho e C. purpureus e as variedades de C. phoeniceus parecem-me também sugestivas.

fiquem bem Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mignons cónicos Empty Re: Mignons cónicos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos