Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação

3 participantes

Ir para baixo

Identificação Empty Identificação

Mensagem  JohnBraga Dom 09 Dez 2012, 22:33

muito boa noite, espero não estar a usar esta secção pelos motivos errados, mas hoje num passeio matinal com o meu cão (chama-se maximilian, mas só responde por max) decidi tirar-lhe a trela e deixa-lo explorar o extenso mato aqui das redondezas, ao longe ouço o max a ladrar, quando fui investigar vejo que ele está a ladrar para cogumelos, penso que ele comeu parte de um mas não posso ter a certeza. fiquei curiosos sobre o tipo de fungo que o max encontrou e se há algum problema em caso de ingestão.
moro no distrito de Setúbal, perto do parque natural da Arrábida.
obrigado e boas festas.

João Braga

Identificação 30clsvp
Identificação 23i6t0k

JohnBraga

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : não entusiasta
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Empty Re: Identificação

Mensagem  Lebre Dom 09 Dez 2012, 22:46

Olá João,
Não sei nada acerca dos efeitos em animais da ingestão de cogumelos potencialmente perigosos para os humanos. O do primeira fotografia parece-me ser do género Inocybe e a sua ingestão não é rocomendada pelos humanos, havendo muitas espécies tóxicas. O da segunda fotografia não sei qual é o género, mas pode ser também Inocybe, ainda que as lâminas me pareçam claras de mais.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Empty Re: Identificação

Mensagem  Pedro Claro Dom 09 Dez 2012, 23:58

Concordo com o Lebre.

Quanto à ingestão de cogumelos por outros animais que não Homo sapiens, creio não existirem estudos aprofundados sobre o assunto. O que posso dizer é que há espécies que são consumidas por vários animais e que são tóxicas ou mesmo mortais para os humanos, embora os exemplos que me ocorrem se refiram a invertebrados (lesmas, insectos). Outro exemplo que li algures prende-se com Armillaria mellea, espécie comestível para os seres humanos (embora potencialmente indigesta) e mortal para... os porcos.

De qualquer forma, não creio que a maioria dos animais - e sobretudo os domésticos - vejam os cogumelos como potencial alimento, sobretudo "ao natural". Por outro lado, pelo menos no caso dos seres humanos, mesmo as espécies mais tóxicas requerem o consumo de uma quantidade ainda significativa (cerca de 50g., para o caso de Amanita phalloides) para causarem problemas. Como dizia Lavoisier, "não há veneno, apenas dosagem".

Resumindo, eu não ficaria preocupado com o Max: estando habituado a coisas bem mais saborosas do que cogumelos crus, não creio que os tenha comido. E mesmo que os tenha mordiscado, não me parece que lhe tenha parecido grande petisco e muito provavelmente a quantidade eventualmente ingerida será inócua.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Empty Re: Identificação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos