Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelo verde ... ou será também azul?

Ir para baixo

Cogumelo verde ... ou será também azul? Empty Cogumelo verde ... ou será também azul?

Mensagem  Lebre Qui 15 Nov 2012, 21:18

O cogumelo desta observação, realizada no Parque de Monsanto, é um dos mais desconcertantes que já vi. Não sei nada dele, nem mesmo o género a que pertence. Pensei que poderia tratar-se do género Stropharia ou mesmo de Psilocybe em sentido lato, mas não pode ser, uma vez que a pileipélis é uma cistoderme e não uma ixo-cútis. Por utro lado, os esporos são muito escuros (a esporada era quase preta), elipsoidais e fazem lembrar, pela forma, os de uma Psathyrella (valores médios de 9 x 5 µm). Mas nas imensas galerias que já vi deste género não me lembro de ter visto algo parecido, uma vez que o chapéu deste cogumelo é "sui generis": para além da cor, que eu no campo vi como verde muito escuro e nas fotografia parece ser azul ao centro e verde na pereferia, a forma de boné com margem involuta e o enrugado, quase formando pregas, reforçam aquela apreciação. Além disso, no himenóforo temos outras características específicas: lâminas muito escuras, que eu também vi como verdes escuras, com aresta branca, a fazer contraste, e alguma irregularidade na forma, sendo pouco altas junto da margem e aumentando de altura na direcção do pé. Finalmente, o pé é normal: cilíndrico, fibriloso, de cor base clara e uma manchas acastanhadas escuras. Depois de todos estes atributos, qual será a Excelência?

Fotografias:

Cogumelo verde ... ou será também azul? 20121114112

Cogumelo verde ... ou será também azul? 20121114114

Cogumelo verde ... ou será também azul? 20121114115

Cogumelo verde ... ou será também azul? 20121114116

Cogumelo verde ... ou será também azul? Laminac
Observação da lâmina: Esporos, basídios (parte superior) e queilocistídeos (parte inferior);

Cogumelo verde ... ou será também azul? Pilei
Observação da pileipélis.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo verde ... ou será também azul? Empty Re: Cogumelo verde ... ou será também azul?

Mensagem  Lebre Sex 16 Nov 2012, 21:34

Parece-me que o género está identificado: Panaeolus.
Relativamente à espécie, há a meu ver duas potenciais candidatas: P, fontinalis e P. guttulatus, podendo existir outras. Relativamente à primeira os dados microscópicos que obtive "coincidem na perfeição" com os dados em "Mushroom expert" para aquela espécie, embora os dados macroscópicos nem por isso; Com respeito à segunda, os caracteres macroscópicos são próximos dos que podem ser vistos em "fungiitaliani", onde apenas os esporos são apresentados. Vou ainda tentar obter outros dados microscópicos, que aqui colocarei caso isso seja relevante. Como não disponho de bibliografia específica, não poderei ir muito mais além sobre as características destes e de outros potenciais candidatos. Agradeço, pois, a vossa ajuda para tal.
Os meus agradecimentos,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos