Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agrocybe - mas qual?

Ir para baixo

Agrocybe - mas qual? Empty Agrocybe - mas qual?

Mensagem  Lebre Ter 15 maio 2012, 22:22

Estava convencido de ter identificado este Agrocybe até ter olhado para os esporos. De facto, as características macroscópicas destes (dois) exemplares, que cresciam junto numa zona relvada no limite de um bosque misto dominado no local por pinheiros, encaixavam bem nas características que no meu guia são atribuídas à espécie A. molesta e que podem ser descritas de forma breve como se segue:
- Porte robusto,
- Chapéu hemisférico, com cutícula ocrácea profundamente esquartejada deixando ver carne branca, ostentando resto de véu fugazes na margem;
- Lâminas de castanho acinzentado, inserção adnata com um denteado decurrente e espaçamento apertado;
- Pé consistente, branco, fibriloso, ostentando um anel, com pequenos cordões de micélio na base.
Ao observar os esporos, que são do tipo da maior parte das espécies deste género, i.e. lisos, elipsoidais, com um poro germinativo num dos extremos, obtive os seguintes valores:
(6.6) 7.2 - 8.8 (9.6) x (4.5) 4.7 - 5.4 (6.4) µm
Q = (1.4) 1.5 - 1.7 (1.9) ; N = 27
Me = 7.9 x 5 µm ; Qe = 1.6 .
Estes valores põem de parte, não só a espécie que eu pensava (que tem e esporos com um comprimento (em microns) no intervalo [11,14]), como também a maior parte das consideradas próximas, por exemplo, A. praecox e A. acericola, por terem esporos com comprimento superior a 8 µm.
Alguma ideia do que espécie poderá ser?

Fotografias:

Agrocybe - mas qual? 20120512165

Agrocybe - mas qual? 20120512166

Agrocybe - mas qual? 20120512170

Agrocybe - mas qual? 20120512171

Agrocybe - mas qual? Photomizercam1305201213
Esporos.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos