Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olá!Preciso de ajuda!

+2
bernabe
Helder
6 participantes

Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Olá!Preciso de ajuda!

Mensagem  Helder Ter 28 Out 2008, 21:14

Olá eu sou novo por aqui...estou a tentar identificar uns carpóforos mas não me estou a "safar" muito (lol). Gostaria que alguém me consegui-se dizer a espécie deste cogumelo da foto. Acho que não vai ser fácil mas agradeço qualquer ajuda, obrigado.

Olá!Preciso de ajuda! Carpof10

Helder

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Macrolepiota
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Tal vez...

Mensagem  bernabe Ter 28 Out 2008, 21:42

podria ser uma amanita citrina ou phalloides

bernabe
hifa
hifa

Número de Mensagens : 20
Fungónimo : rubio
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Re: Olá!Preciso de ajuda!

Mensagem  Polecat Ter 28 Out 2008, 22:04

Olá Helder!

Bem-vindo antes de mais! Experimenta a área de apresentação para nos falares um pouco de ti e dos cogumelos Wink


Quanto a esse belo amigo que encontraste, deixa-me dizer-te que fizeste um excelente trabalho na preparação dessa fotografia, apanhaste-o ou deixaste-o lá?


Na minha opinião é um belo dum Amanita gemmata! Aquela volva arranjadinha à volta do pé sem lhe tocar e a ausência de fortes e mais escuros vestígios de véu universal no chapéu excluem A. citrina jovem. As tonalidades do chapéu e a mesma volva mais fibrosa que membranosa também me parecem ser suficientes para deixar de lado A.phalloides


Na minha opinião tens mesmo aí algo do grupo Amanita gemmata, mas descansa que vêm opiniões mais elaboradas.


Abraço


Última edição por Polecat em Qua 29 Out 2008, 14:36, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : já agora, em que região do país o encontraste?)
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Obrigado:o chato entra em acção!

Mensagem  Helder Qua 29 Out 2008, 14:26

Muito obrigado pela ajuda...e pelo elogio (lol)
Respondendo:no local onde fotografei o cogumelo só haviam lá dois...e eu trouxe um comigo. Foi em Viana do Castelo.
Apresentações, apresentações, não tenho muito que dizer, pois sou um "quase ignorante de cogumelos"(lol). Sou estudante e neste semestre tenho de preparar um fungário com 20 espécimes diferentes...eu já fotografei e recolhi alguns mas não estão nas melhores condições...problemas na secagem...
Já agora vou ser chato e vou pedir assim conselhos para preservar bem os espécimes e assim alguma dica para fazer um fungário "fixe"...se puderem ajudar (mais uma vez...)fico agradecido, e em que zona de Coimbra é que posso encontrar bons exemplares?
(Ainda bem que a foto está aceitável...é que estou a pensar em incluir as fotos no fungário, será boa ideia?)E podem também indicar-me uma bibliografia acessivel e de fácil consulta (para novatos na matéria como eu)sobre cogumelos e companhia...?obg
(P.S:eu escrevi que ia ser chato...)
cumprimentos para todos!

Helder

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Macrolepiota
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Re: Olá!Preciso de ajuda!

Mensagem  Pedro Claro Qua 29 Out 2008, 15:44

Amanita gemmata, sem sombra de dúvida.

Amanita phalloides tem um volva membranosa, com margem bem evidente e em forma de saco, e uma coloração amarelo-esverdeada, embora a cor possa ser mais próxima do amarelo - mas nunca com este tom amarelo/creme.

Exemplos: aqui e aqui.

Amanita citrina pode assumir tons amarelados ou ser quase completamente branca, mas mais uma vez, não apresenta a cor amarelo/creme que se observa da foto, tem um pé com a base bolbosa e tem ainda um notório cheiro a batata crua.

Exemplos: aqui e aqui

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Quiaios serve?

Mensagem  manel Qua 29 Out 2008, 18:30

Olá Helder!

Se Quiaios, na Zona da Figueira da Foz, estiver ao teu alcance, penso que tens a papinha feita. Se fores a https://cogumelosportugal.forumeiros.com/Campo-e-Identificacao-h2.htm, tens lá um link para um guia de campo de cogumelos da zona da Figueira da Foz.

E depois mostra-nos lá esse Fungário.

Bom trabalho!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Re: Olá!Preciso de ajuda!

Mensagem  bernabe Qua 29 Out 2008, 19:19

Helder escreveu:Muito obrigado pela ajuda...e pelo elogio (lol)
Respondendo:no local onde fotografei o cogumelo só haviam lá dois...e eu trouxe um comigo. Foi em Viana do Castelo.
Apresentações, apresentações, não tenho muito que dizer, pois sou um "quase ignorante de cogumelos"(lol). Sou estudante e neste semestre tenho de preparar um fungário com 20 espécimes diferentes...eu já fotografei e recolhi alguns mas não estão nas melhores condições...problemas na secagem...
Já agora vou ser chato e vou pedir assim conselhos para preservar bem os espécimes e assim alguma dica para fazer um fungário "fixe"...se puderem ajudar (mais uma vez...)fico agradecido, e em que zona de Coimbra é que posso encontrar bons exemplares?
(Ainda bem que a foto está aceitável...é que estou a pensar em incluir as fotos no fungário, será boa ideia?)E podem também indicar-me uma bibliografia acessivel e de fácil consulta (para novatos na matéria como eu)sobre cogumelos e companhia...?obg
(P.S:eu escrevi que ia ser chato...)
cumprimentos para todos!

procura livros en www. webboom.pt
comprimentos desde españa

bernabe
hifa
hifa

Número de Mensagens : 20
Fungónimo : rubio
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Re: Olá!Preciso de ajuda!

Mensagem  Nuno Qui 30 Out 2008, 21:49

partilho o sentimento de "quase ignorancia" para contigo Very Happy

quanto a especie, os nossos amigos ja trataram de a reconhecer, e olha que pelo que tenho visto raramente se enganam!!

quanto a foto, ficou espectacular!!

um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!Preciso de ajuda! Empty Re: Olá!Preciso de ajuda!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos