Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood

+2
Pedro Claro
manel
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty 80 cogumelos na Madeira

Mensagem  manel Ter 10 Fev 2009, 15:00

Emanuel Rocha é sócio da AAPEF e tem como hobbies a micologia e a fotografia.

Fez uma exposição, com 80 imagens de cogumelos da Ilha da Madeira. Agora pode ser vista no blogue da sua Associação.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Re: Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood

Mensagem  Pedro Claro Ter 10 Fev 2009, 15:26

manel escreveu:Emanuel Rocha é sócio da AAPEF e tem como hobbies a micologia e a fotografia.

Fez uma exposição, com 80 imagens de cogumelos da Ilha da Madeira. Agora pode ser vista no blogue da sua Associação.

Até breve!

Manel

Creio que seria de todo o interesse contactarmos com a AAPEF ou com alguns dos seus elementos e darmos a conhecer o fórum Cogumelos de Portugal.... Queres tomar a iniciativa, Manel? Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Tinha pensado nisso

Mensagem  manel Ter 10 Fev 2009, 15:43

Mas queria primeiro que um de vocês desse uma vista de olhos, não fosse eu entusiasmar-me demais...

Ok, vou tratar disso.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Re: Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood

Mensagem  Pedro Claro Ter 10 Fev 2009, 15:56

Neste momento não consigo ver as fotografias (o ImageShack está bloqueado na rede interna do meu local de trabalho) e não consigo aferir a qualidade e o interesse das mesmas, mas creio que é sempre útil 'chamar' pessoal com interesse pela Micologia e que demonstre dedicação na procura de mais informação.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Vais gostar

Mensagem  manel Ter 10 Fev 2009, 16:21

É o resumo de uma exposição. As imagens são boas, mas estão agrupadas em frames de 8. De qualquer das formas vale a pena. E a dos Phalus maderensis são boas.

Já deu para eu perceber que o ano passado passei por dezenas de Sepedonium chrysospermum e achava que aquilo eram massas podres de boletos. Como é que posso fazer destes enganos tão grosseiros??? E deve haver uns parecidos mas com carne branca não há?

Até breve!

Manel

PS - A apresentação do fórum tá feita.
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Re: Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood

Mensagem  Pedro Claro Ter 10 Fev 2009, 16:51

manel escreveu:Já deu para eu perceber que o ano passado passei por dezenas de Sepedonium chrysospermum e achava que aquilo eram massas podres de boletos. Como é que posso fazer destes enganos tão grosseiros??? E deve haver uns parecidos mas com carne branca não há?

O nome actual do género Sepedonium é Hypomyces e já foi abordado há algum tempo aqui no fórum.

O género Hypomyces contém várias espécies de fungos parasitas (nomeadamente de cogumelos, mas não exclusivamente). As espécies mais comuns e conhecidas são Hypomyces chrysospermus, que ataca boletaceas, transformando os esporóforos primeiro numa massa esbranquiçada e depois numa amálgama amarelada que se esfarela facilmente; e Hypomyces lateritius, que ataca Russulales - mais comummente alguns Lactarius, nomeadamente L. deliciosus e outras espécies próximas. Segundo descrito, esta última espécie torna os Lactarius mais deliciosus Wink, mas não sei se o congénere H. chrysospermus também é comestível e, qual rei Midas, capaz de transformar os cogumelos parasitados em iguarias...

H. lateritium vi apenas duas vezes, a parasitar Lactarius do grupo dapetes (normalmente, após o desenvolvimento do parasita é difícil identificar a espécie a que pertence o hospedeiro), mas H. chrysospermus é muito comum e encontro a parasitar, sobretudo, Xerocomus spp.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Ok, então foi só meio engano...

Mensagem  manel Ter 10 Fev 2009, 17:07

Realmente, porque aquilo continuava com a forma de um boleto, mas nada saudável, por vezes deitado, esfarelando-se e muito leve também.

Não sei se gosto desse fungo...

Que me lembre parecem só parasitar exemplares já bem grandes.

Obrigado pela explicação, de qq forma. Os meus guias básicos não lhes ligam nenhuma.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Re: Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood

Mensagem  Pedro Claro Ter 10 Fev 2009, 17:09

Colonizam também exemplares jovens. Quando puder vou ver se coloco umas fotos...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood - Página 2 Empty Re: Grandes Fotógrafos - Carel Breukink e Taylor Lockwood

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos