Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais um...

4 participantes

Ir para baixo

Mais um... Empty Mais um...

Mensagem  kardon81 Ter 19 Abr 2011, 10:49

Agradecia a alguém que pudesse identificar este!

Mais um... 15112010036

Mais um... 15112010035

Mais um... 15112010034

(EDIT)
Vê no topo desta secção o tópico "COMO COLOCAR FOTOS E VÍDEOS NOS TÓPICOS" e segue exactamente as indicações dadas, caso contrário apenas veremos aqui os thumbnails.

O moderador Pedro Claro
kardon81
kardon81
esporo
esporo

Número de Mensagens : 7
Fungónimo : ?
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um... Empty Re: Mais um...

Mensagem  Lebre Ter 19 Abr 2011, 23:47

Caro kardon81,
Também neste caso o género parece ser fácil:Amanita. Quanto à espécie é bastante mais difícil, mas eu acredito que se trata de uma da secção Vaginatae, do grupo da A. vaginata. O ano passado por esta altura, vi bastantes espécimes muito semelhantes a estes, que acabaram classificados como A. mairei: Veja Aqui (particularmente a última fotografia desse tópico).
Boas colheitas,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um... Empty Re: Mais um...

Mensagem  Pedro Claro Qua 20 Abr 2011, 00:19

Não partilho da opinião do Lebre quanto à espécie (o género é, indubitavelmente, Amanita), pois parece-me tratarem-se de exemplares de Amanita gemmata (agora conhecida como Amanita junquilea). Não só a cor do chapéu é diferente (castanho-alaranjada) da cor do chapéu de Amanita mairei (cinzenta), como parece observar-se a presença de um véu parcial no exemplar da segunda foto, entre o chapéu e o pé (aquela estrutura branca de aspecto algodonoso), o que, por si só, exclui qualquer espécie da secção Vaginatae, uma vez que estas nunca desenvolvem véus parciais com a textura dos que podemos observar nestas fotos e que acabam por se transformar num anel residual (muitas vezes difícil de detectar) colado à parte superior do pé.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um... Empty Re: Mais um...

Mensagem  kardon81 Qua 20 Abr 2011, 11:07

Obrigado pelos comentários, tem sido uma experiência muito gratificante este forum! em que tenho aprendido muito!

Quanto ao género, de facto, não há duvida alguma. Pelas fotos que vi no tópico indicado pelo Lebre, também não me parece A. mairei. As observações do Pedro Claro são pertinentes.

Estive a fazer umas pesquisas e nesta página (http://www.mushroomexpert.com/amanita_pantherina.html) encontrei umas imagens muito parecidas, pode tratar-se de um Amanita pantherina?!?

Pena na altura em que tirei estas fotos ainda desconhecia este forum, podia ter tirado mais e melhores fotos e até numa fase mais avançada da maturação deste cogumelo. Como se pode observar era ainda muito jovem, tinha cerca de 4/5cm de altura e estava parcialmente tapado pelo solo, o qual tive de limpar para poder fazer a foto. Não sei se estas informações poderão ajudar à identificação mas a minha ignorância não me permite mais.
kardon81
kardon81
esporo
esporo

Número de Mensagens : 7
Fungónimo : ?
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um... Empty Re: Mais um...

Mensagem  ZecTarius Qua 20 Abr 2011, 16:13

Amigo kardon81,

Embora que os dados sejam escassos, aposto em Amanita pantherina.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um... Empty Re: Mais um...

Mensagem  Pedro Claro Qua 20 Abr 2011, 20:30

Não descarto a possibilidade de se tratar de outra espécie de Amanita. O problema é que os dados são escassos e as fotografias não esclarecem muito.

Por exemplo: a cor do chapéu é castanha ou amarelo/laranja-acastanhado? A margem do chapéu é estriada ou não? E, claro, falta a referência à forma da volva.

Pela minha experiência empírica de campo, a distribuição dos restos do véu universal no chapéu não me parecem nada semelhantes àquilo que se vê em Amanita pantherina (que costuma ter os restos distribuídos de forma bastante uniforme). Apesar das cores algo incomuns, continuo a achar, com base, apenas, nas imagens, que a hipótese mais provável será Amanita gemmata/junquilea.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um... Empty Re: Mais um...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos