Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans

2 participantes

Ir para baixo

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans Empty Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans

Mensagem  Lebre Dom 05 Dez 2010, 18:28

O meu primeiro encontro deste ano com exemplares do género Tricholoma da secção Albobrunnea teve continuação em dias consecutivos. Muito do que há a dizer sobre esta secção pode ser visto no tópico do ano passado “Tricholoma cf. stans“.
Dado que os exemplares que considero neste tópico e em dois outros separados têm muito em comum não sei se, se trata apenas de uma espécie, de duas ou, eventualmente, de três. Gostaria muito de ouvir a vossa opinião sobre este assunto, uma vez que “estou algo confuso”.
O exemplar considerado neste tópico foi observado em Sintra num pinhal, numa zona onde também coabitam sobreiros, a cerca de 1 Km do local da 1ª observação do ano passado no tópico acima referido. Anexo as fotografias correspondentes.
Lebre

Fotografias:

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans 20101127190

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans 20101127191

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans 20101127192

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans 20101127193

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans 20101127014


Última edição por Lebre em Sex 17 Dez 2010, 00:09, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans Empty Re: Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans

Mensagem  Pedro Claro Ter 14 Dez 2010, 23:08

Continuo a achar que Tricholoma stans é a designação que melhor encaixa nesta espécie...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans Empty Re: Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans

Mensagem  Lebre Qua 15 Dez 2010, 20:30

Estou de acordo e foi essa a classificação que atribuí a este exemplar quando o colhi. Mas depois, em sucessão, apareceram os outros com características próximas e eu fiquei confuso.
Obrigado,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans Empty Re: Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea – I: T. stans

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos