Fotografar cogumelos para identificação. Os meus 5 planos
2 participantes
Página 1 de 1
Fotografar cogumelos para identificação. Os meus 5 planos
Amigos identificadores,
Mais do que uma vez, percebi que não fiz o meu melhor ao fotografar cogumelos que desconhecia, com o objectivo de postar as imagens no fórum "Identificação".
À semelhança do que aconteceu, com o post aqui da Esporada/Spore Print do Polecat que comigo correu tão bem, quando pudessem, será que poderiam exemplificar os cuidados a observar no registo fotográfico de um cogumelo para fins de identificação?
Mais uma sugestão do chato do maçarico para animar a Oficina.
Manel
Mais do que uma vez, percebi que não fiz o meu melhor ao fotografar cogumelos que desconhecia, com o objectivo de postar as imagens no fórum "Identificação".
À semelhança do que aconteceu, com o post aqui da Esporada/Spore Print do Polecat que comigo correu tão bem, quando pudessem, será que poderiam exemplificar os cuidados a observar no registo fotográfico de um cogumelo para fins de identificação?
Mais uma sugestão do chato do maçarico para animar a Oficina.
Manel
Última edição por manel em Qua 22 Out 2008, 14:27, editado 3 vez(es)
Re: Fotografar cogumelos para identificação. Os meus 5 planos
É necessário conhecer um mínimo sobre o grupo onde pertence o exemplar a fotografar para lhe dar a necessária ênfase. Idealmente, deve fazer-se uma identificação suficientemente segura até à espécie no próprio campo. O percurso feito até à identificação encarrega-se de pôr em relevo os caracteres que é necessário evidenciar na foto.manel escreveu:será que poderiam exemplificar os cuidados a observar no registo fotográfico de um cogumelo para fins de identificação?
A leitura do texto sobre identificação de agáricos e boletos servirá talvez para perceber-se a importância relativa dos mais diversos componentes dum corpo frutífero. Mas cada caso é um caso.
Na dúvida, reunir as seguintes imagens:
- O aspecto do exemplar tal como ele aparece no campo, se possível contextualizando-o com o ambiente em redor.
- Texturas e cores da superfície do chapéu e do pé.
- Corte longitudinal, mostrando em toda a extensão os tons da carne, e ainda a inserção das lâminas/tubos em relação ao pé.
- Imagem das lâminas, sobretudo (com macro) se elas têm uma aresta direita, com ornamentações, cores diferenciadas, etc.
Se se conhece bem o exemplar, então uma foto pode ser suficiente, desde que se saiba estarem a incluir-se nela todos os aspectos diagnosticantes da morfologia.
Uma fonte de inspiração bastante recomendável é o recente guia de Quiaios. As fotos são em geral muito bem tiradas.
Meus 5 planos na identificação de cogumelos
Loco Gato,
Gostei das dicas, simples e objectivas. Obrigado.
Apesar de recente nestas andanças, adoptei este método que parece estar a resultar:
1- O ambiente geral - Plano aberto do meio envolvente onde registo árvores e plantas
2- O chapéu visto de cima, ou mais que um, quando os cogumelos aparecem em grupo. Procuro incluir alguma da vegetação rasteira ou folhas em decomposição que estejam perto. É um óptimo auxiliar de memória, sobre onde onde estaria mesmo o cogumelo.
3- Um grande plano, o mais próximo possível do solo, de perfil e com a câmara na vertical, de modo a conseguir o máximo de detalhe, antes de colher o cogumelo. Por vezes as árvores ficam como pano de fundo e saem fotos muito curiosas. É frequente retirar algumas ervas ou folhas da frente, para fazer este plano.
4- Plano da parte inferior, após a colheita, registando os detalhes do himénio (tipo de lâminas ou poros, cores, texturas...) e todos os pormenores do pé (texturas, pigmentos, lâminas, volva, cordões miceliais...) . Se possível, faço isto próximo a outros da mesma espécie, não colhidos.
5- Em casa registo a esporada, descolorações e cortes, se for o caso disso.
Eu tenho usado uma câmara digital Fuji. Não uso flash e selecciono o opção de "N" de luz natural. A partir plano 2 inclusivé, uso sempre macro.
Para efeitos de identificação vai funcionando.
Este artigo de uma entusiasta norte-americana, também me ajudou a ordenar as ideias. Ilustra o processo com mais algum detalhe, mas passo-a-passo, mantendo a coisa na simplicidade da máquina digital:
lhttp://www.ehow.com/how_4434885_photograph-mushrooms.html
Boas fotos!
Manel
Gostei das dicas, simples e objectivas. Obrigado.
Apesar de recente nestas andanças, adoptei este método que parece estar a resultar:
1- O ambiente geral - Plano aberto do meio envolvente onde registo árvores e plantas
2- O chapéu visto de cima, ou mais que um, quando os cogumelos aparecem em grupo. Procuro incluir alguma da vegetação rasteira ou folhas em decomposição que estejam perto. É um óptimo auxiliar de memória, sobre onde onde estaria mesmo o cogumelo.
3- Um grande plano, o mais próximo possível do solo, de perfil e com a câmara na vertical, de modo a conseguir o máximo de detalhe, antes de colher o cogumelo. Por vezes as árvores ficam como pano de fundo e saem fotos muito curiosas. É frequente retirar algumas ervas ou folhas da frente, para fazer este plano.
4- Plano da parte inferior, após a colheita, registando os detalhes do himénio (tipo de lâminas ou poros, cores, texturas...) e todos os pormenores do pé (texturas, pigmentos, lâminas, volva, cordões miceliais...) . Se possível, faço isto próximo a outros da mesma espécie, não colhidos.
5- Em casa registo a esporada, descolorações e cortes, se for o caso disso.
Eu tenho usado uma câmara digital Fuji. Não uso flash e selecciono o opção de "N" de luz natural. A partir plano 2 inclusivé, uso sempre macro.
Para efeitos de identificação vai funcionando.
Este artigo de uma entusiasta norte-americana, também me ajudou a ordenar as ideias. Ilustra o processo com mais algum detalhe, mas passo-a-passo, mantendo a coisa na simplicidade da máquina digital:
lhttp://www.ehow.com/how_4434885_photograph-mushrooms.html
Boas fotos!
Manel
Última edição por manel em Qua 22 Out 2008, 11:54, editado 6 vez(es)