Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pluteus nanus?

2 participantes

Ir para baixo

Pluteus nanus? Empty Pluteus nanus?

Mensagem  Lebre Qua 24 Nov 2010, 22:16

A minha dúvida relativamente à classificação deste exemplar prende-se com as dimensões mencionadas no meu guia relativamente à espécie P. nanus: Embora o diâmetro do chapéu preencha os requisitos desta espécie, ainda que pelo máximo - 4 cm - o pé é demasiadamente longo - ~7 cm - para um máximo de 6 cm mencionado na descrição do meu guia. Quanto às restantes características são as daquela espécie. No entanto, pode haver outras espécies similares que eu não conheça. Que vos parece?
Lebre

Fotografias:

Pluteus nanus? 20101116153

Pluteus nanus? 20101116154

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus nanus? Empty Re: Pluteus nanus?

Mensagem  Zamanita Qua 24 Nov 2010, 23:39

Não é pela diferença de 1 cm entre a medida que consta no guia e a medida observada, que "o gato vai às filhós"...
Acontece várias vezes encontrar exemplares maiores que as medidas que constam nos guias.
Quanto à espécie proposta, uma das características principais do chapéu para além do pequeno porte, é a sua cor castanho escuro e o escurecimento quando raspado.
Pluteus é um género com bastantes espécies, pouco documentadas nos guias. Apesar de não apresentar uma proposta melhor, parece-me, (sem certezas pois estou a basear-me apenas pelas fotos colocadas e não por descrições) que este exemplar não coincide muito com a descrição que tenho.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos