Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suilos de carne amarela?

3 participantes

Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Suilos de carne amarela?

Mensagem  manel Qua 24 Set 2008, 23:45

Muito bonito estes,

Mas acho que não consegui tirar todo o partido deles ao cozinhá-los... às tantas ficam melhores crus, numa salada. Uma carne tão rija.
Os chapéus andavam pelos 10, 12 cm, o pé era gordo e atarracado, e todo o cogumelo era maciço. As cúticulas saíram facilmente, como se tratassem de pelar um pêssego careca maduro. A parte superior do chapéu tinha uma espécie de um "verniz" fresco. Estavam frescos e agarrados ao musgo e debaixo de coníferas.

Suilos de carne amarela? Dscf0012
Gerês Set. 08


Suilos de carne amarela? Suilos10
Gerês Set. 08

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Re: Suilos de carne amarela?

Mensagem  Polecat Qui 02 Out 2008, 15:25

Olá Manel!

Sim parece-me que encontraste mesmo um Suillus luteus. Tirando o detalhe do pé apresentar um granulado abaixo do anel...mas parece-me ser só uma consequência "ambiental" e não genética.

Mas conta, para além de rijo, como era o sabor? Nunca o provei ou encontrei sequer.

Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty O sabor não está longe dos B edulis novos. Talvez mais doce

Mensagem  manel Qui 02 Out 2008, 18:17

Eu lembro-me que no domingo negro, onde as mensagens desapareciam disseste-me que quando encontravas um Boleto edulis novo, o trincavas na hora, certo? pois eu quando me atravessar com outro suilos amarelo, tiro-lhes as cúticulas do chapéu e do anel, e vou fazer o mesmo. Aliás os Edulis estavam a poucos metros dos Suilos.

Experimentei-os crús e é aquele travo a fruto seco (noz) que é mais evidente. A carne do pé tem uma consistência próxima ao do Edulis. A do chapéu também, apenas de um amarelo mais pálido. Mas é consistente. Ambos laminados, com vinagre balsâmico devem ser muito bons, ou numa salada de rúcula e uns rabanetes tb lâminados. Isto são ideias minhas...

Agora nessa noite. Eles marcharam na wok, com chutney de cebola, alho, tirinhas de pimento vermelho, mais umas russulas que estavam em stock (as do tabuleiro vermelho) uns cantarelos, só um pouquinho de chilly e umas gambas. A acompanhar, arroz jasminado. Ficou assim uma coisa de fusão de inspiração meia oriental. Os sucos dos cogumelos com os das gambas mais os dos legumes, bem... Já tenho saudades. Lamentável é que como tudo que cozinho, jamais repetirei.

Fica aqui a sugestão.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Re: Suilos de carne amarela?

Mensagem  crazy_cock Dom 19 Out 2008, 02:21

manel,

Qual o nome do livro que utilizas? Onde é que o posso adquirir?

Obrigado,

crazy_cock
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : crazy_cock
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Guias

Mensagem  manel Dom 19 Out 2008, 16:45

Crazy_Cock,

Por favor, consulta a apresentação do Renato, no Fórum. Ele perguntou-me sobre guias em português e eu dei-lhe uma resposta mais completa onde este também estava incluído. Eu uso outro, que também foi-me indicado aqui, pelo *Ento*Loma* Podes também vê-lo na minha apresentação. O português encontras em qualquer boa livraria, ou directamente na Plátano Editora. O da Collins Guide, eu encomendei na Fnac, sempre se poupam os portes.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Re: Suilos de carne amarela?

Mensagem  crazy_cock Seg 20 Out 2008, 10:05

Obrigado, manel.

Tentarei adquirir o livro brevemente, pois está a começar a época...

Cumps,

crazy_cock
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : crazy_cock
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Se estás a começar, não te fies só nos guias

Mensagem  manel Seg 20 Out 2008, 10:29

Viva,

Se estás a começar,

Os guias do campo são importantes, mas não chegam para uma identificação segura. Sugiro que vás recorrendo à área de identificação do fórum e oficina, onde podes ler as discussões sobre spore printing, boas práticas na colheita de cogumelos silvestres ou ainda como tirar bem fotos para efeitos de identificação. É assim que pelo menos eu tenho chegado lá. Também sou aprendiz.

Diverte-te mas com todo o cuidado, é a mensagem que me têm passado aqui.

Até breve.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Re: Suilos de carne amarela?

Mensagem  crazy_cock Qua 22 Out 2008, 00:10

manel escreveu:Viva,

Se estás a começar,

Os guias do campo são importantes, mas não chegam para uma identificação segura. Sugiro que vás recorrendo à área de identificação do fórum e oficina, onde podes ler as discussões sobre spore printing, boas práticas na colheita de cogumelos silvestres ou ainda como tirar bem fotos para efeitos de identificação. É assim que pelo menos eu tenho chegado lá. Também sou aprendiz.

Diverte-te mas com todo o cuidado, é a mensagem que me têm passado aqui.

Até breve.

Manel
Efectivamente, estou a começar e, diga-se, não pretendo em ir tão a fundo nos meus estudos quanto algumas pessoas que por aqui tenho visto, apesar de ser estudante de Biologia e os fungos estarem presentes na estrutura do curso, em determinado momento.

O meu interesse é, sobretudo, gastronómico, devido ao facto de desde que me lembro de existir, por esta altura, comer e participar na recolha também destes magníficos seres vivos, com sabores tão formidáveis...

Obrigado pelos conselhos!

Cumps,

crazy_cock
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : crazy_cock
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suilos de carne amarela? Empty Re: Suilos de carne amarela?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos