Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita alba

2 participantes

Ir para baixo

Amanita alba Empty Amanita alba

Mensagem  Lebre Sáb 01 maio 2010, 19:44

Tudo nesta amanita é branco, com excepção da parte que indicia o início do processo de decomposição. Vou introduzindo as fotografias do exemplar com comentários.
Amanita alba 01052010063
Atravessou-se-me no caminho, tinha terra em cima que tinha removido no seu processo de crescimento. Na terra removida ainda há sinais do véu (lado direito da fotografia).
Amanita alba 01052010096
No centro do chapéu ostenta uma "medalha", também branca mas colorida pela terra.
Amanita alba 01052010065
No final do pé ostenta uma "bracelete", sendo flocoso o tecido por baixo. A volva é espessa e forma um saco em volta do pé.
Amanita alba 01052010066
São visíveis resto de véu na margem e tecido flocoso na parte superior do pé. Percebe-se o início da decomposição da carne na base do pé. À tentativa de remoção a volva desfaz-se.
Amanita alba 01052010068
Continuo a exercer pressão para retirar o exemplar. Aspecto do exemplar removido, mas ..
Amanita alba 01052010072
a volva fragmenta-se em pedaços.
Amanita alba 01052010071
Aspecto do himenóforo.
Amanita alba 01052010073
O habitat do exemplar.

Pus naturalmente a hipótese de ser uma das espécies brancas mortais, A. verna e A. virosa, mas os caracteres não coincidem com os destas espécies. Além disso, com uma base forte não houve a reacção amarela descrita para aqueles espécies. Fiz o teste com o regente de Melzer, observando ao microscópio, e os esporos azularam. Trata-se pois de uma espécie amilóide. Percorri as espécies que conheço para as quais existem variedades albas, A. phalloides, A. citrina, mas os caracteres não coincidem. Por fim, cheguei à espécie A. ovoidea, que me parece ter um conjunto de características comuns ao meu exemplar. Será esta a espécie a que aquele pertence? Agradeço opiniões que ajudem a estabelecer a classificação.
Lebre


Última edição por Lebre em Qua 05 maio 2010, 09:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Substituição de fotografia que aparecia repetida)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita alba Empty Re: Amanita alba

Mensagem  Lebre Sáb 08 maio 2010, 18:18

A julgar pela inexistência de reacções e pelo número de visualizações deste tópico não parece haver muita gente interessada nele por esta altura. Eu, pela minha parte lá vou fazendo o que posso na tentativa de perceber que tipo de Amanita se trata. Assim, fiz o TPC, e julgo poder confirmar aquilo de que já suspeitava na minha mensagem inicial. Mais, julgo poder afirmar que, de facto não se trata de nenhuma da espécies que aí mencionei. Com base na microscopia que entretanto efectuei, obtive os seguinte valores (em micron) para os esporos:
11 [12.4 ; 12.9] 14.3 x 6.3 [7.7 ; 8.1] 9.4
Q = 1.3 [1.6 ; 1.7] 1.9 ; N = 59 ; C = 95%
Me = 12.64 x 7.87 ; Qe = 1.62
Estive a comparar estes com os valores mencionados no site de R.E. Tulloss para as espécies que mencionei na mensagem original e que são:
- A. phalloides
(7.5-) 8.0 - 10.1 (-13.5) x (5.5-) 6.1 - 8.0 (-10.5)
- A. ovoidea
(6.3-) 7.5 - 10.5 (-15.0) x (4.9-) 5.2 - 7.0 (-8.4)
- A. verna
(8.0-) 8.2 - 11.0 (-11.9) x (5.7-) 6.0 - 7.5 (-8.5)
Cita também os valores de Neville and Poumarat: (8-) 9 - 11.5 (-12) × (5.5-) 6 - 8.5 (-9.5)
- A. virosa
(6.6-) 8.2 - 10.5 (-13.0) × (6.1-) 6.9 - 9.5 (-12.6)
Cita também os valores de Neville and Poumarat: 8 - 11 x 7.5 - 10
Estou, portanto, cada vez "mais à nora". Anexo fotografias da microscopia.
Lebre

Fotografias:
(A) Esporos, primeiro em Melzer e depois em água
Amanita alba P1010035melzer
Amanita alba P1010031h2o

(B) Lâmina – basídios, com vermelho do congo
Amanita alba P1010099pixi
Amanita alba P1010096pixi

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita alba Empty Amanita aff. gilbertii

Mensagem  Mycota Sáb 14 Fev 2015, 19:16

Boas, Lebre!

Tem um bom olho para achados interessantes, estou impressionado Shocked


É uma pena ninguém ter reparado/respondido quando iniciou este tópico em 2010. Agora algumas imagens estão em baixo, graças à infeliz ideia do ImageShack ter passado a ser pago e ter decidido apagar grande parte das imagens antigas. Isto é algo que estou de momento a tentar resolver, mas cheira-me que muita informação na "nuvem" poderá ter sido perdida... Ainda assim, sobram umas quantas imagens neste tópico.

Apesar da descrição macromorfológica estar um tanto incompleta, o Lebre realizou importante e determinante trabalho microscópico! Estou convicto que se deparou e registou um exemplar da espécie Amanita gilbertii Very Happy

Existe alguma falta de dados e algumas imagens estão em falta. Mas tudo o que vejo e leio é consistente com esta identificação e não encontro outras alternativas. O tamanho dos esporos poderia fazer suspeitar de Amanita ponderosa, mas o hábito não corresponde.


Abraço e obrigado!


Última edição por Mycota em Seg 16 Fev 2015, 15:09, editado 1 vez(es)
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita alba Empty Re: Amanita alba

Mensagem  Lebre Seg 16 Fev 2015, 03:01

Mycota escreveu:
Boas, Lebre!

Tem um bom olho para achados interessantes, estou impressionado Shocked
Modéstia à parte, isso é porque ainda não viu NADA!
Agora mais a sério: Eu era mesmo um grande NABO, e explico porquê.
Em 24/10/2010 criei umtópico intitulado "Amanitas de Sintra: Pé Gigante" que foi discutido no fórum até 01/05/2010 tendo-se chegado à conclusão que se tratava de "Amanita gilbertii var. subverna f. oblongospora" (pelo menos a espécie foi aceite pelos intervenientes, com excepção talvez do Pedro Claro). Pois bem, nesse dia encontrei este exemplar (em Monsanto) e criei este tópico, não me tendo occorrido que se tratava da mesma espécie (o outro foi observado em Sintra e uns dias depois voltei a encontar aí outro exemplar).

Mycota escreveu:
É uma pena ninguém ter reparado/respondido quando iniciou este tópico em 2010. Agora algumas imagens estão em baixo, graças à infeliz ideia do ImageShack ter passado a ser pago e ter decidido apagar grande parte das imagens antigas. Isto é algo que estou de momento a tentar resolver, mas cheira-me que muita informação na "nuvem" poderá ter sido perdida... Ainda assim, sobram umas quantas imagens neste tópico.

Apesar da descrição macromorfológica estar um tanto incompleta, o Lebre realizou importante e determinante trabalho microscópico! Estou convicto que se deparou e registou um exemplar da espécie Amanita gilbertii Very Happy

Existe alguma falta de dados e algumas imagens estão em falta. Mas tudo o que vejo e leio é consistente com esta identificação e não encontro outras alternativas. O tamanho dos esporos poderia fazer suspeitar de Amanita ponderosa, mas o hábito não corresponde.


Abraço e obrigado!

Depois deste comentário, parece claro! A única desculpa é que era mesmo imberbe.
Obrigado e cumprimentos,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita alba Empty Re: Amanita alba

Mensagem  Mycota Seg 16 Fev 2015, 15:09

Sim senhor, já encontrei o referido tópico. Uma superior discussão!

Embora, ache bastante provável que o exemplar deste tópico pertence à mesma variedade e forma do exemplar referido no tópico Amanitas de Sintra: Pé gigante  (Amanita gilbertii var. subverna f. oblongospora), vou optar por deixar este registo como Amanita gilbertii, visto esta não ser uma designação incorrecta e visto a "base não bulbosa" ser um carcater não conferível.

Quando passar pelo referido tópico então darei entrada dos registos aí feitos com as respectivas varieade e forma.


Cumprimentos
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita alba Empty Re: Amanita alba

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos