Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanitas de Sintra: Formas primaveris

4 participantes

Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Lebre Seg 26 Abr 2010, 21:44

Desta vez estou seguro quanto ao género. Apresento-vos dois exemplares de amanitas jovens colhidos em pinhais de Sintra. O 1º exemplar é de A. rubescens (penso eu de que) e o 2º exemplar, afinal a razão de ser deste tópico, penso ser de uma das espécies A. bouderi ou A. gracilior, por ser muito semelhante ao exemplar que o zt nos trouxe há umas semanas atrás no tópico "Amanita Echinocephala?"
Lebre

1º Exemplar:
Amanitas de Sintra: Formas primaveris 23042010045
Amanitas de Sintra: Formas primaveris 23042010047m

2º Exemplar:
Amanitas de Sintra: Formas primaveris 23042010015
Amanitas de Sintra: Formas primaveris 23042010017
Amanitas de Sintra: Formas primaveris 23042010020i

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Re: Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Zamanita Seg 26 Abr 2010, 22:13

A primeira é seguramente A. rubescens.
A segunda parece a muito interessante e rara Amanita beillei ou Amanita boudieri f. beillei
Vê este tópico mais ou menos da mesma altura no ano passado.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Re: Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Lebre Seg 26 Abr 2010, 23:33

Zamanita escreveu:A primeira é seguramente A. rubescens.
A segunda parece a muito interessante e rara Amanita beillei ou Amanita boudieri f. beillei
Vê este tópico mais ou menos da mesma altura no ano passado.

Excelentes notícias, Zamanita.
Eu já tinha observado a cor rosada mais intensa das lâminas do que no exemplar do tópico que citei. Além disso, estive a ler a descrição da espécie Amanita beillei ou Amanita boudieri f. beillei e observo também, tal como tu no tópico do ano passado que indicaste, a existência de anéis na parte de cima da volva. Anexo mais duas fotografias onde esses anéis são claramente visíveis bem como o revestimento piramidal da volva.
Ainda bem que sequei o exemplar. Os meus agradecimentos,
Lebre

Amanitas de Sintra: Formas primaveris 23042010016
Amanitas de Sintra: Formas primaveris 23042010018

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Re: Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Zamanita Seg 26 Abr 2010, 23:48

Optimo! Estes exemplares supostamente raros devem ser secos e bem conservados para uma posterior confirmação e referenciação.
Parabéns pela recolha Wink

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Re: Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Pedro Claro Ter 27 Abr 2010, 12:39

Tenho algumas dúvidas se será A. boudieri...

As formas dos restos do véu fazem lembrar Amanita singeri ou Amanita codinae... Não posso aprofundar mais agora porque não tenho aqui os meus catrapázios, mas amanhã talvez possa acrescentar alguma coisa.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Re: Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Lebre Ter 27 Abr 2010, 22:21

Pedro Claro escreveu:Tenho algumas dúvidas se será A. boudieri...

As formas dos restos do véu fazem lembrar Amanita singeri ou Amanita codinae... Não posso aprofundar mais agora porque não tenho aqui os meus catrapázios, mas amanhã talvez possa acrescentar alguma coisa.

Caro Pedro,
Estive a ler as descrições destas espécies no site de R.E. Tulloss e nem uma nem outro se assemelham à da espécie proposta pelo Zamanita, Amanita beillei ou Amanita boudieri f. beillei, cuja descrição naquele site assenta que nem uma luva ao meu exemplar. Os caracteres da espécie A. singeri são mesmo muito distintos dos do meu exemplar.
Mas o propósito desta mensagem é dar alguns dados da microscopia que efectuei e que também eles me parecem apontar para a espécie proposta pelo Zamanita. Apresento-os em anexo.
Lebre

Medidas dos esporos, obtidas usando o programa Piximètre:
10.3 [12.2 ; 12.9] 14.8 x 4.5 [5.8 ; 6.4] 7.7
Q = 1.4 [2 ; 2.2] 2.8 ; N = 33 ; C = 95%
Me = 12.56 x 6.12 ; Qe = 2.09

Nota: As medidas relativas ao comprimento podem pecar ligeiramente por defeito, pois não foi contabilizado o tamanho do poro germinativo quando este se apresentava naquela direcção.

Fotografias
Amanitas de Sintra: Formas primaveris P1010029esporos1
Amanitas de Sintra: Formas primaveris P1010031esporos2
Amanitas de Sintra: Formas primaveris P1010027esporos3

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Amanita aff. beillei

Mensagem  Mycota Sáb 14 Fev 2015, 17:45

Mais um importante achado! Listei a ocorrência como Amanita aff. beillei. A confirmar-se, acredito que será o registo mais ocidental desta espécie até agora, a seguir ao do Zamanita em Pedrogão Pequeno.

Em termos de dimensões, estes esporos parecem encaixar bem com a descrição de Neville and Poumarat (2004). O aspecto geral do carpóforo, as lâminas rosadas e habitat parecem deixar poucas dúvidas quanto a Amanita beillei. Mesmo assim, seria bom obter descrições mais completas (hábito, cortes, etc) em diferentes estádios de desenvolvimento. Lebre, classificaria o habitat como arenoso? É difícil dizer pelas imagens. Uma esporada amarelada também nos deixaria a todos contentes Smile

Parabéns, Lebre!
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Re: Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Lebre Seg 16 Fev 2015, 17:33

Obrigado, Mycota, pelo entusiasmo com que tem apreciado os diversos tópicos.
Neste caso, para prezervar o título sem qualquer dúvida, vou ter de fazer uma breve incursão à Berlenga, pois retirando os "arquipélagos" da Madeira e Açores não conheço ponto mais ocidental.
Estava naturalmente a brincar, mas na altura eu também tentei obter alguma certeza relativamente à identificação e o material viajou para os EUA para o herbário de  Rodham Tulloss. Infelizmente, ao fim de todo este tempo não recebi dele qualquer informação.
Relativamente à questão do terreno: não era arenoso!
Cumprimentos,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Formas primaveris Empty Re: Amanitas de Sintra: Formas primaveris

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos