Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tricholoma sp.?

2 participantes

Ir para baixo

Tricholoma sp.? Empty Tricholoma sp.?

Mensagem  Lebre Sáb 06 Mar 2010, 00:53

Com excepção da cor os exemplares que apresento assemelham-se a T. portentosum. O que serão?

Descrição:
LOCALIZAÇÃO: Monsanto
HABITAT: zona de carvalhos e sobreiros com muitos arbustos à mistura. Três exemplares cresciam a poucos centímetros uns dos outros. Colhi dois.
CHAPÉU: 7 e 5 cm de diâmetro, respectivamente; Qualquer deles com um mamelão central, o mais maduro plano com margem revoluta e o mais jovem cónico; Cutícula grossa castanho claro (café com leite), mais escuro ao centro, com fibrilas radiais; praticamente sem carne, que era branca.
PÉ: 7 e 7 cm de comprimento / 1,2 e 1,5 cm de diâmetro, respectivamente; cilíndrico no mais maduro e de secção oval no mais jovem; branco com poucos pontos negros minúsculos; fibriloso; fistulado o mais maduro e oco o mais jovem; carne branca (imutável); sem anel ou volva.
HIMENÓFORO: com lâminas brancas; inserção adnexa, quase unida a colar, espaçamento sub-distante, com lamélulas.
ESPORADA: branca.
CHEIRO E SABOR: cheiro a flores (?); sabor doce pouco activo.

Fotografias:
Tricholoma sp.? 28022010002c
Tricholoma sp.? 28022010001h
Tricholoma sp.? 28022010003y
Tricholoma sp.? 28022010028

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp.? Empty Hygrocybe cf. fornicata

Mensagem  Sabino Sáb 06 Mar 2010, 23:48

Interesante recolecta Lebre. No creo que sea Tricholoma, podría ser Hygrocybe fornicata o incluso Porpoloma pescaprae que es muy parecido.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp.? Empty Re: Tricholoma sp.?

Mensagem  Lebre Dom 07 Mar 2010, 20:15

Obrigado Sabino.
Eu tinha pensado no género Hygrocybe, mas não consegui identificar nenhuma espécie cujas características fossem as dos meus exemplares. Por isso, acabei por optar mal. As imagens que já vi de qualquer dos géneros que propõe se ajustam às dos meus exemplares.
Qual é a diferença entre elas?
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp.? Empty Re: Tricholoma sp.?

Mensagem  Sabino Seg 08 Mar 2010, 17:43

Se diferencian microscopicamente, el género Porpoloma tiene esporas amiloides, el género Hygrocybe no.
Si tienes alguna muestra sécala y guardala.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp.? Empty Cuphophyllus cf. fornicatus

Mensagem  Lebre Seg 08 Mar 2010, 20:57

Infelizmente já não conservo nenhum exemplar. No entanto, como adquiri recentemente o reagente de Melzer decidi usá-lo na esporada que ainda conservo. A reacção foi negativa. Mais precisamente, inicialmente não houve qualquer reacção e com um passar do tempo uma ligeira coloração alaranjada, apenas observada visualmente e que não se vislumbrava ao microscópio. Penso que de acordo com estas observações se poderá concluir que a espécie em causa é Hygrocybe fornicata.
Os meus agradecimento ao Sabino, por permitir-me chegar a esta conclusão.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma sp.? Empty Re: Tricholoma sp.?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos