Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coprinellus impatiens?

4 participantes

Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Coprinellus impatiens?

Mensagem  Lebre Seg 15 Fev 2010, 21:11

Quando o vi não me pareceu ser um Coprinus, tinha mais “ar” de Psathyrella. Quando espreitei as lâminas pareceu-me haver um processo de deliquescência, por haver duas cores no himenóforo sendo uma delas muito escura. A esporada confirmou-se preta. Ao procurar espécies de Psathyrella não encontrei nenhuma com estas características. Depois li algures que havia Coprinellus não deliquescentes. Num livro vi uma fotografia muito semelhante à do meu exemplar classificado com a espécie proposta. O meu exemplar pertencerá a esta espécie?
Lebre

Descrição:
LOCALIZAÇÃO: Monsanto
HABITAT: zona de sobral e carvalhal, com muito arbustos.
CHAPÉU: 4,5 cm de diâmetro; creme no centro e parte da coroa e castanho acinzentado (pardo) no resto da coroa e margem, ao secar ficou todo creme; higrófono; cónico; estriado radialmente; depois de algumas horas a secar ficou com a consistência de papel, com alguns sulcos de quebrar.
PÉ: 11 cm de comprimento / 3-4 mm de diâmetro; branco; cilíndrico; liso; oco; quebradiço; com micélio em tufo na base.
HIMENÓFORO: com lâminas de cor castanha escura a preto, sendo mais clara junto à margem; parecia estar em processo de deliquescência; o processo de deliquescência não continuou.
ESPORADA: preta.
CHEIRO E SABOR: indistintos

Fotografias:
Coprinellus impatiens? 13022010019
Coprinellus impatiens? 13022010022a
Coprinellus impatiens? 13022010026
Coprinellus impatiens? 13022010003u

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Re: Coprinellus impatiens?

Mensagem  Polecat Ter 16 Fev 2010, 08:16

Olá Lebre

Parece-me uma Psathyrella típica um pouco comida por bichos ou degradada pela erosão, o processo de deliquescência em coprinóides costuma ser bem visível na margem do cogumelo, dando lugar a uma massa semi-liquida preta. Pelo porte muito frágil e pela grande "higrófaneidade" restam-me poucas dúvidas quanto ao género.

Repara na intensa e extensa estriação na margem de Coprinellus impatiens e no seu porte mais robusto, espesso, coprinóide. As Psathyrella são normalmente mais finas, graciosas e frágeis. Esta espécie por exemplo dificilmente a descreveria como "estriada", repara bem na última foto.

Quanto à espécie em causa lamento mas não consigo ajudar-te, tenho pouca bibliografia agora comigo, sem microscopia dificilmente se chega lá com segurança e os dados disponibilizados não são muitos (no género Psathyrella todo o santo pormenor é importantíssimo, por mais insignificante que pareça. Ex: inserção das lâminas no pé; habitat lenhícola versus terrícola, exemplares em várias fases de maturação etc).


Não é muito dedicado à nossa realidade lusa, mas para o futuro ficas com esta referência. É um género que é preciso muita paciência e alguns meios, é muito difícil mas muito interessante!


Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Re: Coprinellus impatiens?

Mensagem  Lebre Ter 16 Fev 2010, 12:48

Obrigado, Polecat, pela sua resposta.
Parece confirmar a minha ideia inicial de que seria uma Psathyrella. Aparentemente aqueles sinais, que eu interpretei como semi-deliquescência, levaram-me no sentido errado. Depois da sua mensagem já vi outras fotografias de Psathyrella impatiens e, efectivamente, para além do ar mais robusto são muito mais estriados do que o meu exemplar. Já agora pergunto o seguinte: na 1ª das fotos do meu exemplar vê-se um estriado que não permaneceu depois da secagem. É a isto que se chama estriado por transparência?
Agradeço também a referência, que posteriormente lerei com mais cuidado,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Re: Coprinellus impatiens?

Mensagem  Sabino Ter 16 Fev 2010, 15:03

Lebre escreveu: Já agora pergunto o seguinte: na 1ª das fotos do meu exemplar vê-se um estriado que não permaneceu depois da secagem. É a isto que se chama estriado por transparência?
Si, muchas Psathyrellas son higrofanas, cambian de aspecto en función de la humedad.
La tuya puede ser Psathyrella conopilus.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Re: Coprinellus impatiens?

Mensagem  Lebre Ter 16 Fev 2010, 16:53

Obrigado, Sabino, por mais esta certeira identificação.
Já estive a ver imagens da espécie que propõe e encontrei duas que para comparação me parecem ideais. A primeira
http://www.interhias.de/schwammerlseiten/galerie/fotoseiten/psathyrellaconopilus-7.html
comparada com a minha 1ª fotografia não deixa dúvidas. A segunda
http://www.gobe.si/Slike/PsathyrellaConopilus
mostra exemplares numa fase idêntica à do meu exemplar ao secar (última foto).
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Parasola conopilus

Mensagem  Lebre Sex 19 Fev 2010, 22:54

Penso ter encontrado de novo exemplares da espécie que motivou este tópico e que, de acordo com a identificação do Sabino, se trata de Psathyrella conopilus. Desta vez os exemplares eram mais jovens e conservavam todas as características da espécie, em particular, o chapéu castanho claro, o estriado por transparência, himenófero castanho claro (quando comparado com o dos exemplares anteriores). Deixo-vos imagens recolhidas no terreno e outras obtidas em casa que permitem comparar as várias fases com os exemplares anteriores.
Lebre

Fotografias:
Coprinellus impatiens? 18022010037
Coprinellus impatiens? 18022010040
Coprinellus impatiens? 18022010042
Coprinellus impatiens? 18022010042casa002
Coprinellus impatiens? 18022010042casadepois

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Re: Coprinellus impatiens?

Mensagem  ZecTarius Sex 19 Fev 2010, 23:29

olá Lebre,

È só a minha apinião mas parece-me continuar a ser do Género psathyrella, e um exemplar bem típico, já vi esta espécie também, mas não saí do género..Quanto a espécie, aposto na que o Sabino referiu.

Abraço

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Re: Coprinellus impatiens?

Mensagem  Lebre Sex 19 Fev 2010, 23:47

Obrigado zt,
Quando comparei os meus exemplares com os mais jovens apresentados no 1º site que referi na minha mensagem anterior à de hoje não tive dúvidas de que se tratava da mesma espécie. Por outro lado, as descrições que vi entretanto também condizem.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinellus impatiens? Empty Re: Coprinellus impatiens?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos