Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

4 participantes

Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Lebre Seg 25 Jan 2010, 23:55

Colhi três exemplares, dos quais descrevo um, de uma espécie que não consigo identificar. A elasticidade do pé e do chapéu faz-me lembrar o de uma colíbia (Rhodocollybia). Será deste género?

Descrição:
LOCALIZAÇÃO: Sintra
HABITAT: zona inserida num pinhal com uma pequena “floresta” de arbustos (não identificados)
CHAPÉU: 5,5 cm de comprimento; convexo, deprimido no centro e margem encurvada; cutícula grossa, cor castanha com tons acinzentados especialmente no centro; elástico (borracha); praticamente sem carne.
PÉ: 7 cm de comprimento / 1,3 cm de largura; cilíndrico; elástico, quase cartilaginoso na altura de cortar; a mesma cor base do chapéu, coberto de fibrilas esbranquiçadas, mais densas junto ao ápice; com restos de micélio em tufo na base; carne castanha; sem anel ou volva.
HIMENÓFORO: com lâminas; claras nos exemplares jovens e mais escuras (quase da cor do chapéu) nos maduros; inserção adnata, espaçamento sub-distante a distante, com muitas lâminas curtas junto à margem, mas sem continuação na direcção do estipe.
ESPORADA: branca.
CHEIRO E SABOR: indistintos.

Fotografias:
Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) 17012010022
Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) 17012010023
Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) 17012010209Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) 17012010210Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) 17012010211xPseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) 17012010212


Última edição por Pedro Claro em Qui 28 Jan 2010, 13:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alteração do título)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Pseudoclitocybe cf. cyathiformis

Mensagem  Zamanita Ter 26 Jan 2010, 00:55

Talvez Pseudoclitocybe cyathiformis, depois de levarem uma valente chuvada.
Normalmente têm um aspecto bastante afunilado (infundibiliforme).

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Lebre Ter 26 Jan 2010, 09:57

Caro Zamanita,
Eu já tinha posto essa hipótese, mas afastei-a precisamente por os meus exemplares (e algumas dezenas existentes no mesmo local) não serem afunilados e, por outro lado, nas referências que encontrei dessa espécie nada ser dito acerca da elasticidade geral do cogumelo, que me pareceu ser um carácter marcante. Se calhar fiz mal em descartar essa espécie.
Os meus agradecimentos,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Pedro Claro Ter 26 Jan 2010, 10:10

Não me parece Pseudoclitocybe... Talvez uma espécie de Omphalina, pela margem estriada. O corte longitudinal faz-me lembrar uma típica espécie onfalóide. Neutral

Em relação à inserção das lâminas, não me parece adnata mas sim sub-decurrente ou mesmo decurrente.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Lebre Ter 26 Jan 2010, 11:20

O Pedro tem razão em relação à inserção das lâminas, onde talvez o termo adequado seja sub-decorrente.
Relativamente às Omphalinas, o conjunto de características deste género incluem estriado acentuado, forma infundibilforme (pelo menos no estádio final), inserção decorrente e lâminas muito espaçadas. Não me parece que os exemplares em causa reunam estas características, embora possam ter alguma em pequeno grau.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Pedro Claro Ter 26 Jan 2010, 11:41

Lebre escreveu:O Pedro tem razão em relação à inserção das lâminas, onde talvez o termo adequado seja sub-decorrente.
Relativamente às Omphalinas, o conjunto de características deste género incluem estriado acentuado, forma infundibilforme (pelo menos no estádio final), inserção decorrente e lâminas muito espaçadas. Não me parece que os exemplares em causa reunam estas características, embora possam ter alguma em pequeno grau.
Lebre

Hmmm... Não sei de onde retiraste essa informação, mas se procurares na internet imagens de espécies do género Omphalina encontrarás muitas com fortes semelhanças com a espécie que ilustras. Muitas espécies são umbilicadas, com lâminas de inserção exactamente igual e não necessariamente espaçadas. Procura nas imagens do google, por exemplo...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Lebre Ter 26 Jan 2010, 22:27

Caro Pedro, obrigado pelas sugestões.
Em primeiro lugar queria dizer que nunca vi uma Omphalina ao vivo. Por isso, todas as opiniões que manifesto baseiam-se na literatura (parca) que tenho e do que vou conseguindo obter pela internet. Depois queria dizer que, relativamente à minha mensagem anterior, não era minha intenção fazer uma descrição deste género, até porque não me sinto habilitado para o fazer, mas tão só manifestar a ideia que eu tenho desse género. Acresce que, ao rever o texto, verifico que exprimi-me mal porque, a ideia que tenho é que pelo menos uma das características apontadas (e não todas, embora isso possa acontecer em alguma espécie) estaria presente. Depois o Pedro propôs-me um exercício que considero difícil, pois indo de imagem em imagem relativa a Omphalinas, obtidas por meio do Google, não consegui obter qualquer espécie semelhante à que descrevi e enviei fotos. Continuei o exercício, desta vez procurando em sites que tenho consultado regularmente e também aí não encontrei muita informação relevante para o que procurava. Finalmente, encontrei uma página belga
http://users.skynet.be/bs133881/champis/champis.htm que tem fotografias de quase 20 espécies do género Omphalina. Apenas uma delas tem características que posso considerar semelhantes à minha. Trata-se da espécie O. barbularum. Ainda assim não sei se pode ou não tratar-se da espécie procurada, pois continuo a notar algumas diferenças, nomeadamente:
- o estriado da margem visível em qualquer dos exemplares (jovens ou maduros) da foto dessa espécie não tem paralelo nos meus exemplares, pois apenas um dos três (o intermédio em termo de maturação, aquele que seccionei) apresenta indícios de estrias pouco acentuados não podendo dizer-se, na minha opinião, que seja estriado;
- o pé dos exemplares da espécie O. barbularum é liso e de uma só cor, enquanto que nos meus exemplares ele é esbranquiçado com um fibrilado, presente em toda a extensão, mas mais acentuado junto ao ápice.
Naturalmente sobre a consistência elástica/cartilagínea e sobre a carne não há possibilidade de estabelecer paralelos.
Agradeço pois que alguém que tenha conhecimento deste género e, em particular, sobre esta espécie que diga de sua justiça.
Aproveito ainda para anexar uma das imagens que obtive no terreno com um conjunto de exemplares.
Lebre

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) 17012010018

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Sabino Qua 27 Jan 2010, 18:31

Opino como Zamanita, Pseudoclitocybe cyathiformis puede tener rizoides blancos en la base del pie, las especies de Omphalina suelen ser pequeñas, no superando 1-2 cm de diámetro.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Lebre Qua 27 Jan 2010, 21:32

Caro Sabino,
Obrigado por mais esta achega, que vem reforçar a ideia original do Zamanita. A chamada de atenção para as dimensões dos elementos do género Omphalina para mim foi importante, pois agora que o disse, eu reconheço que das poucas espécies deste género de que vi descrições as maiores podem atingir no máximo 4 cm.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?) Empty Re: Pseudoclitocybe cyathiformis? (era: Rhodocollybia sp.?)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos