Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clavariadelphus cf. ligula

3 participantes

Ir para baixo

Clavariadelphus cf. ligula Empty Clavariadelphus cf. ligula

Mensagem  Lebre Qua 20 Jan 2010, 22:46

Ao vislumbrar o exemplar que apresento lembrei-me que tinha visto recentemente algo semelhante. Mais tarde percebi que fora no tópico “Saída de hoje (um acabado de sair do ovo)” onde era apresentado um exemplar da espécie Clavariadelphus pistillaris. As semelhanças deram para perceber que provavelmente eram do mesmo género e, posteriormente, não me foi difícil chegar à espécie Clavariadelphus ligula, que penso ser a do meu exemplar. Anexo descrição e fotos. Fotos de exemplares com as características deste podem ser vistas em
http://calphotos.berkeley.edu/cgi/img_query?enlarge=9187+3302+4604+0125 e
http://healing-mushrooms.net/archives/clavariadelphus-ligula.html.
Embora em praticamente todos os sites que visitei sobre este assunto os exemplares aí apresentados ocorressem em grupos, por vezes muito numerosos, no caso do meu era “filho único”.
Lebre

Descrição:
LOCALIZAÇÃO: Sintra
HABITAT: pinhal.
CARPÓFORO: Corpo frutífero alongado, com 7 cm de comprimento por largura de 2-3cm, de cor de camurça com tom alaranjado (que foi perdendo com o tempo); suave ao toque como a camurça; carne branca (imutável) esponjosa. Pé cilíndrico, flexuoso, com 13 cm de comprimento / 1 cm de diâmetro (a parte extraída, pois o pé continuava pelo solo dentro), cor creme com fibrilas acastanhadas.
ESPORADA: não fiz.
CHEIRO E SABOR: cheiro indistinto; sabor ligeiramente amargo.

Fotos:
Clavariadelphus cf. ligula 17012010043
Clavariadelphus cf. ligula 17012010044t
Clavariadelphus cf. ligula 17012010128
Clavariadelphus cf. ligula 17012010131

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Clavariadelphus cf. ligula Empty Re: Clavariadelphus cf. ligula

Mensagem  Pedro Claro Qua 20 Jan 2010, 22:53

Este é um género que conheço mal, mas parece-me que se trata de Clavariadelphus pistillaris. Creio que a espécie que referes é de menores dimensões...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Clavariadelphus cf. ligula Empty Re: Clavariadelphus cf. ligula

Mensagem  Lebre Qua 20 Jan 2010, 23:09

Num dos sites que referenciei é dado um intervalo de 3 a 10 cm para o corpo frutífero. No outro poder ver-se que o corpo frutífero também não é pequeno. No entanto, posso estar errado.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Clavariadelphus cf. ligula Empty Re: Clavariadelphus cf. ligula

Mensagem  Zamanita Qui 21 Jan 2010, 03:32

Penso que Clavariadelphus pistillaris apenas frutifica em folhosas e normalmente em terrenos calcários.
Segundo a bibliografia que disponho, em pinhal poderia ser C. truncatus (com carpóforo mais "entroncado" e aplanado nos exemplares adultos; carne adocicada) ou C. ligula - que não tenho descrições pormenorizadas a não ser a indicação do habitat, que é de menores dimensões (C. pistillaris pode ir até aos 30 cm...), menos claviforme e que também é ligeiramente amarga.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Clavariadelphus cf. ligula Empty Re: Clavariadelphus cf. ligula

Mensagem  Lebre Qua 27 Jan 2010, 21:26

Caro Zamanita,
Peço desculpa mas esqueci-me de agradecer os dados que referiu na sua última mensagem. Penso que C. truncatus estará posto de parte, pois a forma não é a do meu exemplar. Pode ainda ficar alguma dúvida entre C. pistillaris e C. ligula, embora eu continue inclinado para esta última, pelas dimensões e pelas fotos extremamente semelhantes às do meu exemplar que citei, que penso serem de sítios credíveis.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Clavariadelphus cf. ligula Empty Re: Clavariadelphus cf. ligula

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos