Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hydnum repandum ?

+4
efe
Zamanita
marco
velho
8 participantes

Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Hydnum repandum ?

Mensagem  velho Ter 08 Dez 2009, 20:54

olá, é o primeiro cogumelo que colhi e que o heminóforo são agulhas.
Estava num pinhal. Tem uma consistência dura, parece que se o apertar
ele parte com facilidade. Não tenho mais pormenores, porque já o fotografei
à algum tempo e não me despertou grande interesse, mas hoje vi uns filmes no youtube e
ele aparece como sendo o pie de moton (NÃO SEI SE ESTÁ BEM ESCRITO).Hydnum repandum ? Dscn1609eHydnum repandum ? Dscn1611x
Hydnum repandum ? Dscn1612cv

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  marco Ter 08 Dez 2009, 23:09

Boa noite,

Sim penso que o identificou correctamente, no entanto aguarde por mais opniões.
marco
marco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  Zamanita Qua 09 Dez 2009, 01:21

Pela coloração alaranjada e pelo espaço formado entre as agulhas e o pé (agulhas livres ou não decorrentes) parece-me mais um Hydnum rufescens

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  velho Qua 09 Dez 2009, 09:24

Gostava de saber a que grupo de cogumelos pertence
o género Hidnum. Pelo que li o facto das agulhas não serem decorrentes
do pé leva a que a hipótese do amanita seja mais correcta.
De qualque forma as duas espécies são comestiveis, acho eu.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty fotos de duas espécies de Hydnum

Mensagem  efe Qua 09 Dez 2009, 10:13

Vê este tópico com os repandum que colhi e comi, frescos e secos, e também com fotos do rufescens colocadas pelo Zamanita.
Acrescento que os repandum não são muito bons para a gastronomia, a menos que sejam usados apenas como condimento. São um tanto amargos.

https://cogumelosportugal.forumeiros.com/campo-e-identificacao-f5/hydnum-repandum-t535.htm

grafia correcta: Hydnum


Última edição por efe em Qua 09 Dez 2009, 10:14, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correcções ortográficas)
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  Pedro Claro Qua 09 Dez 2009, 11:14

Apesar da distribuição das agulhas, acho o porte demasiado robusto para ser H. rufescens. Question

Hydnum repandum é uma espécie grande e robusta, enquanto H. rufescens é uma espécie pequena e grácil, cujo píleo (chapéu) não ultrapassa os 3/4 cm.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  velho Qua 09 Dez 2009, 18:25

Fui agora ao pinhal para apanhar uns quantos.
O Pedro tem razão quanto ao porte, porque colhi exemplares bem grandes,
com chapéu com cerca de 15 cm.
Para comer, qual a melhor forma. Parece que os Franceses os cozem 20 min em àgua,
regeitam a àgua da cozedora e adicionam um pouco de açucar. Regeita-se as agulhas?
Vale o trabalho de os secar?

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  velho Qua 09 Dez 2009, 18:27

Já me esquecia. A maior parte dos que colhi eram mais claros,
como os do post do Efe.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  Zamanita Qua 09 Dez 2009, 18:44

Pedro Claro escreveu:Apesar da distribuição das agulhas, acho o porte demasiado robusto para ser H. rufescens. Question

Hydnum repandum é uma espécie grande e robusta, enquanto H. rufescens é uma espécie pequena e grácil, cujo píleo (chapéu) não ultrapassa os 3/4 cm.

Oi Pedro
Talvez tenhas razão. Quando vi as fotos também reparei no porte grande para H. rufescens.
Mas a cor alaranjada (mais pareceida com o H.rufescens típico) e a distribuição das agulhas à volta do pé (que parecem livres) deixou-me com dúvidas.

De qualquer forma, ainda esta semana encontrei (encontrei, colhi e comi...) H. rufescens com chapéus maiores. Por volta de 7 ou 8 cms, ainda que com porte mais reduzido do que normalmente apresentam os H. repandum, principalmente na espessura do chapéu.

Neste fico com algumas dúvidas...


Última edição por Zamanita em Qua 09 Dez 2009, 18:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção ortográfica)

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty secos ou frescos

Mensagem  efe Qua 09 Dez 2009, 19:42

velho escreveu:Fui agora ao pinhal para apanhar uns quantos.
O Pedro tem razão quanto ao porte, porque colhi exemplares bem grandes,
com chapéu com cerca de 15 cm.
Para comer, qual a melhor forma. Parece que os Franceses os cozem 20 min em àgua,
regeitam a àgua da cozedora e adicionam um pouco de açucar. Regeita-se as agulhas?
Vale o trabalho de os secar?

Secos, talvez para moer e servir de condimento. Frescos, os mais pequenos, para misturar com outras espécies conferindo um sabor mais exótico ao prato - uns referem sabor a noz, outros um inequívoco amargo e foi este último que encontrei. Sem agulhas atenua-se significativamente o travo amargo mas, ainda assim, não os acho suficientemente interessantes para a culinária. Porém, acho que deves experimentar porque cada palato tem a sua "programação".

Fervura mais prolongada não atenua o sabor amargo (tal como parece acontecer com um outro amigo que me desperta mais interesse, mas por razões medicinais, o Boletopsis leucomelaena .Ando a pesquisar os estudos feitos sobre o "rapaz.")

Saúde.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  velho Qua 09 Dez 2009, 23:16

Li algures na net que estes cogumelos, contrariamente aos canterelos que quando
são cozidos perdem 1/3 do seu volume, absorvem àgua e com isso os sabores nela
colocados.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty hummm...

Mensagem  efe Qua 09 Dez 2009, 23:43

velho escreveu:Li algures na net que estes cogumelos, contrariamente aos canterelos que quando
são cozidos perdem 1/3 do seu volume, absorvem àgua e com isso os sabores nela
colocados.

Meu caro, de cogumelos cozidos não percebo nada. Evito "dar água" aos cogumelos.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  *ento*loma* Qui 10 Dez 2009, 12:19

Boas,

Concordo mais com a identificação inicial feita pelo Zamanita tratando-se a meu ver de Hydnun rufescens. Sendo que o caracter ao qual estou a dar mais enfase na identificação (para destinguir de H. repandum de H. rufescens - as espécies em discussão) será mesmo o himénio não decurrente! Esta interpretação vem duma conversa que mantive com um amigo que estudou detalhamente o género Hydnum e que me referiu que este parametro taxonómico (posição do himénio em relação ao pé) é o mais fiavel para distinguir estas duas espécies

O enafse neste caracter (posição do himénio em relação ao pé) e na forma e dimensão dos esporos (além da filogenia molecular) permitiu recentemente distinguir outra espécie H. ellipsosporum.

Gostava também de partilhar que no fds passado encontrei Hydnum albidum (que até então nunca tinha encontrado) na zona de Fátima, infelizmente não tinha a máquina fotográfica comigo e não posso partilhar a imagem convosco!

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  Pedro Claro Sáb 12 Dez 2009, 17:16

*ento*loma* escreveu:Boas,

Concordo mais com a identificação inicial feita pelo Zamanita tratando-se a meu ver de Hydnun rufescens. Sendo que o caracter ao qual estou a dar mais enfase na identificação (para destinguir de H. repandum de H. rufescens - as espécies em discussão) será mesmo o himénio não decurrente! Esta interpretação vem duma conversa que mantive com um amigo que estudou detalhamente o género Hydnum e que me referiu que este parametro taxonómico (posição do himénio em relação ao pé) é o mais fiavel para distinguir estas duas espécies

O enafse neste caracter (posição do himénio em relação ao pé) e na forma e dimensão dos esporos (além da filogenia molecular) permitiu recentemente distinguir outra espécie H. ellipsosporum.

Gostava também de partilhar que no fds passado encontrei Hydnum albidum (que até então nunca tinha encontrado) na zona de Fátima, infelizmente não tinha a máquina fotográfica comigo e não posso partilhar a imagem convosco!

Abraço

Excelente informação, *ento*loma*. Será, certamente, muito útil para diferenciar estas espécies amiúde confundidas. Já agora, há alguma publicação nesse sentido?

Já agora, em francês o Hydnum repandum é conhecido como pied de mouton (pé de carneiro).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  *ento*loma* Dom 13 Dez 2009, 03:23

Olá Pedro!

Tenho uma separata do artigo onde é descrito o Hydnum ellipsosporum, mas de momento não o tenho cmg e não consigo confirmar se essa informação está lá ou não, mas depois volto ao assunto! Wink

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  gromo Qui 24 Dez 2009, 18:53

De acordo com a minha experência e com base na foto diria que se trata de hydnum repandum "vulgo pé carneiro" no estado jovem que ao evoluir o chápeu vai adquirir uma tonalidade branca, como aqui já foi dito a variante rufescens apesar de ter uma cor semelhante nunca evolui sendo que é mais frequente em zonas altas (serra/montanha) e não atinge o porte do repandum.
Quanto á confecção reitero que se deve retirar as agulhas pois estas conferem-lhe um sabor amargo!
Abraços Very Happy

gromo
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : gromo
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  Pedro Claro Qui 24 Dez 2009, 19:49

Não quero contrariar o gromo, mas já encontrei Hydnum rufescens (não é uma variedade, mas uma espécie diferente) em pinhais litorais - foi, inclusivamente, uma das espécies encontradas no encontro de Janeiro na Marinha Grande. Concordo com a questão do porte e da cor, apesar da minha pouca experiência com hidnos. Quanto ao consumo, fica a indicação para retirar as agulhas caso recolha uma ou outra espécie em abundância.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  josé baptista Sáb 26 Dez 2009, 23:16

Os hidnos são os cogumelos que eu mais apanho e consumo. Depois de tiradas as agulhas e bem fervidos ( nada de aproveitar a água) são óptimos como acompanhamento e não só... ( depende do cozinheiro) Laughing

josé baptista
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : Frade
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnum repandum ? Empty Re: Hydnum repandum ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos