Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na identificação

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda na identificação Empty Ajuda na identificação

Mensagem  Katharyna Dom 29 Nov 2009, 21:23

Gostaria, se fosse possível, que alguém me ajudasse na identificação destas espécies. Durante um passeio encontrei todas estas espécies e comecei a desenvolver interesse e encontrei este fórum. Se tivesse tido conhecimento dele antes de tirar as fotos, teria tido em conta alguns aspectos que ignorei, fica para a próxima.

Posso apenas referir que são todas fotos recentes, tiradas à sobra de uns sobreiros.

Agradeço desde já a quem me puder ajudar.

Ajuda na identificação 39330423

Ajuda na identificação 71394684

Ajuda na identificação 31273404

Ajuda na identificação 87401393

Ajuda na identificação 70445647

Ajuda na identificação 87757389

Ajuda na identificação 57506799

Ajuda na identificação 78771575

Ajuda na identificação 56936318

Ajuda na identificação 36831756

Ajuda na identificação 42510011

Katharyna

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Não sei, não.
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação Empty Re: Ajuda na identificação

Mensagem  Nuno Dom 29 Nov 2009, 21:29

Olá Katharyna,

Antes de mais, porque não te apresentas? Vê AQUI.
Como deves calcular, fotos não chegam para uma identificação. Para um pedido de identificação correcto, dá AQUI uma olhadela.

Um abraço e continua a postar! Wink
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação Empty Re: Ajuda na identificação

Mensagem  Katharyna Dom 29 Nov 2009, 21:39

Olá Nuno,

Obrigado pela tua pronta resposta. Sim, já tinha dado uma olhada nessa parte do fórum e vai, de facto, ser-me útil da próxima vez que for para o campo, mas infelizmente foi por acaso que fiz as fotos que mostrei, que na verdade tinha ido em busca de outras coisas. Como a concentração de cogumelos era tanta, tinha de ter imenso cuidado onde metia os pés. Já que se apresentaram em tamanha quantidade decidi fotografá-los, com uma noção nula do reinos do fungos.

Calculo que hajam espécies bastante parecidas e que as fotos sejam insuficientes para as distinguir, mas também julguei que pudessem haver umas tantas inconfundíveis e que eu pudesse ter sorte. Pelos vistos não.

Agradeço na mesma.

Katharyna

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Não sei, não.
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação Empty Re: Ajuda na identificação

Mensagem  Pedro Claro Dom 29 Nov 2009, 23:37

O Nuno já te alertou para tarefa difícil que é identificar cogumelos apenas com recurso a fotografias (e, ainda por cima, na esmagadora maioria dos casos, fotografias que não revelam as características essenciais para a determinação do género, quanto mais da espécie). Como és novata e já assumiste que foi esta abundância que te levou a desenvolver o interesse pelos fungos (uma história parecida com a minha), vamos ver o que é possível fazer em termos de identificação...

#1 - As lâminas parecem ser brancas ou, quando muito, ocres. Talvez, com muitas dúvidas, possa tratar-se de uma Amanita; para ter a certeza era necessário ver a base do estipe (pé).

#2 - Parecem já não estar em bom estado e são muito difíceis de identificar assim. Pelo píleo (chapéu) fibrilhoso, parecem Inocybe sp.

#3 e #4 - Presumo que sejam a mesma espécie. Parecem Lactarius sp. A confirmação seria fácil fazendo um pequeno golpe nas lâminas para saber se exsudam látex (leite).

#5 - Sinceramente, não tenho ideia. O cogumelo parece estar em mau estado...

#6 - Este quase de certeza que é um Lactarius, pela forma em funil (dita infundibiliforme) e pelo porte. Poderá ser L. piperatus, L. vellereus, L. controversus... O exemplar é velho e, sem mais dados, é impossível chegar à espécie.

#7 - Parece um Inocybe, mas é um tiro no escuro.

#8 - Parece ser a mesma espécie que #2.

#9 - Esta é a única certeza que tenho: trata-se de Xerocomus sp. (é visível que o himenófero é constituído por tubos e o estipe parece elegante) parasitados por Hypomyces chrysospermus (as partes brancas nos diversos cogumelos).

#10 - Talvez Mycena sp., mas pode ser outra coisa.

#11 - Parecem Clitocybe ou talvez pequenos Lactarius.

Aviso já que tenho tido pouca sorte no Euromilhões, por isso... Laughing

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação Empty Re: Ajuda na identificação

Mensagem  Katharyna Seg 30 Nov 2009, 08:31

Olá Pedro.

Da próxima vez já terei mais cuidado a fotografar e recolher outro tipo de informações. Ainda assim me deste uma boa ajuda, já vou começar a procurar mais sobre as espécies que referiste.

Muito obrigado.

Katharyna

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Não sei, não.
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação Empty Re: Ajuda na identificação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos