Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

envenenamento?

+8
efe
Pedro Claro
*ento*loma*
Eduardo
Loco Gato
Alfaiate
Nuno
velho
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

envenenamento? Empty envenenamento?

Mensagem  velho Ter 17 Nov 2009, 18:30

Olá, não tenho tido tempo de ver televisão,
mas um colega disse-me hoje que uma noticia
de um telejornal referia que alguém comprou cogumelos
num evento qualquer e está hospitalizado ´muito mal
e que já foi operado ao fígado. Sabem se é verdade.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Nuno Ter 17 Nov 2009, 18:51

Não ouvi nada, sinceramente, mas é sempre possível...
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty R...

Mensagem  Alfaiate Ter 17 Nov 2009, 18:57

....Não li/ouvi em lado nenhum que os cogumelos teriam sido comprados....mas é possível...até porque existe uma Feira do Míscaro em Satão...onde o cogumelo rei é o Tricholoma equestre....espécie classificada como tóxica desde 2004!! E a ASAE...onde anda??

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Loco Gato Qua 18 Nov 2009, 20:23

Alfaiate escreveu:Tricholoma equestre....espécie classificada como tóxica desde 2004!
Como todos os cogumelos comestíveis, a toxicidade sobrevém quando se comem quantidades anormais. Os franceses que morreram com rabdomiólise morreram pela gula. E a rabdomiólise não tem, tanto quanto me é dado saber, implicações sobre o funcionamento do fígado.

Se comerem moderadamente como se deve fazer com tudo, o Tricholoma equestre é inofensivo.

Já agora, hoje vi um rodapé a dizer que duas pessoas morreram envenenadas com cogumelos. Alguém sabe mais detalhes?

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Eduardo Qua 18 Nov 2009, 20:46

O que encontrei sobre isso foi na TVI fica aqui o sit.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-regioes/cogumelos-coimbra-hospital-figado-venenosos-tvi24/1104101-4556.html

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Eduardo Qua 18 Nov 2009, 20:52

Na SIC também falaram sobre o assunto

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Intoxicacao+com+cogumelos+provocou+dois+mortos+em+Coimbra+e+Castelo+Branco.htm

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Loco Gato Qua 18 Nov 2009, 23:44

Obrigado pelos links. Num deles lê-se
Muitos dos cogumelos venenosos são facilmente confundidos com os míscaros, muito apreciados na zona centro do país.
Míscaros designa em Portugal ou o Tricholoma equestre ou o Lactarius deliciosus, e ambos ocorrem associados a pinheiros. O primeiro, por causa da cor amarela, pode em pessoas ignorantes ser confundido com Amanita phalloides, que é mortal, e a referência geográfica coincide com ele. Os casos de falência hepática ocorridos recentemente são quase certamente o resultado da ingestão do belo mas mortífero Amanita phalloides.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  *ento*loma* Qui 19 Nov 2009, 02:08

Apesar de nos casos mencionados nada indicar a intoxicação por consumo de Tricholoma equestre, os dados fornecidos pela impressa e hospital são gerais e parecem mais retirados da literatura e não do caso em questão! Logo torna-se impossivel perceber o que originou estas intoxicação!

Apesar da Rabdomiólise apenas se manifestar no excessivo consumo de Tricholoma equestre, está longe de ser inofensivo!
e o seu consumo é desaconselhado em todas as recentes referencias micologicas relevantes e, sem dúvida que faz falta em Portugal uma entidade que fiscalize e coloque um "carimbo de qualidade" ou algum tipo de certificação de comestibilidade, no que anda a ser transaccionado no mercado de cogumelos. Só assim a população pode ganhar confiança no recurso e realmente tirar o maior proveito do mesmo ou invés de vender ao desbarato para Espanha, França e Itália!

Na região de Trás-os-montes os populares designam por Miscaros o Boletus edulis e espécies da secção Boletus [Edules]

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Pedro Claro Qui 19 Nov 2009, 10:27

Já há algum tempo foi debatido o assunto da 'toxicidade' de Tricholoma equestre aqui no fórum.

Eu partilho da opinião do Loco Gato, por vários motivos:

- Esta espécie é a mais consumida na minha zona desde sempre e não tenho conhecimento de nenhum caso de intoxicação. Aliás, eu próprio como algumas refeições de T. equestre todos os anos (de forma moderada - uma ou duas vezes por semana, no máximo), assim como vários elementos da minha família, desde que me conheço, sempre sem qualquer problema. É muito complicado convencerem-me, perante estes FACTOS, que se trata de uma espécie tóxica...

- As ocorrências pontuais que originaram esta discussão (3 ou 4 casos em França e, se bem me recordo, mais 1 ou 2 na Polónia) e que foram atribuídas a T. equestre não excluiram a possibilidade da intoxicação se dever a factores externos - por exemplo, substâncias absorvidas pelos cogumelos. O facto das experiências efectuadas terem sido realizadas com exemplares COLHIDOS EXACTAMENTE NO MESMO LOCAL dos exemplares que supostamente provocaram as intoxicações pode justificar perfeitamente a absorção de substâncias contidas no solo, por exemplo. Na altura li atentamente o relatório dos procedimentos levados a cabo e detectei algumas falhas científicas - ou, pelo menos, se pretendiam provar que os cogumelos eram os maus da fita, parece-me que não isolaram convenientemente algumas variáveis independentes e que podem ter condicionado o estudo.

- Não podemos excluir a hipótese de se tratar de uma hipersensibilidade - despoletada, provavelmente, pelo consumo IMODERADO desta espécie - que apenas afecta uma pequeníssima parte dos consumidores. Isso ocorre também com outros produtos (marisco, morangos) e não é por isso que se proíbe o seu consumo...

Eu sou o primeiro a alertar para os perigos do consumo de cogumelos silvestres - porque é necessário, de facto, muito precaução e seguir um conjunto de normas para evitar maus resultados -, mas neste caso parece-me claramente que se empolou a situação e se seguiu um alarmismo despropositado.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty isto vai acabar mal

Mensagem  efe Qui 19 Nov 2009, 12:43

Pelo que diz a comunicação social, já acabou mal para alguns (episódios fatais), espero que não acabe mal para todos os entusiastas da micologia, com a adopção de medidas radicais, irracionais, como é hábito neste país do 8 ou 80.

a ver vamos. Rolling Eyes
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Foram o jantar ontem...

Mensagem  elepontes Qui 19 Nov 2009, 13:42

[img]envenenamento? Thumbnmail[/img]

Sou novato por aqui (e pela micologia também) mas suponho que quando se fala de Tricholoma Equestre se está a falar de Tricholoma Flavovirens que, aqui pelos pinhais da zona de Sintra é chamado de míscaro amarelo.
Tenho-o comido desde criança e já vou nos 53! Foram ontem o jantar, numa belíssima açorda que hei-de publicar no sítio certo, e ainda aqui estou a escrever isto sem qualquer sintoma. Na verdade o único problema que surgiu foi que a colheita se saldou por pouco mais que 750g e...... soube a pouco! Laughing
Deixo aqui as fotos dos referidos "defuntos"!

envenenamento? Thumbnmail

elepontes
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 36
Fungónimo : elepontes
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Pedro Claro Qui 19 Nov 2009, 13:48

elepontes escreveu:[img]envenenamento? Thumbnmail[/img]

Sou novato por aqui (e pela micologia também) mas suponho que quando se fala de Tricholoma Equestre se está a falar de Tricholoma Flavovirens que, aqui pelos pinhais da zona de Sintra é chamado de míscaro amarelo.
Tenho-o comido desde criança e já vou nos 53! Foram ontem o jantar, numa belíssima açorda que hei-de publicar no sítio certo, e ainda aqui estou a escrever isto sem qualquer sintoma. Na verdade o único problema que surgiu foi que a colheita se saldou por pouco mais que 750g e...... soube a pouco! Laughing
Deixo aqui as fotos dos referidos "defuntos"!

envenenamento? Thumbnmail


Sim, Tricholoma flavovirens é sinónimo de Tricholoma equestre, sendo esta última a designação correcta. Em muitas zonas do país é conhecido como 'míscaro amarelo' ou simplesmente 'míscaro'...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty R...

Mensagem  Alfaiate Qui 19 Nov 2009, 17:25

....eu acho q cada pessoa deve livre de comer, beber, etc...o q bem lhe apetecer...desde q isso n interfira com terceiros... Num país onde tudo e mais alguma coisa é controlado....é no minimo pouco prudente permitir-se a comercialização do Tricholoma equestre...ou qualquer outro cogumelo em q existam dúvidas qto a sua comestibilidade.

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Loco Gato Qui 19 Nov 2009, 17:45

Pedro Claro escreveu:- Não podemos excluir a hipótese de se tratar de uma hipersensibilidade - despoletada, provavelmente, pelo consumo IMODERADO desta espécie - que apenas afecta uma pequeníssima parte dos consumidores. Isso ocorre também com outros produtos (marisco, morangos) e não é por isso que se proíbe o seu consumo...

Eu sou o primeiro a alertar para os perigos do consumo de cogumelos silvestres - porque é necessário, de facto, muito precaução e seguir um conjunto de normas para evitar maus resultados -, mas neste caso parece-me claramente que se empolou a situação e se seguiu um alarmismo despropositado.
É o que eu penso ter sido o que se passou, tanto no aspecto da hipersensibilidade como do empolamento (vulgo: ser mais papista que o papa -- e por isso discordo do *ento*loma*).

Mas deve evitar-se dizer que afecta apenas uma parte mais ou menos pequena dos consumidores, pois há aqui uma ambiguidade: são poucos porque só esses irão consumir quantidades monstruosas como aqueles comeram, ou poucos porque a hipersensibilidade só aconteceria com indivíduos com predisposição? O mais prudente é assumir-se, como acontece com o exemplo já comprovado de hipersensibilidade em cogumelos (a síndrome de Paxillus involutus), poder afectar qualquer pessoa.

Já agora, outra coisa mencionada pelo *ento*loma*: idealmente, por uma questão de protecção pública, deveria existir uma sistema de vigilância e de certificação. Ainda estamos muito longe de lá chegar, mas não quer dizer que não se trabalhe nesse sentido, mesmo no nosso país onde a malta em geral esquece passados uns dias. Sobretudo quando se trata da Amanita phalloides e semelhantes, são vidas que estão em risco, e isso merece todo o esforço.

Uma das frentes é no esclarecimento da classe médica, para melhorar a sua prontidão de resposta e de precisão do diagnóstico. Os casos de morte recentes levam-me a pensar que os doentes em causa não foram assistidos com os protocolos adequados em tempo útil, e para isso ter acontecido muita coisa pode ter contribuído, que passa pelos tais aspectos de prontidão e precisão.


Última edição por Loco Gato em Qui 19 Nov 2009, 18:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : faltava uma coisa)

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  velho Qui 19 Nov 2009, 18:39

Olá, gostava de saber como é que sabem que foram engeridas grandes quantidades do cogumelo.
Vem reportado nas noticias? E a espécie em causa é Tricholoma equestre?
Parece que há uma série de estudos que demontram que existe uma grande tóxicidade deste cogumelo em grandes quantidades. Este efeito foi observado em ratos. Mas também foi observado com Boleto edulis.
Parece também que um estudo de Massart ( 2003 ), edentifica uma espécie muito semelhante, morfologicamente, a esta que é Tricholoma auratum e que aparece só na Europa, o que explica que casos de tóxicidade só tenham aparecido cá. Parece haver um efeito de acumulação de tóxinas em ratos, que se manifesta ao fim de largos períodos de consumo.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  velho Qui 19 Nov 2009, 18:51

errata Very Happy Very Happy Very Happy
onde anteriormente lêm edentifica devem ler identifica

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Eduardo Qui 19 Nov 2009, 19:22

Para mim o mais importante neste momento era saber o que realmente se passou, acho que a comunicação social está a dar as notícias de uma maneira errada, está a alarmar as pessoas sem dizer nada em concreto. São situações muito graves e sem dúvida que a comunicação social poderia dar um contributo muito grande se tivessem vontade de aprofundar o que realmente se passou e porque não chamar pessoas que percebem deste tema, para poder pelo menos informar de uma forma clara os que já apanham os cogumelos e os que poderão estar a começar.

Talvez seja uma ideia um pouco maluca, mas porque não tentar arranjar pessoas deste fórum ou mesmo pessoas que possamos conhecer que tenham conhecimentos mais aprofundados e fazer uma exposição à comunicação social para tentar que eles tratem este assunto de uma maneira diferente, a alerta é importante mas a informação é indispensável para que este tema não seja nenhum “tabu” e principalmente que quem anda nestas andanças, tenham cada vez mais cuidado na apanha dos cogumelos.
Apenas faço uma pergunta, quantas pessoas estão a correr risco por má informação, por desconhecimento ou até mesmo por leviandade??

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Loco Gato Qui 19 Nov 2009, 19:34

velho escreveu:Olá, gostava de saber como é que sabem que foram engeridas grandes quantidades do cogumelo.
Vem reportado nas noticias? E a espécie em causa é Tricholoma equestre?
Parece que há uma série de estudos que demontram que existe uma grande tóxicidade deste cogumelo em grandes quantidades. Este efeito foi observado em ratos. Mas também foi observado com Boleto edulis.
Parece também que um estudo de Massart ( 2003 ), edentifica uma espécie muito semelhante, morfologicamente, a esta que é Tricholoma auratum e que aparece só na Europa, o que explica que casos de tóxicidade só tenham aparecido cá. Parece haver um efeito de acumulação de tóxinas em ratos, que se manifesta ao fim de largos períodos de consumo.
Tricholoma auratum é sinónimo de T. equestre. Os casos de morte em França estavam associados à ingestão em grandes quantidades, e ao longo de vários dias, desta espécie de cogumelo. Daí suspeitar-se de reacção de hipersensibilidade. Eu só conheço um estudo com ratos de laboratório, sim inclui outras espécies comestíveis e sim associado a grandes quantidades. Nada como a moderação para evitar problemas.

Os recentes casos em Portugal sugerem, pela sintomatologia, serem de ingestão de Amanita phalloides.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Loco Gato Qui 19 Nov 2009, 19:51

Eduardo escreveu:Para mim o mais importante neste momento era saber o que realmente se passou, acho que a comunicação social está a dar as notícias de uma maneira errada, está a alarmar as pessoas sem dizer nada em concreto. São situações muito graves e sem dúvida que a comunicação social poderia dar um contributo muito grande se tivessem vontade de aprofundar o que realmente se passou e porque não chamar pessoas que percebem deste tema, para poder pelo menos informar de uma forma clara os que já apanham os cogumelos e os que poderão estar a começar....Apenas faço uma pergunta, quantas pessoas estão a correr risco por má informação, por desconhecimento ou até mesmo por leviandade??
Na verdade vi ser entrevistada uma professora da Universidade de Coimbra, Teresa Gonçalves, que é fonte idónea na matéria. Nada a apontar por aí, sensacionalismo àparte informaram o que se podia pedir que informassem.

Quantas pessoas, bem... 10 milhões, talvez?

O esclarecimento que se precisa relaciona-se com trocas de informação, como neste tão importante fórum, ou nas saídas de campo, onde infelizmente muito pouco se diz sobre intoxicações e pouco se tenta mostrar quais são os venenosos e como os reconhecer. Num congresso luso-galaico de micologia que decorreu em 2005 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro apercebi-me que, mesmo os que se dedicam a estudar cogumelos, a questão das intoxicações é quase tabu. Errado! Há que haver a coragem de tocar na ferida as vezes que for preciso. Sem isso o papão da micofobia vai sempre imperar, enquanto a encará-lo desaparece o mistério, desvanece-se o terror, passa-se à consciência e ao estudo. Toda uma diferença.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  ZecTarius Qui 19 Nov 2009, 21:47

A pouco em vez de responder, fiz um novo tópico a cerca deste assunto, agora já está no sitio certo, peço desculpa por isso!!

Boa noite a todos;

Na minha curta observaçao e opiniao, o papão da micofobia até é bom, é positivo, para ver se mantem certas pessoas afastadas das florestas e principalmente dos cugumelos, digo isto precisamente porque a uns 15 anos atrás, num pequeno bosque de pinheiros bravos aqui na minha zona, Sesimbra, eu um miudo e o meu pai apanhava-mos muitos T. equestre (míscaros) , e certo dia começamos a aperceber que estavam a desaparecer. Até que um dia vimos porquê, nada mais nada menos do que pura ganançía, estavam então varias pessoas com ancinhos a puxar toda a (caruma), palha de pinheiro, de modo a limpar todo o terreno para assim ser mais facil apanha-los, míscaros para ter grandes colheitas e ganhar o maximo de dinheiro possivel.
Consequençia: Já a anos que nao la cresce nenhum t.equestre, limparam, estragaram, danificaram, todo o miçélio.
Quanto as pesoas, nunca mais os vi por lá e espero nao os ver.

Nao gostava de ver, lançarem alguma lei que me/nos proibisse de apanhar e/ou estudar os cugumelos, por causa de falta de informação ou estupidez de certas pessoas, mas sempre é melhor do que simplesmente os ver desaparecer devido a ganãncia e destruição.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Pedro Claro Sáb 21 Nov 2009, 00:44

Vem uma notícia publicada na edição de hoje do Jornal de Notícias (pag. 37) que reza o seguinte:

"De acordo com um comunicado emitido pelo Conselho de Administração dos HUC [Hospitais da Universidade de Coimbra], as vítimas terão ingerido uma espécie de cogumelos venenosos designada por 'amanita falóides'."

Vários comentários:

- Confirma-se a suposição do Loco Gato de ser a ingestão de Amanita phalloides a causar as intoxicações. Os sintomas (falência hepática), pareciam apontar nesse sentido...

- Como é possível continuarem a ocorrer situações destas no século XXI? Estamos a falar do consumo consciente de uma espécie mortal; basta abrir-se um qualquer guia de cogumelos para vir destacada, com letras garrafais ou simbologia elucidativa, a perigosidade desta espécie. Mais: convenhamos que com um mínimo de conhecimentos sobre as estruturas que compõem um esporóforo, é virtualmente impossível confundir esta espécie com qualquer outra espécie comestível tradicionalmente consumida no nosso país. O que me leva a pensar que o seu consumo só pode ser devido à conjugação de diversos factores: gula (e depois queixam-se de eu dar respostas tortas a quem, percebendo zero de cogumelos, vem perguntar se uma espécie é comestível colocando uma foto, muitas vezes de má qualidade, como única fonte de informação), ignorância, inconsciência, crendices populares (ainda há quem acredite nos métodos 'infalíveis' do alho, da colher de prata, da mudança de cor ao corte, da presença de anel, do crescimento nos prados, etc.)...

- Este será um ano propício a este tipo de situações, infelizmente, porque me parece um ano de grande abundância de Amanita phalloides e também de uma outra espécie muito apetecível pelo seu tamanho mas extremamente perigosa: Entoloma lividum.

- Porque raio não fazem nada as autoridades competentes? Porque não divulgar informação sobre as espécies mais perigosas (anúncio em jornais, anúncios na televisão, pequenas brochuras a distribuir em centro de saúde, escolas, mercados, etc.), alertando para as suas principais características discriminantes e desmistificando os "mitos rurais", como lhes chama o mesmo artigo do JN?

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  velho Sáb 21 Nov 2009, 11:39

Era interessante saber a certeza absoluta se foi A. falloides. Nem sempre apresentam as noticias nos jornais com muito rigor e neste caso o rigor é absolutamente necessário.
Anteriormente neste post alguém falava em grandes quantidades de T. equestre.
Eu só me comecei a interessar por micologia este ano por isso não tenho dados comparativos, mas tenho visto centenas de exemplares de A. falloide. Ainda ontem numa caminhada de não mais de duas horas identifiquei dezenas de grupos desta espécie.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Loco Gato Sáb 21 Nov 2009, 12:10

velho escreveu:Anteriormente neste post alguém falava em grandes quantidades de T. equestre.
Creio que ninguém o disse especificamente em relação aos casos que ocorreram durante esta semana.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  PEDRA Sáb 21 Nov 2009, 20:19

Pedro Claro escreveu:Vem uma notícia publicada na edição de hoje do Jornal de Notícias (pag. 37) que reza o seguinte:

"De acordo com um comunicado emitido pelo Conselho de Administração dos HUC [Hospitais da Universidade de Coimbra], as vítimas terão ingerido uma espécie de cogumelos venenosos designada por 'amanita falóides'."

Vários comentários:

- Confirma-se a suposição do Loco Gato de ser a ingestão de Amanita phalloides a causar as intoxicações. Os sintomas (falência hepática), pareciam apontar nesse sentido...

- Como é possível continuarem a ocorrer situações destas no século XXI? Estamos a falar do consumo consciente de uma espécie mortal; basta abrir-se um qualquer guia de cogumelos para vir destacada, com letras garrafais ou simbologia elucidativa, a perigosidade desta espécie. Mais: convenhamos que com um mínimo de conhecimentos sobre as estruturas que compõem um esporóforo, é virtualmente impossível confundir esta espécie com qualquer outra espécie comestível tradicionalmente consumida no nosso país. O que me leva a pensar que o seu consumo só pode ser devido à conjugação de diversos factores: gula (e depois queixam-se de eu dar respostas tortas a quem, percebendo zero de cogumelos, vem perguntar se uma espécie é comestível colocando uma foto, muitas vezes de má qualidade, como única fonte de informação), ignorância, inconsciência, crendices populares (ainda há quem acredite nos métodos 'infalíveis' do alho, da colher de prata, da mudança de cor ao corte, da presença de anel, do crescimento nos prados, etc.)...

- Este será um ano propício a este tipo de situações, infelizmente, porque me parece um ano de grande abundância de Amanita phalloides e também de uma outra espécie muito apetecível pelo seu tamanho mas extremamente perigosa: Entoloma lividum.

- Porque raio não fazem nada as autoridades competentes? Porque não divulgar informação sobre as espécies mais perigosas (anúncio em jornais, anúncios na televisão, pequenas brochuras a distribuir em centro de saúde, escolas, mercados, etc.), alertando para as suas principais características discriminantes e desmistificando os "mitos rurais", como lhes chama o mesmo artigo do JN?

Viva

Lembrei-me de criar um tópico onde estivessem reunidas algumas das espécies mais perigosas existentes no nosso pequeno rectângulo... que acham? O nome será 10 COGUMELOS MAIS PERIGOSOS DE PORTUGAL.
Bem sei que isto que estou a propor já foi falado, que basta fazer uma pesquisa na net e facilmente se encontra a informação e bla bla bla... Mas não deixa de ter algum interesse pois pelo menos todos (os menos experientes, claro) ficam a conhecer, ou melhor, reforçam os seus conhecimentos, relativamente às espécies mais perigosas e mortais.

aqui está a notícia que o Pedro Claro comentou em cima:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1425380

Boa caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Pedro Rosa Sáb 21 Nov 2009, 22:37

Olá a todos,

Concordo com o Pedro é mesmo falta de consciência das pessoas (para não disser completa ignorância), ainda esta noite um colega meu que é médico, internou um tipo com suspeita de cortinarius orellanus ( não urinava á 3 dias ), e o que o sujeito disse foi " encontrei uns cogumelos no meu terreno que tinham bom aspecto e cheiravam bem, resolvi come-los", outro caso passado com um tipo que consumiu amanita phaloides ( que com muita sorte se safou com o pseudo antidoto ) a resposta foi " tinha uns cogumelos no meu terreno, que tinham bom aspecto, resolvi comer para ver se eram bons , para depois os poder ir vender" e depois quando ficou bom, pergutaram se ainda ia comer cogumelos e a resposta do tipo foi "claro que sim, agora já sei quais são os maus". Isto são coisas que não cabem na cabeça de ninguém ( pelos vistos sim). Basicamento para algumas pessoas tudo o que é cogumelo é bom para comer.

Em relação aos T. equestre, o único caso que tenho conhecimento é de um francês que comeu 4kg em dois dias, tudo é tóxico só depende da quantidade.
Pedro Rosa
Pedro Rosa
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Humor : :)
Fungónimo : monacha
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

envenenamento? Empty Re: envenenamento?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos