Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parece “couve flor” Sparassis crispa?

4 participantes

Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Parece “couve flor” Sparassis crispa?

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 21:58

LOCALIZAÇÃO: Pinhal em Barcelos
HABITAT: pinheiros (num tronco de pinheiro velho cortado)
TAMANHO: 20 cm de largura por 12 cm de altura
ESPORADA: ??
CHEIRO: ??
SABOR: ??

[img]Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Imagem1k[/img]

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Couve flor

Mensagem  Alfaiate Ter 17 Nov 2009, 12:59

boas
...de facto parece uma Sparassis Crispa. já comi este ano...mas aqui pelas fotos não te consigo dar 100% de certeza...! ...o habitat é esse de facto...e pelas fotos parece..
Pode ser q alguém tenha + certeza q eu...

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Re: Parece “couve flor” Sparassis crispa?

Mensagem  Eduardo Ter 17 Nov 2009, 18:56

Pelo que eu li não tem muitas espécies que se podem confundir com este, tem um que é o Dendropolyporus umbellatus que é um pouco parecido mas em forma de vários chapéus e que nasce em carvalhos e faias e que não é comestível.

Dizem que é excelente mas enquanto jovem, pois quando adulto já é um pouco amargo, mas não faço ideia como se prepara, se souberem a melhor maneira de o preparar e se for seguro acho que ainda vou lá busca-lo.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Re: Parece “couve flor” Sparassis crispa?

Mensagem  Nuno Ter 17 Nov 2009, 19:09

A mim também me parece tratar-se de Sparassis crispa.

Um abraço!
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Re: Parece “couve flor” Sparassis crispa?

Mensagem  Zamanita Ter 17 Nov 2009, 21:41

Eduardo escreveu:Pelo que eu li não tem muitas espécies que se podem confundir com este, tem um que é o Dendropolyporus umbellatus que é um pouco parecido mas em forma de vários chapéus e que nasce em carvalhos e faias e que não é comestível.

Dizem que é excelente mas enquanto jovem, pois quando adulto já é um pouco amargo, mas não faço ideia como se prepara, se souberem a melhor maneira de o preparar e se for seguro acho que ainda vou lá busca-lo.

Viva Eduardo

Acho que é preciso estar bastante desatento para confundir a Sparassis crispa com o Dendropolyporus umbellatus. As primeiras têm forma de couve-flôr e os segundos apesar do crescimento a partir de uma base comum, têm pé e chapéu. (e pelo que sei também são comestíveis...).

Também me parece uma Sparassis, se não tivesses indicado o habitat (pinheiro) apontaria mais para a S.laminosa que frutifica em madeira de folhosas e tem os lóbulos menos retorcidos ou ondulados.

No entanto esta da fotografia não me parece já em grandes condições, quer para uma identificação segura, quer para o consumo.
Talvez fosse melhor ideia esperares mais um pouco até encontrares uma que não ofereça dúvidas e que esteja em melhores condições.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Re: Parece “couve flor” Sparassis crispa?

Mensagem  Eduardo Ter 17 Nov 2009, 22:08

Zamanita escreveu:
Eduardo escreveu:Pelo que eu li não tem muitas espécies que se podem confundir com este, tem um que é o Dendropolyporus umbellatus que é um pouco parecido mas em forma de vários chapéus e que nasce em carvalhos e faias e que não é comestível.

Dizem que é excelente mas enquanto jovem, pois quando adulto já é um pouco amargo, mas não faço ideia como se prepara, se souberem a melhor maneira de o preparar e se for seguro acho que ainda vou lá busca-lo.

Viva Eduardo

Acho que é preciso estar bastante desatento para confundir a Sparassis crispa com o Dendropolyporus umbellatus. As primeiras têm forma de couve-flôr e os segundos apesar do crescimento a partir de uma base comum, têm pé e chapéu. (e pelo que sei também são comestíveis...).

Também me parece uma Sparassis, se não tivesses indicado o habitat (pinheiro) apontaria mais para a S.laminosa que frutifica em madeira de folhosas e tem os lóbulos menos retorcidos ou ondulados.

No entanto esta da fotografia não me parece já em grandes condições, quer para uma identificação segura, quer para o consumo.
Talvez fosse melhor ideia esperares mais um pouco até encontrares uma que não ofereça dúvidas e que esteja em melhores condições.
Estive a ver umas fotos da S.laminosa e realmente não me parece aquilo que eu vi, mas de jeito nenhum vou correr qualquer risco sem ter certezas.

Em relação ao o Dendropolyporus umbellatus o que diz o livro que tenho, passo a citar “O não comestível Dendropolyporus umbellatus cresce sobre as raízes das arvores de folhas velhas, como os carvalhos e faias. É composto por inumeráveis e pequenos chapéus com pé.” Pelo que diz não é comestível.

Para mim o que fascinou foi o facto de ser a 1ª vez que vejo esta espécie e como tenho um o hábito de não estragar desnecessariamente as coisas normalmente fica sempre como encontrei, só quando cheguei a casa e encontrei no livro me interessei mais, mas numa próxima vou “esmiuçar” o dito cujo.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Re: Parece “couve flor” Sparassis crispa?

Mensagem  Zamanita Qua 18 Nov 2009, 00:22

Eduardo escreveu:
Em relação ao o Dendropolyporus umbellatus o que diz o livro que tenho, passo a citar “O não comestível Dendropolyporus umbellatus cresce sobre as raízes das arvores de folhas velhas, como os carvalhos e faias. É composto por inumeráveis e pequenos chapéus com pé.” Pelo que diz não é comestível.

Pois, isto da comestibilidade é sempre relativo. O que é comestível para uns autores pode não ser para outros.
Há muitas espécies que nuns livros vêm como comestíveis e noutros como não.
Por exemplo a Sparassis crispa (na minha opinião, muito bom comestível) em alguns livros aparece como não sendo comestível.

Normalmente os autores consideram comestíveis os cogumelos que, não sendo tóxicos, têm algum interesse culinário. E se a toxicidade em princípio é um dado absoluto (ou é ou não é tóxico), o interesse culinário já depende do gosto do artista...
Apesar de nunca ter comido nem visto nenhum Dendropolyporus umbellatus, já vi em vários livros como sendo comestível.

Vá-se lá saber... Wink

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Parece “couve flor”   Sparassis crispa? Empty Re: Parece “couve flor” Sparassis crispa?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos