Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

macrolepiota procera/amanita phaloides

2 participantes

Ir para baixo

macrolepiota procera/amanita phaloides Empty macrolepiota procera/amanita phaloides

Mensagem  velho Sex 30 Out 2009, 13:49

Recohi uma quantidade de cogumelos que acho que são mcrolepiota procera, noentanto li algures que os amanita phaloides podem ser confundidos com estes. Estou um bocado aprensivo em comelos ( e aprimeira vez que faço uma recolha ). Alguem me diz qual adiferença entre eles.
obrigado

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

macrolepiota procera/amanita phaloides Empty Re: macrolepiota procera/amanita phaloides

Mensagem  Pedro Claro Sáb 31 Out 2009, 16:55

Parece-me que seria muito mais simples se mostrasses como são os cogumelos que recolheste... É que dizer as diferenças entre Amanita phalloides e Macrolepiota procera seria uma tarefa fastidiosa - tal a falta de semelhanças entre estas duas espécies.

No entanto, de uma coisa eu tenho a certeza: se não sabes distinguir estas duas espécies e, sobretudo, se não sabes identificar uma das espécies mais tóxicas que existe (Amanita phalloides), de forma alguma te recomendaria que consumisses quaisquer cogumelos sem ser os comprados no supermercado.

Para referência, o que se segue é um exemplar típico de Amanita phalloides:

macrolepiota procera/amanita phaloides Amanitaphalloides

Para além da cor amarelo-esverdeada do chapéu - muito típica -, são também características identificantes a volva saciforme (aquela membrana em forma de saco que envolve a base do cogumelo), a presença de um anel (não visível na foto) e as lâminas brancas e livres (ou seja, que não tocam no pé). Em princípio, estas características permitem que um exemplar típico e não degradado de A. phalloides seja facilmente identificado. Este exemplar foi fotografado junto a um carvalho (Quercus sp.), que costuma ser uma árvore com a qual forma simbiose.

Honestamente, não vejo qualquer mínima possibilidade de confusão com qualquer Macrolepiota (não tenho nenhuma foto à mão para mostrar, mas basta fazeres uma pesquisa no google para veres imagens)... A única espécie que PODE ser confundida com alguma facilidade (e ingenuidade) com A. phalloides é Tricholoma equestre, precisamente por causa da cor semelhante, mas esta última espécie não tem anel, não tem volva e as lâminas são amarelas.

Qualquer dúvida, é só dizeres.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

macrolepiota procera/amanita phaloides Empty macrolepiota procera

Mensagem  velho Sáb 31 Out 2009, 18:25

olá Pedro Claro,
tens razão, estas 2 espécies não têm nada a ver uma com a outra. Mas sabes que para a maior parte das pessoas cogumelos silvestres são sinónimo de venenoso.
E apesar da macrolepiota procera ser uma espécie quase impossivel dee se confundir com outra na hora de os comer e apesar de várias pessoas os terem visto e me asegurarem que eram comestiveis, fiquei na mesma com medo.
Ontem encontrei uma colonia de um cogumelo especdtacular que eu acho que é amanita caeserae. não sei postar fotos se não colocava algumas.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

macrolepiota procera/amanita phaloides Empty Re: macrolepiota procera/amanita phaloides

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos