Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fungo de Capim

2 participantes

Ir para baixo

Fungo de Capim Empty Fungo de Capim

Mensagem  MarceloMicologia Sex 15 maio 2009, 15:45

Encontrei esse fungo em frente à minha casa. É um cogumelo bastante comum, sempre quando há periodos de chuva intensa eles aparecem. Porém, ninguem sabe me dizer qual é a espécie. Vou mandar as fotos para vocês, quem sabe um de vocês não sabe que cogumelo é esse.

Substrato: capim, mato, a céu aberto, sem sombra.
Basidiocarpo: Píleo de 4-5 cm de diâmetro com lamelas escuras (roxas a cinzentas), perídio esbranquiçado a amarronzado.
Estipe: 5-6 cm, esbranquiçada com anel presente (Amanitaceae?), situado cerca de 2/3 da base para o píleo.
Cheiro: Não há um cheiro característico.

Fotos:
Fungo de Capim Marcelo11042009030v

Fungo de Capim Fotos004a
MarceloMicologia
MarceloMicologia
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Idade : 38
Fungónimo : Mycology Mystery Myth's
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fungo de Capim Empty Re: Fungo de Capim

Mensagem  Pedro Claro Sex 15 maio 2009, 16:59

Amanitaceae não é de certeza, porque devido aos esporos brancos desta sub-família, as lâminas nunca adquirem tons tão escuros.

A primeira fotografia parecia-me um Agaricus sp., mas se os exemplares na mão da segunda foto são a mesma espécie, então parecem-me mais Stropharia sp. (o que pode ser corroborado pela cor das lâminas, já que este género apresenta esporos escuros, frequentemente com tons violáceos). A cor amarelada do chapéu (píleo) pode fazer pensar em Stropharia coronilla, mas como estamos a falar de uma espécie que foi recolhida noutro continente, eu não assumiria à partida que se trata dessa espécie.

Tenta verificar se existe alguma listagem de espécies do Brasil e se nela consta a que referi. Se constar, creio que será uma hipótese a explorar...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungo de Capim Empty Re: Fungo de Capim

Mensagem  MarceloMicologia Sex 15 maio 2009, 17:43

Obrigado pela dica Pedro. Fiz uma pequena pesquisa sobre este fungo no Brasil e achei o seguinte:

Stropharia coronilla (Bull.) Quél.

País: Brasil.
Organismo associado: qualquer
Número de registros. 1. Informação sobre data. 2 Junho 1960 (Jun). Localizações. Pernambuco. Substratos. solo. Coleções. URM 19077. Literatura. Batista & Bezerra (1960) página(s) 19.

Também dei uma olhada em várias fotos... e parece mesmo ser esta espécie.
A foto a seguir reflete bem q por suposto trata-se do mesmo fungo.

Fungo de Capim Nadon_stropharia_coronilla

Muito obrigado pelas dicas e até a próxima!
MarceloMicologia
MarceloMicologia
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Idade : 38
Fungónimo : Mycology Mystery Myth's
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fungo de Capim Empty Re: Fungo de Capim

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos