Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa

3 participantes

Ir para baixo

Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Empty Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa

Mensagem  Zamanita Qua 11 Mar 2009, 02:06

Nas últimas semanas entre umas investidas às Amanita ponderosa no Ribatejo (nem vê-las... Evil or Very Mad ) e umas voltas pela região centro (Sertã, Pombal, Ansião, Leiria) as Helvellas apareceram em todas as saídas.

A primeira, que identifico como Helvella lacunosa:
HABITAT - na orla de bosques vários, muitas vezes sob sobreiros
CHAPÉU - 2 a 4 cm de altura e largura; forma de cela de cavalo; Carne frágil, um pouco cartilaginosa; Superfície Himenial lisa, cinzento muito escuro (quase negro) por fora, cinzento mais claro na superfície interna
PÉ - até 4X2; cor idêntica à parte interna do chapéu; formado por pregas longitudinais que formam alvéolos; cartilaginoso
ESPORADA - não fiz. Supostamente esbranquiçada mas não determinante para identificar a espécie
CHEIRO E SABOR - odor e sabor fúngicos


Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Dscn2900


Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Dscn2902i


Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Dscn2907b



Há opiniões?
A receita vai para a seccção da Gastronomia... pirat

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Empty Re: Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa

Mensagem  *ento*loma* Qua 11 Mar 2009, 18:13

Hey maluco, como estás?

Belas Helvellas!

Só para te dizer que pela zona do Alentejo (mais precisamente na zona de Portel) já tive confirmação da silarca!!!! elas já estão a sair!!!! por isso se tiveres numa de vir mais para o sul já se garantem umas petiscadas!!!! Smile


Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Empty Re: Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa

Mensagem  Zamanita Qua 11 Mar 2009, 18:55

Pois é Ento, por me ter constado dessas silarcas em Portel é que fui até ao Ribatejo/Norte Alentejo ver se também já saiam.... mas mais valia ter feito mais uns kms e ter ido mais pra baixo. Aproveita tu que estás mais perto!! Twisted Evil
Da próxima não podem escapar!! Nem que te vá buscar a casa!! Very Happy
O sabor das Helvellas surpreendeu-me.

Grande abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Empty Re: Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa

Mensagem  Pedro Claro Qui 12 Mar 2009, 10:07

Não sou grande perito neste tipo de cogumelos, mas parecem-me H. lacunosa. As que tenho visto têm o pé mais esbranquiçado, mas creio que isso faz parte da plasticidade da espécie. Smile

Como é uma espécie relativamente abundante nesta altura, é bom saber que os micófagos têm algo com que se entreter...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa Empty Re: Tempo de Helvellas - Helvella lacunosa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos