Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inventários micológicos

3 participantes

Ir para baixo

Inventários micológicos Empty Inventários micológicos

Mensagem  Loco Gato Sex 27 Fev 2009, 02:48

Os textos que seguem fazem parte, originalmente, dum tópico endereçado pelo manel na categoria Divulgação (ICNB vai lançar biblioteca online com cogumelos também!), mas permito-me transcrevê-los para aqui (espero que o manel não se importe) pois incidem sobre metodologia.
manel escreveu:Conforme tinha sido anunciado, já está disponível um relatório que me parece bastante completo, datado de 2003, com as espécies identificadas nesta área.

O link é este.

É curioso perceber como bate certo, o lugar das ocorrências das espécies que fui encontrando aqui e agora vejo neste relatório. Também há uma ou outra, identificação incompleta, mas aqui sugerida, como a Amanita fulva, por exemplo e que ocorre, nos locais onde as fotografei. Em 2003, data do relatório, ainda deviam usar o nome Rozites Caperatus e não Cortinarius. Por último, procurei na lista o Craterellus cornucopiodes, mas não encontrei. Eu identifiquei-o no Trilho dos Moinhos e Regadios que é do PNPG. Será que temos no Fórum, um exemplar que o ICNB ainda não identificou na Parque Nacional da Peneda-Gerês?

Até breve!

Manel
As listas são, por definição, incompletas. E alguma vez poderão ser exaustivas? Em teoria... talvez, mas é muito mais que uma questão de tempo (uns dizem que são precisos 5 anos, outros propõem 10, eu cá digo que poderia até ser um ou dois bons anos), essencial é a maneira como se desenha a amostragem. Da minha experiência, os factores fundamentais para se conseguir a amostragem adequada (já nem digo exaustiva) são:

  1. Homogeneidade ecológica de cada habitat a considerar (solo e, sobretudo, cobertura vegetal);
  2. Área contínua de cada parcela (pequeno demais não é representativo, mesmo que apareça lá muito cogumelo)
  3. Replicação (isto é, várias parcelas equivalentes)
  4. Intensidade de amostragem (idealmente, duas vezes por semana em cada parcela)
  5. Duração da amostragem (estações sazonais completas, e vários anos, em todas as parcelas)
Uff!!... que programa, não é? Por isso não admira que uma equipa que se dedicou a estudar os cogumelos durante algumas estações não visse o que o manel viu. Perfeitamente normal.
Gosto especialmente da frase que é atribuída ao Prof. Francisco Calonge (Madrid): as espécies novas aparecem onde há micologistas para encontrá-las.
As listas, por definição incompletas como disse, são-no por todos estes motivos, e também porque as visitas às parcelas são sempre apressadas e ainda porque, com muita pena nossa, mesmo que haja um batalhão de gente a "bater" a área, há sempre muitas espécies, mais discretas, que ficam sempre por ver, ou porque são pequenas, ou camufladas, ou nunca emergem (hipógeas).

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Inventários micológicos Empty Obrigado!

Mensagem  manel Sex 27 Fev 2009, 03:18

Loco Gato,

Claro que não me importo, até agradeço que se destaque e coloque a informação relevante, nos locais mais próprios.

Li com interesse este teu post. De facto não me espanta nada que o Craterellus cornucopiodes, não tenha sido inventariado. Considerando a forma, local e época em que o encontrei, foi muito acidental. No entanto este documento, veio confirmar quase todas as espécies que identifiquei nas serras da Peneda e Gerês e dar ainda mais vontade de lá ir, pois há muitas mais que ainda não encontrei.

Só uma questão: Qual a atitude mais correcta da minha parte, ou qualquer um de nós? Contactar o ICNB do PNPG e informá-lo de uma colheita, aparentemente, ainda não inventariada, ou por não estar enquadrada na metodologia de amostragem deles, isso não faz sentido?


Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inventários micológicos Empty Re: Inventários micológicos

Mensagem  Pedro Claro Sáb 28 Fev 2009, 01:25

@Loco Gato: excelente tópico, mais uma vez. Creio que estão aqui algumas bases interessantes para eventuais futuros projectos do fórum.

@Manel: possivelmente não terá grande interesse para eles porque a) não tens forma de provar a observação (mesmo que acreditassem na tua palavra, em termos científicos a validade da tua descoberta é virtualmente zero - e este é um dos aspectos a que estou a dar alguma relevância no documento que estou a preparar, relativo aos procedimentos de campo) e b) nenhum 'expert' pode atestar essa observação. Possivelmente também terás razão quando referes que, não tendo sido seguida a metodologia deles, a tua descoberta poderá não ter outro valor para além de alertar para a possibilidade de, numa futura campanha, se encontrar essa espécie. Eu próprio já encontrei várias espécies que no livro do Courtecuisse não estão referenciadas para Portugal (Xerocomus parasiticus, por exemplo, uma espécie até bastante simples de identificar) e sei que o *ento*loma* também já encontrou algumas (nomeadamente, Strobilomyces strobilaceus), mas, pelo menos no meu caso, sem exsiccata e sem um registo detalhado de vários dados importantes, estas 'descobertas', do ponto de vista científico, valem zero. Sad Por isso quero, com a elaboração do Manual de Procedimentos de Campo, alertar para os passos necessários para 'validar' uma descoberta deste género.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Inventários micológicos Empty Re: Inventários micológicos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos