Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Macrolepiota mastoidea

4 participantes

Ir para baixo

Macrolepiota mastoidea Empty Macrolepiota mastoidea

Mensagem  Valter Sáb 31 Jan 2009, 21:55

Azinhal, Castro Marim (Algarve)
HABITAT: crescia no chão, por entre a erva, junto de uma ribeira
CHAPÉU: 9 cm, forma plana, com uma bola castanho escura no centro
PÉ: 9 cm comprimento/1cm espessura, apresenta uma anel ao centro
HIMENÓFORO: lâminas esbranquiçadas
ESPORADA: não identificada
CHEIRO E SABOR: Indistintos

Macrolepiota mastoidea DSC02243
Macrolepiota mastoidea DSC02245
Macrolepiota mastoidea DSC02249


Última edição por Valter em Seg 02 Fev 2009, 13:55, editado 3 vez(es)
Valter
Valter
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 69
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota mastoidea Empty Re: Macrolepiota mastoidea

Mensagem  Nuno Dom 01 Fev 2009, 00:23

Humm, parece-me Macrolepiota procera, mas o anel parece-me estranho... Talvez por causa de determinadas condições climatéricas, nomeadamente chuva.
É várias vezes confundida com Macrolepiota rhacodes, mas com esse himenóforo não engana Wink

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota mastoidea Empty Re: Macrolepiota mastoidea

Mensagem  Pedro Claro Dom 01 Fev 2009, 11:21

Não é Macrolepiota procera (o anel não é duplo e móvel e o pé não apresenta o padrão zebrado típico). Também não é Macrolepiota rachodes (ou melhor, Chlorophyllum rachodes) porque o pé e o anel são diferentes (era necessário, para tirar todas as dúvidas, ver um CORTE LONGITUDINAL - que o Valter continua a não fazer e é ESSENCIAL em muitas situações -, uma vez que o pé tem tendência a avermelhar no caso de se tratar de C. rachodes).

É certamente Macrolepiota sp. Mais tarde vou investigar e talvez consiga chegar a algo mais específico.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota mastoidea Empty Re: Macrolepiota mastoidea

Mensagem  Polecat Dom 01 Fev 2009, 13:37

Olá amigos!

Como o Pedro disse, Macrolepiota procera não será certamente. Quanto ao género também não me arrisco a 100% em Macrolepiota sequer...

Este é um daqueles casos em que talvez a melhor forma de descobrir o género será descobrir a espécie pale

Entre os géneros Macrolepiota; Chlorophyllum e Leucoagaricus as diferenças macromorfológicas são virtualmente indetectáveis...

No entanto, existem autores (Mozer se não estou em erro) que afirmam que Macrolepiota distingue-se de Leucoagaricus por este último não apresentar um anel amovível como normalmente acontece no primeiro...Pessoalmente opto por não levar esta diferenciação à letra...

Claro que um micólogo experiente com um bom microscópio poderá sempre diferenciar os 3 géneros facilmente.

Peço desculpa não vos poder ajudar mais de momento. Com certeza alguém poderá completar o comentário sobre estes 3 géneros com mais bases.


Abraço e até breve Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota mastoidea Empty Re: Macrolepiota mastoidea

Mensagem  Pedro Claro Dom 01 Fev 2009, 15:57

Quanto ao género, eu não teria grandes dúvidas que se trata de Macrolepiota. As dimensões excedem o que normalmente se associa a outros géneros semelhantes (Lepiota ou Leucoagaricus) e há espécies de Macrolepiota cujo anel não é móvel. Quanto ao género Chlorophyllum, há, de facto, grandes semelhanças macroscópicas, mas são muito poucas as espécies reportadas na Europa e, não sendo de excluir esta hipótese, parece-me mais provável tratar-se de Macrolepiota.

Dei uma vista de olhos à bibliografia que tenho e, com base na informação visual que posso discriminar nas fotos, parece-me que a espécie mais semelhante é Macrolepiota mastoidea. Mas sem mais dados, ficaremos sempre com algumas dúvidas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota mastoidea Empty Re: Macrolepiota mastoidea

Mensagem  Pedro Claro Seg 02 Fev 2009, 12:18

Macrolepiota phaeodisca tem o chapéu muito mais escuro. Não me parece que seja uma opção para a espécie que apresentas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota mastoidea Empty Re: Macrolepiota mastoidea

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos