Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção!

3 participantes

Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção!

Mensagem  manel Seg 26 Jan 2009, 21:00

Eu tenho uma amiga, a Cristina de Cabeceiras de Basto. Terra rica em cogumelos silvestres.

Ela é uma das que tem assistido ao meu entusiasmo pelos cogumelos. Só que a Cristina, como já referi, vem de um meio rural, do Minho, rico em cogumelos. Passou grande parte da vida a observá-los e a ouvir os cuidados que os pais e os mais velhos tinham sobre eles. Apanhavam muito poucas espécies. Penso que não iam além das Macrolepiotas procera, a que chamam de púcaras.

Domingo passado, a Cristina viu comigo um programa do Jamie Oliver, onde ele foi com um amigo entendido, apanhar cogumelos à floresta. Curiosamente ela reconheceu a maioria dos exemplares que eles colheram no programa. Já os tinha visto no meu laptop e alguns até já os tinha provado cá em casa: Boletus edulis, C cibarius e Hydnum repanduns...

A Cristina contou-me que teve uma conversa com a Mãe que ainda vive em Cabeceiras, sobre mim, o amigo dos cogumelos. Ela foi-lhe dizer que afinal existem mais santieiros no monte do que elas podiam imaginar e que são muito bons. Disse-lhe ainda que o Manel há-de ir a Cabeceiras apanhá-los. Parece que a Senhora ficou um pouco surpresa. Quando era nova, nos tempos de fome, houve por lá alguns casos de miúdos que morriam por comerem sapeiros. Parece que até eram saborosos mas matavam.

Alguém está a perceber alguma coisa desta conversa? Estando com a Cristina a ver um programa inglês, vi aqui uma relação:

Santieros = Generalização popular para cogumelos comestíveis (pelo menos não venenosos ou tóxicos) = Mushrooms
Sapeiros = Cogumelos venenosos ou tóxicos = Toadstools (toad é sapo)

Tentando ir um pouco mais longe, googlei o termo "santieiro" e encontrei este artigo no Notícias de Vouzela, onde a aplicação do termo é a mesma que a Cristina e a Mãe dela fazem dele.

Fazendo o mesmo a "sapeiro" não tive sorte. Só encontrei umas mensagens nuns fóruns onde dava para perceber que o termo era utilizado como um grave insulto. Mas eu vou tentar entrar em contacto com algum fórum, blogue, ou jornal regional para confirmar o sentido micológico do termo.

Fica aqui registado a influência que um programa de tv de um opinion leader como o jamie oliver, tem na diminuição da micofobia e de uma relação semântica que, se calhar não existe e é mera coincidência.

Até breve!

Manel


Última edição por manel em Qua 28 Jan 2009, 23:48, editado 1 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Re: Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção!

Mensagem  Pedro Claro Ter 27 Jan 2009, 10:30

Bom tópico, Manel.

Quanto aos sapeiros, não posso adiantar mais nada porque não sei do que se trata. Talvez se conseguires contactar com alguma pessoa de mais idade e essa pessoa te possa guiar a um 'sapeiro' se desvende o mistério.

Mas gostaria de dizer que a notícia do Notícias de Vouzela a referir que o 'macrolepiota procera' (vá lá, o nome científico está bem escrito, se bem que macrolepiota deveria ser Macrolepiota) 'só costuma surgir no Outono' não tem qualquer fundamento. Eu já observei esta espécie em praticamente todos os meses do ano e, pelo menos em termos de estações do ano, posso garantir que ocorre em todas, sendo a Primavera, por acaso, a menos profícua. Parece-me mais uma generalização do conhecimento popular (cogumelos só no Outono) que não tem nada de científico.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Re: Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção!

Mensagem  Zamanita Ter 27 Jan 2009, 11:21

Oi manel

O termo "sapeiro" desconhecia por completo.
Já santieiro (ou sentieiro) é um nome popular muito utilizado na beira Interior (pelo menos em parte dos distritos de Viseu e Guarda) para denominar o Macrolepiota procera. Desconhecia que era utilizado para outros cogumelos comestíveis.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Respostas

Mensagem  manel Ter 27 Jan 2009, 12:27

Pedro,

M proceras, com a minha recente experiência só as apanhei, de facto no fim de Outubro num prado na orla de um pinhal, mas com pena minha. Espero bem que estejas certo. Os guias de campo dizem que ocorrem entre Julho a Outubro. Mas já sabemos que são adaptados do norte da Europa.

Zamanita,

O sentido que O Notícias de Vouzela dá à expressão "santieiros" parece ser o mesmo que o da minha amiga, ou seja, um cogumelo comestível, desta feita grande.

Entretanto, enviei um email para um jornal regional de Cabeceiras de Basto sobre estes dois termos, a ver se me confirmam o que significam e como são aplicados popularmente no que se refere aos cogumelos.

Obrigado pelo interesse.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Tenho uma correcção a fazer

Mensagem  manel Qua 28 Jan 2009, 23:47

Amigos

Hoje jantei com a Cristina e ela explicou-me melhor. Eu entendi mal o que me disse da primeira vez.

Santieiros é o termo popular para cogumelos em geral. Ou seja, tudo que é cogumelo, é Santieiro. Santieiro de sapo são os venenosos. Estes sim, poderiam equivaler aos "toadstools" ingleses.

Assim é que é em Cabeceiras de Basto!

As minhas desculpas.

Manel


Última edição por manel em Qui 29 Jan 2009, 20:22, editado 1 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Re: Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção!

Mensagem  Pedro Claro Qui 29 Jan 2009, 14:05

Não é preciso pedir desculpas, Manel. Foi um erro de boa-fé...

Obrigado pelas correcções. É importante, a par dos nomes científicos, estarmos conscientes dos nomes comuns. Aliás, creio que brevemente haverá espaço aqui no fórum para se fazer um levantamento desses nomes - pelo menos já sei que um dos moderadores está a preparar o caminho para mais esse projecto. O fórum Cogumelos de Portugal não pára! Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Obrigado Pedro!

Mensagem  manel Qui 29 Jan 2009, 20:39

Eu de facto tenho um fascínio especial por estas nomenclaturas populares. Santieiros, Sentieiros, ou de sapo quando venenosos ou tóxicos, para os lados de Cabeceiras de Basto. É que não vou sossegar enquanto não perceber a origem deste nome "Santieiro" para um produto que até era conotado com bruxarias...

Não muito longe dali onde encontrei os Craterellus cornucopioides entre Terras do Bouro/Germil, mais de que uma vez, anciãos olharam para o meu cesto de cogumelos e chamaram-lhe touceiras ou touceiros, não sei agora precisar, mas vou averiguar o termo e sua a aplicação mais precisa, na próxima oportunidade.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção! Empty Re: Santieiros e Santieiros de Sapo - pf leiam a correcção!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos