Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos

4 participantes

Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos

Mensagem  manel Seg 26 Jan 2009, 20:33

Amigos,

Ajudem-me com uma dúvida:

Sempre que encontro algo interessente na net e se acho que vale abrir um tópico sobre isso, adopto uma de três práticas:
- Referência simples sem me esquecer da sua origem/autor. Acho de mau gosto não citar a fonte de uma informação ou não dar créditos a quem os merece. Por favor avisem-me sempre, se por lapso, alguma vez não o fizer. Geralmente tenho o cuidado de procurar a data dessa informação.
- Linko o url
- Faço ambas. Ou seja, um resumo escrito com uma sinopse pessoal, referência ao site/autores e a seguir link. Este é o meu procedimento mais comum.

Mas tenho visto tópicos, com alguma frequência onde isso não acontece. São vídeos do youtube, ou curiosidades sobre o maior organismo vivo jamais encontrado... Eu tenho plena consciência que os nossos activos usuários não o fazem por mal, mas gostava de saber qual o procedimento correcto aqui no fórum. Estas informações e vídeos são de utilização livre e na internet esta prática de citar a origem da informação caiu em desuso? Ou pelo contrário, podemos estar a proceder incorrectamente, mesmo que involuntariamente?

É óbvio que os tópicos ficam muito mais interessantes com imagens e vídeos, mas nos meus, nunca tive a ousadia de colocar mais do que imagens e textos da minha autoria.

Se me disseram que esta questão de citar a origem da informação/créditos, já era, no mínimo eu vou continuar a fazê-lo por respeito aos autores. Estou convicto de quando não o fazemos estamos a perder parte importante dessa informação, repito, mesmo que involuntariamente. Além do que em termos de relações públicas e construção de network, não é nada recomendável. Diria mesmo, contra-producente.

Resumindo:

1. Pessoalmente, gostaria de saber apenas se é legítimo inserir um conteúdo de outro site, num tópico aqui no fórum sem pedir autorização prévia ao seu autor, ou pelo menos referi-lo. Esta é a minha pergunta essencial.

2. Fora isso, sugiro uma reflexão sobre a questão da não referência das fontes de informação/autores dos conteúdos citados/inseridos nos tópicos do fórum, independentemente de ser ou não legítimo, pelas razões que enunciei.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty Nada disso

Mensagem  Nuno Seg 26 Jan 2009, 20:39

Manel,

Tenho essa mania de postar cá tudo o que encontro, e, realmente, não tenho por hábito citar o seu criador. Pois bem, comprometo-me desde já a começar a fazê-lo, não custa nada, e não ficamos mal-vistos.

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty Nada disso

Mensagem  manel Seg 26 Jan 2009, 21:15

Nuno,

Já te respondi em private. Pela primeira vez, obrigaste-me a re-editar, um tópico teu. Foi só o titulo que estava forte demais. Não estou aqui para mandar recados a ninguém. Isto é uma prática generalizada. O que eu proponho está claro em 2 pontos no final da mensagem.

Abração Nuno!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty Pronto, então tiro-a :)

Mensagem  Nuno Seg 26 Jan 2009, 21:21

Ok Manel, já percebi a mensagem Wink

Grande abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty links e conteúdos

Mensagem  efe Ter 27 Jan 2009, 00:15

Manel, links e conteúdos são coisas diferentes.
Inserir conteúdos sem citar a origem/autoria é acto éticamente reprovável. Mas não vejo onde possa existir falha ética ao inserir um link que, afinal, remete para a origem/autoria do assunto.
A discussão recente em tópico/s sobre cogumelos alucinogénios, seu cultivo e outros aspectos, que levou (e bem, no meu entender) a um esclarecimento por parte do gestor do fórum, não deve agora conduzir este mesmo fórum para um radicalismo indesejável que fere o espírito "livre" que é verdadeira essência da internet. Da mesma forma, não deve inibir os membros de continuarem a inserir conteúdos de sua autoria, ou não, ou simples remissões para outros conteúdos da net, nomeadamente através de links. Esta é, apenas, a minha opinião.


Abraço e boas caçadas.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty Quanto a links puros, estamos entendidos.

Mensagem  manel Ter 27 Jan 2009, 00:46

Efe tudo bem,

Quanto a links, dou-me perfeitamente bem apenas com a sua inserção. Essa é uma forma de referência simples e transparente. Estás a conduzir o usuário para a página de outro.

Agora eu gosto de acrescentar mais qualquer coisa. Mas isso é uma abordagem pessoal, mais nada.

A questão é quando vejo aqui conteúdos que não sei de onde vieram nem de quem são aqui. Só isso.

Mas atenção, se calhar hoje em dia isso às tantas é aceitável e quem põe um vídeo no youtube até fica feliz de o ver espalhado por imensos sites. Em quantos mais melhor. É assim que as coisas funcionam? É uma pergunta sem ironia.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty Re: Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos

Mensagem  Polecat Ter 27 Jan 2009, 01:47

Olá malta!

No caso específico do Youtube deixem-me esclarecer. Das duas uma, ou aparece um link que remete ao site deles, ou optamos pela função "embebed" (disponibilizada e incentivada pelo youtube e visível neste fórum como um "botão" em forma de "fita de filme"). O que esta função faz é muito simplesmente abrir um pequeno portal ou janelinha dentro do site hospedeiro (neste caso nós), é como se fosse um enclave youtubense cedido pelo Cogumelos de Portugal em seu território. Tanto nós, como eles, agradecemos a essa tecnologia Very Happy Aliás, o próprio "O Público" online fá-lo.


Quanto às referências, é uma questão importante. Podemo-lo fazer por cortesia, mas existem situações que devemos mesmo fazê-lo, refiro-me quando se fala de Ciência e se discutem pontos fulcrais - na ocorrência geográfica de um cogumelo por exemplo - que decidem rumos que nos aproximam da verdade cientifica. Nestes casos convém de facto referenciar as nossas afirmações por razões óbvias.


Quanto a questões legais, na Internet tudo quanto é informação protegida ou com direitos de autor, está normalmente (ou deveria estar) identificada como tal.


Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos Empty Re: Conteúdos de terceiros nos nossos tópicos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos