Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita Gemmata

4 participantes

Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Amanita Gemmata

Mensagem  Nuno Qui 22 Jan 2009, 22:46

Olá amigos,

Já há 2 semanas que não ía á caça, devido ás más condições climatéricas. Mas, aqui há dias, fui ao monte mesmo em frente a minha casa, coisa de 20 metros. Encontrei russulas, mycenas, alguns suillus "congelados", amanita citrina e uma amanita que realmente não faço ideia qual é... Já procurei em tudo o que é site, mas há sempre alguma característica diferente. Pensei em amanita gemmata, phalloides e citrina, esta última a mais parecida. Mas não ocorria odor a batata crua e nada de escamas. Esta espécie que tento identificar estava a poucos metros de amanitas citrinas (não sei se podemos colocar nomes de espécies no plural Question ), pareciam pequenas bolas amarelas. Peço já desculpa pela qualidade das fotos, mas não tive muito tempo, a disponibilidade anda um pouco reduzida (tenho de estudar Wink). Também não encontrei nenhum exemplar já adulto, apenas alguns jovens (pode-se ver numa foto como estavam a ser atacados por umas grandes larvas).

Mas deixo aqui o que consegui apurar:

Lever, Vila Nova de Gaia
(Nota: parece que nas fotos, o chapéu contém escamas, mas são restos do véu universal (ainda que pareçam escamas, era muito diferente destas mesmas). Ainda pensei que poderia ser amanita citrina, e a ausência de odor característico desta mesma podia ser explicado com o estado de maturação, mas já encontrei citrinas desta idade com o seu odor a batata crua).

HABITAT- Debaixo de pinus pinaster, crescia no solo, entre a caruma).
CHAPÉU- Hemisférico; cerca de 5cm o exemplar maior, e 3cm, os menores; amarelo (acho que o amarelo tipo amanita phalloides, é bom para explicar Wink), um pouco escorregadio e liso; sem descolorações ao toque (Nota: num exemplar, que aparece nas fotos, a margem é um pouco estriada, mas como estava muito degradado por larvas, não deu para perceber se era a mesma espécie.
PÉ- Cerca de 3-4cm de altura (também os exemplares que vi eram muito maduros, já que não conseguiam chegar á fase adulta, devido aos insectos); cor branca; sem registo de descolorações ao toque; com alguma consistência, não muita; com anel, deixado pelo véu universal (as características do pé podem ser comparadas com amanita muscaria, muito semelhantes).
HIMENÓFORO- (Forneço pouca informação já que o himenóforo foi maioritariamente devorado pelas larvas num estado mais maduro, enquanto que em jovem não o posso observar, devido ao véu); constituído por lâminas que não descoloraram ao toque, brancas, com pouca consistência (quanto á inserção, ainda não me habituei a informar correctamente, sinto alguma dificuldade, mas penso ser adnexa (?) (aliás, posso assemelhá-la a todas as outras amanitas que encontrei)).
ESPORADA- Branca, pouca quantidade.
CHEIRO E SABOR- Parecia-me ambos agradáveis, mas penso ser subjectivo.

Fotos:

Amanita Gemmata Imgp0445cf3

Amanita Gemmata Imgp0446tx0

Amanita Gemmata Imgp0448sr4

Amanita Gemmata Imgp0449pa6

Amanita Gemmata Imgp0450xt3[/URL

[URL=http://imageshack.us]Amanita Gemmata Imgp0452ct7

Amanita Gemmata Imgp0453zk2

Amanita Gemmata Imgp0457ij4

Amanita Gemmata Imgp0480it2

Espero que esteja bem Wink

Um abraço,
Nuno


Última edição por Nuno em Sex 06 Fev 2009, 14:18, editado 2 vez(es)
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Re: Amanita Gemmata

Mensagem  Pedro Claro Qui 22 Jan 2009, 22:48

É uma Amanita gemmata. Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Re: Amanita Gemmata

Mensagem  ZecTarius Sex 23 Jan 2009, 18:33

olá,

Hoje fui dar uma volta e deparei-me com estes cugumelos, vi que eram Amanitas pensei em Gemmata mas como o pé era um pouco diferente das que ja vi A. Gemmata fiquei na duvida, vi este post e decidi pôr aqui 2 fotos para confirmar; se nao for, faço um post novo com esta espéçie.
Habitat: Pinheiro Bravo e sobreiros.

Aqui vai.
Amanita Gemmata Dsc0593qv6Amanita Gemmata Dsc0605tp8

Abraços

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Amanita

Mensagem  Venade Sex 23 Jan 2009, 20:41

Trata-se, como disse o Pedro Claro, de um Amanita gemmata, também conhecido por Amanita junquillea.

Venade

Número de Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Re: Amanita Gemmata

Mensagem  ZecTarius Sex 23 Jan 2009, 20:54

Pois, era o que suspeitava, mas como na ultima vez que as vi A.Gemmata tinham um pe bem mais bulboso e nao tao direito como a minha primeira foto mostra, pensei que pudesse haver alguma variação.

Obrigado pelo esclarecimento. Wink

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Re: Amanita Gemmata

Mensagem  Nuno Sex 23 Jan 2009, 20:58

Obrigado, andava aqui um bocado á nora Wink
Vou comê-la, á Polecat Very Happy

(nâ, nã, tou a brincar) Wink

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Mais informação!

Mensagem  Nuno Sex 06 Fev 2009, 14:46

Olá amigos,

Já só vejo Amanita gemmata... E alguns outros claro, mas nada de significativo... Só elas é que resistem?
Fiz uma pequena sessão fotográfica com uma destas meninas, e olhem que é bem fotogénica, á semelhança da sua prima (ou irmã (?) Wink) muscaria.

Estas fotos foram da última caçada, entre chuvas intensas:

Amanita Gemmata Imgp0518ko3

Amanita Gemmata Imgp0525pv7

Amanita Gemmata Imgp0532jb1

Amanita Gemmata Imgp0533mq5

Amanita Gemmata Imgp0536cr2

Amanita Gemmata Imgp0539gb8

Nota: Note-se em algumas fotos os restos do véu universal, os detalhes do pé e a quase ausência do anel nos exemplares mais adultos.
Wink
Um abraço,
Nuno


Última edição por Nuno em Sex 06 Fev 2009, 17:14, editado 10 vez(es)
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Re: Amanita Gemmata

Mensagem  Pedro Claro Sex 06 Fev 2009, 17:00

Um reparo, Nuno...

Já é, pelo menos, a segunda vez que colocas largas dezenas de fotografias num mesmo tópico (a outra vez foi uma avalanche de Amanita muscaria) e, embora não haja nenhuma regra no fórum contra isso, creio que algum bom senso se impõe. As imagens demoram tempo a carregar e gastam Mb. de tráfego, principalmente com um modem lento - e por vezes eu tenho que usar o meu modem da TMN. Além disso acabas por colocar, basicamente, imagens iguais que não trazem nada de novo em relação às anteriores (por exemplo, as primeiras 7 fotografias são, para quase todos os propósitos, iguais).

Creio que seria do interesse de todos se houvesse uma escolha prévia das fotos a colocar, optando por 3 ou 4 de cada espécie, no máximo, e que apresentassem perspectivas diferentes ou detalhes relevantes para a identificação. Mais ainda: algumas das fotografias estão claramente desfocadas e creio que, a menos que não tenhas outras semelhantes, essas deveriam ser sempre de excluir...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Por vezes não penso

Mensagem  Nuno Sex 06 Fev 2009, 17:19

Tens razão Pedro,

Felizmente, o meu computador abre logo as fotos, e estupidamente não pensei no teu caso e no de muitos outros amigos. Peço desculpa, foi uma estupidez... E ainda por cima haviam fotos desfocadas, e bem desfocadas, mas deixei-me levar pelo entusiasmo...

Pronto, agora já sei!

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita Gemmata Empty Re: Amanita Gemmata

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos