Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

+5
Broteroi
carcamelas
Polecat
PEDRA
Pedro Claro
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

moderador Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Seg 29 Dez 2008, 21:59

Informação DEFINITIVA - 09-Jan-2009

NOTA: Infelizmente, vamos ter que proceder a algumas alterações ao programa. O Zé fez hoje o percurso que tinha idealizado para amanhã e, devido ao frio intenso que se tem sentido, o panorama é desolador - muito poucos cogumelos e os poucos que há estão, na sua maioria, estragados. Decididamente, não faz sentido irmos para a zona da Serra do Sicó, porque seria tempo perdido. Assim, o encontro passa a ser apenas para explorar a zona que tínhamos previsto explorar no Domingo - o Pinhal do Rei e a zona do ribeiro de Muel. Não me foi possível fazer hoje uma incursão exploratória, pelo que não há certeza nenhuma em relação ao que se vai (ou não) encontrar amanhã. Ainda assim, acredito que se encontrem algumas coisas, pelo menos o suficiente para não se dar o passeio por perdido. Se se justificar, poderemos prolongar o encontro até ao dia 11, mas isso será algo a decidir amanhã.

- O ponto de encontro será na localidade de Albergaria, entre Leiria e Marinha Grande (já quase a chegar a esta última cidade), no posto de abastecimento da Repsol, por volta das 9h00. Quem vier pela A8 deve sair na segunda saída para a Marinha Grande (Marinha Grande Este) e, na rotunda, fazer 270º (virar para a esquerda) e seguir uns 500m até ao referido posto de abastecimento, que se encontra após uns semáforos de limitação de velocidade. Quem vier pela A1 deve sair na saída Leiria/Marinha Grande e seguir sempre as indicações em direcção à Marinha Grande. Sairemos em direcção às matas por volta das 9h30 - ou mais cedo, se estiverem reunidos todos os participantes.

- O encontro será uma coisa muito informal, sem compromissos e sem obrigações, a decorrer 'ao sabor da corrente'. Assim, não haverá pagamentos nem inscrições formais, mas também não haverá qualquer 'benesse': cada um levará o seu próprio equipamento e alimentação para o(s) dia(s) e, pretendendo comparecer nos dois dias, terão que providenciar alojamento se não quiserem deslocar-se a casa. Segundo o site do Instituto de Meteorologia, prevê-se bom tempo para o fim de semana, mas temperaturas baixas (certamente negativas).

- Equipamento a levar:

Roupa quente (várias peças de roupa finas, em vez de uma ou duas mais grossas) e usada (vamos andar no meio do mato)
Calçado prático, confortável e usado (vamos andar no meio do mato e, provavelmente, em zonas húmidas)
Alimentação e bebida para todo o dia (deveremos comer nos próprios locais a explorar, para poupar tempo)
Cesto de vime/verga e canivete ou navalha (para recolha dos exemplares - facultativo, mas recomendável)
Equipamento fotográfico (facultativo)
Guias de campo (quem não tiver pode usar os que vamos levar a mais)
Pequeno caderno de registo ou bloco de notas e lápis ou esferográfica para registar dados essenciais à identificação (facultativo)

- Os objectivos do encontro são os seguintes:

Dimensão sócio-cultural: convívio; troca de experiências entre os participantes.
Dimensão científica: fazer um checklist das espécies encontradas, descritas, fotografadas e identificadas; troca de conhecimentos.
Dimensão gastronómica: se possível, usar as espécies comestíveis encontradas para confeccionar um repasto [NOTA: é pouco provável que se encontrem espécies comestíveis em quantidade suficiente para fazer uma refeição].

- Após a saída, haverá a possibilidade, dependendo do número de interessados, de efectuar uma sessão de identificação em minha casa. De qualquer forma, um dos objectivos será, como referido atrás, a identificação das espécies encontradas - seja in loco (ou seja, no campo), seja no fim de cada dia de exploração, seja a posteriori (após análise em casa dos exemplares recolhidos). Seria bastante interessante - e é minha intenção fazê-lo - elaborar uma brochura ou um pequeno livro (em formato electrónico) com descrições e fotografias das espécies encontradas e das possíveis identificações, que seria depois distribuído por todos os participantes.

Qualquer dúvida, questão ou sugestão que tenham, podem contactar-nos por PM, e-mail ou através dos números de telefone:

Pedro Claro - 96 63 40 698
Zé Miguel (Zamanita) - 96 66 55 321

Lista dos participantes neste momento - não incluo amigos ou familiares que passarão apenas 'um bocadinho' ou vão só dizer 'olá' Smile :

Pedro Claro
Zamanita + 2 ou 3 amigos
Polecat
Loco Gato
*ento*loma* + amigos (incluindo a Susana Castro)
Broteroi
Carcamelas + 1 amigo


Última edição por Pedro Claro em Sex 09 Jan 2009, 18:39, editado 15 vez(es) (Motivo da edição : Actualização dos participantes e das informações.)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  PEDRA Ter 30 Dez 2008, 00:16

Viva cheers

Gostaria imenso de me juntar ao grupo numa destas caminhadas pela floresta (pastar verde, como costumo dizer). Vou fazer tudo que estiver ao meu alcançe para poder estar convosco, pelo menos, no sábado dia 10, que penso estar mais disponivel, mas que só poderei confirmar em data mais próxima à saida. Vivo no Porto e isto vai implicar sair muito cedo de casa Sleep - mas como diz o velho ditado popular: "quem corre por gosto não cansa".
Por norma, de 15 em 15 dias, costumo passar os fins-de-semana na zona Centro (zona de Leiria), na casa dos meus pais. Estou por isso muito habituado a "comer" kilómetros em auto-estrada, especialmente a A17 desde que está aberta ao público. No fim-de-semana passado (depois do Natal) estive no pinhal de Ferrel, num local que conheço como "fonte dos cabreiros", perto da casa florestal, e reparei que já não existe tanta diversidade de cogumelos como há 1 mês atrás. Mas se calhar (quase de certeza), o local não é o melhor e o observador também não.
De qualquer forma, fico contente com a vossa iniciativa e com o facto de a partilharem com pessoas que, para já, não conhecem de lado nenhum.
Espero encontrar-me com o grupo e espero também que a "dimensão gastronómica" se torne uma realidade. Se eu for ao vosso encontro, comprometo-me desde já a levar comigo 2 receptáculos do melhor nectar que tiver na cave.

1 abraço e obrigado
pelo agradável convite.
PEDRA Laughing

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Ter 30 Dez 2008, 15:10

Seria um prazer. E ainda por cima tens os teus pais tão perto do local onde iremos fazer as saídas...

Em princípio, basta confirmares a presença até à véspera (portanto dia 9, até ao final do dia) e apenas para sabermos com quantas pessoas poderemos contar - por isso, organiza a tua agenda e se te for possível vir, diz qualquer coisa.

Abraço.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  PEDRA Ter 30 Dez 2008, 22:55

OK

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Polecat Sex 02 Jan 2009, 20:07

Olá amigos!

Contem comigo!


Abraços
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Sex 02 Jan 2009, 23:36

Polecat escreveu:Olá amigos!

Contem comigo!


Abraços

Parafraseando o nosso primeiro, "porreiro, pá"! Laughing

Espero segunda-feira acertar algumas agulhas com o Zamanita. E que S. Pedro não nos traia de novo.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  carcamelas Seg 05 Jan 2009, 00:05

Boas,é na boa eu ir ? Very Happy
Tenho interesse em aprender mais sobre cogumelos, não conheço aqui ninguém pelo o forúm, mas não me importava nada de ir, até porque sou da zona, já fui ao pinhal de Pataias procurar cogumelos e as fotos que tenho postado aqui no forúm são todas tiradas nos arredores...
Apesar de não poder ajudar muito em termos de identificações...

Se for é só mesmo para aprender mais qualquer coisita Smile
carcamelas
carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Seg 05 Jan 2009, 10:04

carcamelas escreveu:Boas,é na boa eu ir ? Very Happy
Tenho interesse em aprender mais sobre cogumelos, não conheço aqui ninguém pelo o forúm, mas não me importava nada de ir, até porque sou da zona, já fui ao pinhal de Pataias procurar cogumelos e as fotos que tenho postado aqui no forúm são todas tiradas nos arredores...
Apesar de não poder ajudar muito em termos de identificações...

Se for é só mesmo para aprender mais qualquer coisita Smile

O encontro não é para 'experts' ou (supostos) entendidos. O encontro é para todos os que têm interesse na Micologia em todas as suas formas (científica, gastronómica, fotográfica/artística), que não se importam de partilhar os seus conhecimentos (implica aprender E ensinar) e que querem passar um ou dois dias em comunhão com outros interessados.

Neste momento as coisas estão ainda a ser discutidas entre mim e o Zamanita, mas espero colocar aqui mais dados brevemente (espero que ainda hoje). As previsões meteorológicas parecem estar a nosso favor, apesar de ontem o site do Instituto de Meteorologia apontar para um fim de semana sem chuva e hoje já haver previsões de aguaceiros para Sábado... Neutral [ACTUALIZAÇÃO: Afinal, prevê-se novamente bom tempo - ou seja, ausência de precipitação - para o fim de semana, mas temperaturas baixas.]


Última edição por Pedro Claro em Ter 06 Jan 2009, 11:47, editado 3 vez(es)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Broteroi Seg 05 Jan 2009, 11:10

Tb tou potencialmente interessado,

Confirmarei a meio da semana, eventualmente posso telefonar ao zamanita

Abraço

Carlos

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Seg 05 Jan 2009, 11:20

Excelente, Carlos.

Teríamos muito gosto na tua presença!


Última edição por Pedro Claro em Ter 06 Jan 2009, 11:55, editado 1 vez(es)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  *ento*loma* Seg 05 Jan 2009, 18:11

Olá Pedro!!!!

Eu tb estou interessado em ir! podes juntar o meu nome à lista Smile
Ainda não sei se vou os dois dias mas pelo menos em um deles vou!
Esperemos que desta vez o tempo permita a exploração!

Abraço!

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Ter 06 Jan 2009, 09:48

Excelente, Luís!

Vou adicionar o teu nome à lista.

Entretanto, ontem já se decidiram mais algumas coisas e por isso vou actualizar o post original assim que possível!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  PEDRA Ter 06 Jan 2009, 21:57

Olá a todos

Lamento informar mas, como eu já desconfiava, nesse fds tenho compromissos no Porto.
De qualquer modo, agradeço o convite e fico à espera de um encontro do género na Zona Norte.

Cumprimentos e Boa Caça
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Qua 07 Jan 2009, 09:09

PEDRA,

fica para uma próxima oportunidade, então.

Um abraço.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  carcamelas Qui 08 Jan 2009, 16:41

Boas Smile
Eu ainda não sei se posso ir os dois dias mas amanha confirmo...Em princípio se não houver problemas da parte da organização, vou levar um colega também interessado por cogumelos...
Mas amanha confirmo tudo ao certo.
Espero bem é que não esteja de chuva Very Happy

xau
carcamelas
carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Susana Castro Qui 08 Jan 2009, 17:01

Viva Pedro!

Bela iniciativa, adorava juntar-me a vocês!
Se ainda houver espaço para mais uma, conta também comigo, para sabado e/ou domingo!

o meu abraço,

susana castro

Susana Castro

Número de Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Broteroi Qui 08 Jan 2009, 20:13

COnfirmadissimo,

Vou com o Luis, Vasco e companhia

Abraço

Carlos

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Parabéns

Mensagem  Nuno Qui 08 Jan 2009, 21:53

Parabéns pela iniciativa, principalmente ao Pedro, pela boa, ou melhor, excelente, organização!
Quem me dera ir Crying or Very sad

Nunca mais tenho idade scratch

Um abraço
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Qui 08 Jan 2009, 23:02

Broteroi escreveu:COnfirmadissimo,

Vou com o Luis, Vasco e companhia

Abraço

Carlos

Excelente.

Só preciso de saber quantos são, se vêm todos para os dois dias e se precisam de indicações para alojamento.

Amanhã actualizarei o tópico inicial com informações mais detalhadas.

Abraços

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Qui 08 Jan 2009, 23:07

carcamelas escreveu:Boas Smile
Eu ainda não sei se posso ir os dois dias mas amanha confirmo...Em princípio se não houver problemas da parte da organização, vou levar um colega também interessado por cogumelos...
Mas amanha confirmo tudo ao certo.
Espero bem é que não esteja de chuva Very Happy

xau

Em princípio não haverá qualquer problema em trazeres o teu colega. Neste momento não sei ao certo quantas pessoas serão em cada dia - há uma série de 'amigos' que não sei se vêm ou não e em que quantidade - mas creio que não deveremos ser muitos mais do que 10 em cada dia. De qualquer forma, agradeço a confirmação o mais rapidamente possível se vens, quais os dias e se o teu colega também vem ou não...

Quanto ao tempo, as previsões do instituto de meteorologia apontam para a ausência de chuva, mas temperaturas muito baixas!

Abraço.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Qui 08 Jan 2009, 23:08

Nuno escreveu:Parabéns pela iniciativa, principalmente ao Pedro, pela boa, ou melhor, excelente, organização!

Isso ficará para os participantes avaliarem... Wink Espero que corra tudo bem.

Um abraço

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Qui 08 Jan 2009, 23:12

Susana Castro escreveu:Viva Pedro!

Bela iniciativa, adorava juntar-me a vocês!
Se ainda houver espaço para mais uma, conta também comigo, para sabado e/ou domingo!

o meu abraço,

susana castro

Olá, Susana. Antes de mais, bem vinda ao fórum. Wink

Creio que não haverá problema em adicionar-te à trupe, mas agradecia que confirmasses assim que possível se pretendes participar nos dois dias ou apenas num e qual deles.

Fica atenta ao tópico inicial que amanhã colocarei mais informação, com locais de encontro exactos e outras indicações importantes.

Beijinhos

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Qui 08 Jan 2009, 23:15

NOTA IMPORTANTE:

Devido ao súbito acréscimo de inscrições e confirmações, eu daria por encerradas as inscrições de novos participantes. Agradecia também que todos os assuntos pendentes no que diz respeito a confirmações fossem rapidamente resolvidos - por outras palavras, necessito urgentemente de saber quem, definitivamente, vem ou não (principalmente aquelas situações do género 'mais um amigo ou dois') e em que dias. Smile

Obrigado.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  carcamelas Sex 09 Jan 2009, 00:07

Olá está confirmado
Façam conta com mais dois para os dois dias .

Obrigado
carcamelas
carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Claro Sex 09 Jan 2009, 15:00

Já está praticamente tudo definido. Leiam o tópico inicial com atenção e se restarem dúvidas, por favor contactem-me (telemóvel, PM ou e-mail - por esta ordem de preferência). Guardem o meu número de telemóvel para o caso de ser necessário entrarem em contacto comigo amanhã, antes ou durante a viagem até ao ponto de encontro.

Só falta confirmar se a Susana Castro vem os dois dias ou apenas um e qual... Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontro no Pinhal do Rei a 10 Janeiro - IMPORTANTE!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos