Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita muscaria- veneno ou droga?

+7
ZecTarius
Polecat
Pingu
Pedro Claro
efe
Nuno
carcamelas
11 participantes

Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  carcamelas Dom 21 Dez 2008, 21:34

Amanita muscaria- veneno ou droga?

Boas, andei a informar-me sobre a amanita muscaria e li que é comestível, só que provoca efeitos alucinogénicos, até dá para fazer extracto e chá de amanita muscaria, andam ai receitas pela net e vendem-nas em sites seca e em extracto...


Os antigos shamans utilizavam-nas para rituais e curas, chamam-na de cogumelo sagrado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amanita_muscaria


Eu bem as via todas comidas pelos os bichos e preguntava-me como eles sobreviviam Very Happy , agora já percebo... Smile
carcamelas
carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  Nuno Dom 21 Dez 2008, 23:03

Olá Carcamelas,

Este assunto já deu que falar aqui pelo fórum... Aliás existem vários posts por aí...

O que acontece é que estes cogumelos são sim, alucinogénicos, mas existem muitos senãos... É extremamente venenoso, mas, ao contrário do que se pensava antigamente, erroneamente, não são mortais (dependendo também de quantidades). O maior problema até é ser confundido com amanita phalloides, por pessoas pouco informadas- a isto chama-se micetismo, o nome dado ao envenenamento por cogumelos- ao qual 90 a 95% das mortes ocorrem devido a este cogumelo, na Europa.

Quanto á amanita muscaria, contém várias substâncias psicoactivas, como a muscarina, o ácido iboténico, o mucimol (derivado do ácido iboténico) e a muscazona.
Precisam de ser secos antes de ingeridos, pois o ácido iboténico, ao secar, descarboxila, "transformando-se" em mucimol, 5 a 10 vezes mais potentes.
Segundo li, cerca de 10 ou mais cogumelos constituem uma dose fatal.

Mas existem muitos senãos, pois este cogumelo além de poder fazer com que possas ter alucinações, pode fazer com que hajam problemas gastrointestinais, como a diarréia; vómitos, espasmos musculares, tontura, hiperactividade, fazendo movimentos compulsivos e descordenados, falando sem parar e com a percepção de realidade totalmente alterada, transpiração, salivação e lacrimejamento, etc. Ocasionalmente, a experiência pode tornar-se altamente depressiva.

É certo que já era usado há 3000 anos, desde rituais hindus (o caso do famoso deus Soma), os povos primitivos do Nordeste da Ásia, os Tungus, os Yakuts, os Chukechens, os Koryaks e os Kanchadales dão um uso peculiar a este cogumelo, comem-no como intoxicante durante os intermináveis Invernos, quando o sol mal se levanta no horizonte e a solidão torna-se total e depressiva numa ameaça persistente e duradoura que parece não mais ter fim. Nessas condições, qualquer forma de inebriamento ou fuga pode ser considerada melhor do que nenhuma.
Também existem relatos de que os Vikings os comiam antes das batalhas, para batalhar frenéticamente.
E ainda muitos mais.
Depois existe o exemplo da Holanda, da venda de cogumelos psicoactivos, mas basta procurares por cá que existe um tópico sobre isso...
É preciso ter cuidado com este tipo de experiências, e, se alguém quiser experimentar, que leia muito e muito e que se informe. É a custa da ignorância que acontecem os acidentes.
Isto na minha mais humilde opinião.

Posso arranjar mais informação se alguém quiser! Wink
Espero ter ajudado.

Um abraço
Nuno


Última edição por Nuno em Sex 16 Jan 2009, 20:58, editado 1 vez(es)
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Continuação

Mensagem  Nuno Dom 21 Dez 2008, 23:18

Aqui neste documento acho que tem tudo sobre este cogumelo:

http://www.cogumelosmagicos.org/forum/attachment.php?attachmentid=1424&d=1150413213

Carreguem em Abrir, quando abrir um janela a partir do link que forneci.

Um abraço
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  efe Dom 21 Dez 2008, 23:31

carcamelas escreveu:Amanita muscaria- veneno ou droga?

Eu bem as via todas comidas pelos os bichos e preguntava-me como eles sobreviviam Very Happy , agora já percebo... Smile


Mas eses, são os bichos da pesada, pá!


lol!
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  carcamelas Seg 22 Dez 2008, 00:32

Ola Nuno obrigado pelo o esclarecimento, eu até gostava de experimentar Very Happy , mas não me vou por nisso, porque tenho a noção que não faço a mínima ideia do que pode vir de lá, além de não ter pratica nem saber como se prepara , apesar de já ter lido algumas coisas, mas não me vou basear nas leituras , não quero fazer parte desses 90% ou 95% Very Happy


Mas já vi que a Amanita muscaria é história viva.

Vou citar aqui uma grande frase que li num blog Very Happy

"Tal como a tecnologia, a natureza nunca é nem boa nem má. Mas chama-nos a conhecê-la para a usarmos da melhor maneira."

fonte: http://miscara.blogspot.com/2007/01/amanita-phalloides-puro-veneno.html
carcamelas
carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  Pedro Claro Seg 22 Dez 2008, 10:42

Lavoisier dizia: "não há veneno, apenas dosagem".

75 cafés expresso matam um ser humano adulto. Mas ninguém no seu perfeito juízo consome cafeína equivalente a 75 'bicas'.

Por outro lado, estima-se que sejam necessários 50g. de Amanita phalloides para matar um ser humano adulto. Isso quer dizer que, em princípio, seria seguro consumir, por exemplo, 25g. Obviamente, desaconselho vivamente a experimentação, mesmo de quantidades supostamente seguras!!! Mas isto permite-nos mexer à vontade em espécies venenosas sem correr o risco de uma intoxicação acidental - nem sempre há água disponível para lavar as mãos após o seu manuseamento, e isso nunca me causou qualquer transtorno.

Quanto à espécie em questão, são sobejamente conhecidas as utilizações ritualistas desta espécie pelos xamãs na Sibéria e noutros locais. Isso não quer dizer que seja seguro fazê-lo, mesmo em quantidades reduzidas. Não nos podemos esquecer que as substâncias com propriedades alucinogénicas têm efeitos imprevisíveis (já para não falar das questões legais). As 'trips' podem ser boas ou más, e tanto podem resultar em momentos de prazer como podem dar para imaginar que se é um pássaro e saltar do 8º andar...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re.Amanita

Mensagem  Pingu Sex 23 Jan 2009, 17:20

Pedro Claro escreveu:As 'trips' podem ser boas ou más, e tanto podem resultar em momentos de prazer como podem dar para imaginar que se é um pássaro e saltar do 8º andar...
Claro que as pessoas têm que se informa, mas para as mas trips ou actos demasiado irracionais para serem perigosos existe o Sitter que é basicamente um amigo que ajuda a sentar quando é preciso e no resto que é precisam.
Não é por acaso que os cogumelos psicoactivos sao usados em tratamento de pessoas deprimidas ou com cancro. Há estudos que relatam que as pessoas que se submeteram a testes apos um ano continuavam mais felizes e em constante aumento de felicidade. Já disse e continuo a dizer que a abertura da mente, conhecimento de si proprio nao é mito. Apenas as pessoas que ja passaram por isso sabem.
Faz mal e isto e aquilo.. Claro como tantas outras coisas, claro que não se deve abusar como acontece também no alcool e tabaco coisas tao banais.

Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  Polecat Sex 23 Jan 2009, 18:04

Pingu escreveu:Não é por acaso que os cogumelos psicoactivos sao usados em tratamento de pessoas deprimidas ou com cancro. Há estudos que relatam que as pessoas que se submeteram a testes apos um ano continuavam mais felizes e em constante aumento de felicidade. Já disse e continuo a dizer que a abertura da mente, conhecimento de si proprio nao é mito. Apenas as pessoas que ja passaram por isso sabem.

Pingu,

acredita que os moderadores e administradores deste site sabem que o desenvolvimento interior não é um mito, embora estas expressões que utilizamos ("desenvolvimento interior" "conhecimento de si próprio" e "abertura de mente") é que talvez possam não ser as mais cientificas. Há pessoas neste fórum que dominam algumas áreas da Psicologia e talvez te possam ajudar a veicular a mensagem. Mas melhor ainda, quando falas em estudos que relatam afirmações carregadas de subjectividade, convém e não fica mesmo nada mal, indicar as referências desses estudos, é assim que se deve fazer.

Eu pessoalmente já trabalhei sobre artigos que estudaram os efeitos da psilocibina na saúde somática (física) e mental e os resultados são sempre muito controversos e subjectivos, até porque grande parte desses estudos é feita em animais.

Os conceito de "felicidade" está muitas vezes associado ao consumo de ecstasy por exemplo, decerto que não achas que serão substâncias parecidas sequer. Digo isto só para teres uma ideia do perigo e dificuldade que é escrever em fóruns públicos (e é este o ponto importante que têm vindo a referir), uma pessoa qualquer sem conhecimento na área, que navegue pela internet e se depare com a tua mensagem, pode facilmente ficar com a ideia que os cogumelos psicoactivos são a cura para todos os males da sua vida.

Para algumas pessoas, os cogumelos podem ter ajudado, outras podem ter tido o "conhecimento de si próprias" através do Pôr-do-Sol, outras através de outra pessoa, outra através dum gesto apenas, outras através dum fórum, outrsa através dum ou mais deuses. "Mito" sabemos que não é, os veículos ou portas para esse fenómeno é que podem ser infinitos. Por outro lado, o mesmo pôr-do-sol, o mesmo gesto e os mesmos cogumelos podem ter o efeito contrário, podem hipotecar vidas. É por isso que devemos ter cuidado com o que escrevemos na internet.

Compreendo o que queres dizer, percebo que queiras exorcizar ou desmistificar os cogumelos enteógenos, mas de certeza que já reparaste que as pessoas deste fórum também não andam com uma cruz atrás (sem ofensa aos respectivos crentes) à procura deles para os pôr numa fogueira. A nossa perspectiva é cientifica e pedagógica acima de tudo.

Continua a postar nas diversas categorias, um abraço!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  ZecTarius Sex 23 Jan 2009, 19:05

Tava a ler este post e resolvi partilhar uma informaçao que li no meu Livro de Bruno Cetto sobre a comestabilidade da A. Muscaria sem prencipios activos ou venenosos para o nosso Cérebro e/ou corpo.

" Comestabilidade:VENENOSO. Provoca intoxicaçao de tipo neurotrópico.Em algumas regiões se consome sem maiores consequençias, previamente separando a cuticula do chapéu onde está concentrada a substânçia TOXICA e depois, conservando durante largo tempo em sal.( por exemplo em italia e consumido na Ribera Bresciana del Guarda. "

Deixo aqui um link importante que fala sobre isso tambem.

http://www.williamrubel.com/mushrooms/amanita-muscaria

Se assim o for ate gostava de fazer uns (pratos) com A. Muscaria Very Happy, mas so se so se tiver a certeza absoluta que nao ficara nenhum VENENO contido na parte dita Comestivel.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty já há tantos comestíveis

Mensagem  efe Sex 23 Jan 2009, 19:57

carcamelas escreveu:Amanita muscaria- veneno ou droga?
Os antigos shamans utilizavam-nas para rituais e curas, chamam-na de cogumelo sagrado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amanita_muscaria
Eu bem as via todas comidas pelos os bichos e preguntava-me como eles sobreviviam Very Happy , agora já percebo... Smile

Provavelmente chamam-lhe cogumelo sagrado porque permite falar directamente com Deus.
Laughing
Serão cerca de 20 mil as espécies de cogus comestíveis. Seguramente que existirão algumas centenas, dessas, no nosso país. Aposto que ninguém daqui provou mais do que umas 40 ou 50 espécies diferentes, portanto há ainda muito que comer. Acho que não vale a pena correr riscos. Cá para mim, os venenosos ou tóxicos só servem para uma coisa: Fotografar.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re.Amanita

Mensagem  Pingu Sex 23 Jan 2009, 20:59

Polecat, consegues ver as coisas de um lado diferente com uma grande análise do assunto visto que não criticas mas também não aprovas. Concordo com o que disseste, muito bem observado. Smile


Zt, eu também ja li um pouco na net sobre isso, não sei se li mal mas penso ´mesmo sem a "pele" o cogumelo ainda contém algumas toxinas, de qualquer maneira devem ser em quantidades muito diminutas
Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Cutícula

Mensagem  Nuno Sex 23 Jan 2009, 21:25

Aqui está uma foto, que tive a oportunidade de tirar há uns meses, da falada cutícula mesmo sobre o píleo:
(não têm muita qualidade, na altura ainda era um bocado trengo Wink)

A parte amarela:

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0053kg2

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0061pa7

Um abraço!

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re.Amanita

Mensagem  Pingu Sex 23 Jan 2009, 21:30

Nuno escreveu:Aqui está uma foto, que tive a oportunidade de tirar há uns meses, da falada cutícula mesmo sobre o píleo:
(não têm muita qualidade, na altura ainda era um bocado trengo Wink)

A parte amarela:

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0053kg2

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0061pa7

Um abraço!

Nuno

Hum ta interessante.. Se poderes posta uma foto do fungo visto de cima por favor
Onde o encontras-te? Qual é o "habitat" preferido?
Abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Na boa!

Mensagem  Nuno Sex 23 Jan 2009, 22:12

Pingu,

Como as Amanita muscaria micorrizam, estão sempre perto de alguma árvore. Já vi em várias ocasiões, perto de pinheiros e choupos. Mas é uma questão de pesquisa, e informação é do que não falta (se quiseres arranjo-te uns link´s excelentes Wink ).
Vêm-se várias variedades de amanita muscaria. Existem actualmente 7 variedades desta espécie:

-amanita muscaria var. muscaria

-amanita muscaria var. flavivolvata
-amanita muscaria var. alba
-amanita muscaria var. formosa
-amanita muscaria var. guessowii
-amanita muscaria var. persicina
-amanita muscaria var. regalis


Fotos minhas (ainda tenho mais Wink ):

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0016ar9

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0017ex6

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0020wj2

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0023rp0

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0024wn6

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0025qk7

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0034xs0

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0037ox7

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0039aj4

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0043pn0

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0044za3

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0045ux2

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0046nf9

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0052uu6

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0170qj2

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0173wk8

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0174yh0

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0176lz2

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0187bt1

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0194dy9

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0205bp7

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0207hp6

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0210os1

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0211ir2

Amanita muscaria- veneno ou droga? Imgp0320ml5

Um abraço,

Nuno


Última edição por Nuno em Seg 21 Set 2009, 21:56, editado 1 vez(es)
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re.Amanita

Mensagem  Pingu Sex 23 Jan 2009, 22:47

Obrigadão pelas fotos e informações Nuno, se precisar depois "chamo-te" Wink
Fungos muito bonitos Smile

Abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty O modelo é que é bom!

Mensagem  Nuno Sáb 24 Jan 2009, 13:42

Para tirar fotos ditas bonitas a amanita muscaria, não é preciso muita coisa, já que o tema da foto por si só já é excelente Wink
De qualquer angulo fica bem, parece um "turbilhão" de cor, e toda a gente gosta disso. Resumindo, é fácil tirar fotos a este cogumelo!

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  j0hn Qua 08 Fev 2012, 15:04

dessas espécies de amanita muscaria, são todas alucinogénicas??
j0hn
j0hn
esporo
esporo

Número de Mensagens : 12
Fungónimo : Lentinula edodes
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  Pedro Claro Qui 09 Fev 2012, 10:23

j0hn escreveu:dessas espécies de amanita muscaria, são todas alucinogénicas??

Não são espécies, são variedades. A espécie é sempre a mesma: Amanita muscaria.

Não tenho dados quanto a alguma variação no efeito alucinogénico das diferentes variedades, mas posso garantir que todas elas são igualmente tóxicas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  pouihi Dom 03 Jun 2012, 18:08

Relativamente ao uso do A. muscaria por shamãs até consta que era o shamã quem ingeria o cogumelo e depois a sua urina era distribuída para consumo pelos outros uma vez que os princípios activos se mantêm.

Gostei da referência de Lavoisier, não conhecia.
pouihi
pouihi
hifa
hifa

Número de Mensagens : 25
Fungónimo : Psylocibe tampanensis
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  spore1998 Dom 25 Nov 2012, 22:23

dos poucos cogumelos alucinogenicos em portugal , que sao legais e vendidos em smart shops . Claro que em exesso pode matar . Mas isso é como tudo ^^

spore1998
hifa
hifa

Número de Mensagens : 22
Fungónimo : um cultivador e apanhador, embora apanhar seja melhor
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  Luigi Pintarelli Ter 27 Nov 2012, 00:20

O alcalóide, em princípio, está na cutícula. Na carne branca estão as toxinas (toxicidade gastro-entérica: uma boa dor de barriga, nada mais).
O uso ritual era consumir a pele (fumada ou ingerida).
Eu comi 5 (secas no forno) e não aconteceu nada. Nem a dor de barriga...

Luigi Pintarelli
hifa
hifa

Número de Mensagens : 25
Fungónimo : Boletus Satanas
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita muscaria- veneno ou droga? Empty Re: Amanita muscaria- veneno ou droga?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos