Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais um desconhecido!

3 participantes

Ir para baixo

pergunta Mais um desconhecido!

Mensagem  Nuno Seg 15 Dez 2008, 22:49

Olá amigos,

Encontrei este cogumelo, que desde já antecipo que não faço ideia do que seja, a 2 metros do rio Uíma, afluente do Douro, Vila Nova de Gaia. Ajudem-me malta, a descobrir do que se trata Wink
Passo imediatamente á descrição:


HABITAT- Perto de choupos, carvalhos e sobreiros, crescia no solo, húmido.
CHAPÉU- Cerca de 7 cm.; forma convexa (de perfil), alguns exemplares apresentavam um forma um pouco gibosa, com uma ligeira elevação no centro; castanho, +/- o mesmo em toda a superfície; não descolorou ao toque e apresentando na orla tons mais escuros.
PÉ- Cerca de 5cm; castanho claro e alaranjado; não descolorou ao toque; de forma cílindrica e bastante consistente; com a sua "carne" compacta e sem presença de anel.
HIMENÓFORO- Constituído por lâminas; brancas amareladas; inserção adnata; sem descolorações ao toque; lãminas pouco consistentes, bastavam poucos e pequenos toques para se desfazerem ou se separarem do píleo.
ESPORADA- Esporada branca e um tanto densa.
CHEIRO E SABOR- Penso serem ambos agradáveis.

Algumas fotos para esclarecer (as fotos de fundo branco foram tiradas em casa, á luz eléctrica, não natural, daí parecerem mais alaranjadas, porém se tiverem dúvidas quanto a colorações basta verem na descrição escrita Wink ):

Os exemplares no sítio de onde os recolhi:

Mais um desconhecido! Imgp0163tg1
Mais um desconhecido! W448

Pé e himenóforo:

Mais um desconhecido! Imgp0188dy5
Mais um desconhecido! W448

Chapéu:

Mais um desconhecido! Imgp0189lm8
Mais um desconhecido! W336

Corte transversal do pé e chapéu:

Mais um desconhecido! Imgp0191sq8
Mais um desconhecido! W336

Lãminas e sua inserção no pé:

Mais um desconhecido! Imgp0193rd4
Mais um desconhecido! W448

Falta-me dizer que cresciam aos montes, de cerca de 5 exemplares.
Bem, espero estar bem assim, se faltar algo é só falar amigos! Wink

Um abraço

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Mais um desconhecido!

Mensagem  Polecat Seg 15 Dez 2008, 23:09

Oi Nuno!

Boa descrição!

Parece-me ser do género Melanoleuca! É muito difícil chegar até à espécie, normalmente é preciso um microscópio pale


Ainda estou na Finlândia e longe dos meus guias, talvez outro membro tenha bibliografia para te ajudar. Pode ser que tenhas sorte e pela ecologia e outras características seja possível lá chegar sem microscopia Wink

Só um pormenor, parece que o pé está partido...se estiver, não o faças. Convém termos o cogumelo todinho quando o examinamos e descrevemos...


Abraço e parabéns pela Melanoleuca
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Mais um desconhecido!

Mensagem  *ento*loma* Ter 16 Dez 2008, 02:09

Concordo com a identificação do Polecat.

No genero Melanoleuca sem analise dos caracteres microscopicos andamos sempre um bocado às escuras como referiu o Polecat. Mas com os caracteres disponíveis e assumindo que a carne na base do pé não enegrece, podemos isolar o grupo em M. stridula, M. grammopodia, M. melaleuca e espécies proximas destas.

Frutificações pouco robustas:

- Melanoleuca stridula, frutificação algo grácil, diametro do chapéu reduzido (até 5cm), largura do pé reduzida (até 0.6cm) algo clavado, em zonas de coniferas e relvados http://mycologie.catalogne.free.fr/ImagePagePhoto/Melanoleuca_stridula.jpg

Frutificações mais robustas:

- Melanoleuca grammopodia, diam. chapéu grande (até 15cm), largura do pé 1 a 2cm - folhosas, relvados e humus http://mycologie.catalogne.free.fr/ImagesPhotoJuin08/Melanoleuca_grammopodia.jpg

- M. melaleuca, diam chapéu médio (até 10cm), largura do pé 0.5 a 1cm, base clavada a bolbosa - coniferas, folhosas, relvados... http://mycologie.catalogne.free.fr/ImagesPagePhoto5/Melanoleuca_melaleuca_2.jpg

Os caracteres que faltam nesta descrição prendem-se com a textura e base do pé... além dos microscopicos, de forma a poder fazer-se uma identificação segura.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Mais um desconhecido!

Mensagem  Nuno Ter 16 Dez 2008, 21:20

Obrigado Polecat e *Ento*loma*, pelas informações! Wink

Polecat, não sabia isso do corte do pé, já não o faço mais! Smile


*ento*loma* escreveu:
Os caracteres que faltam nesta descrição prendem-se com a textura e base do pé...

Quanto ao pé, é um bocadinho, um "tudo-nada", rugoso, parecem umas "mini-escamas".
Pelo contxto visual, eu xutava no Melanoleuca Melaleuca, mas quanto a esta informação que dei agora penso que a minha hipótese não está correcta...

Bem, agradecia que me ajudassem!

Grande abraço!

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Mais um desconhecido!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos