Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coisa estranha!!!

4 participantes

Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Coisa estranha!!!

Mensagem  santrana Ter 09 Dez 2008, 13:38

Olá a todos...

Tenho em mãos um tipo de fungo muito estranho... Até mete medo só de olhar... cyclops eh he
Parece-me ser uma das mais primitivas espécies que conheço...

A sua descrição torna-se difícil pelo seu aspecto singular.... mas vou tentar.

Habitat - Crescia no solo coberto de folhas, no limite de um caminho pouco frequentado. As árvores mais próximas, salgueiros, estavam a uma distância não inferior a 5 metros. Existiam silvas nas proximidades do fungo.

Aspecto - Forma em coroa estrelar, com 9cm de diâmetro. Amarelo torrado com salpicos de castanho. No seu interior continha um pó, esporos castanho escuro, cinzento... que facilmente saiam com a força do vento.

Coisa estranha!!! DSCN2394

Coisa estranha!!! DSCN2401

Coisa estranha!!! DSCN2477

Na proximidade existiam algumas bolsas de cor amarela, não sei se poderá ser a primeira fase de crescimento deste fungo. Em todo caso, estas bolsas amarelas estavam à superfície do solo, não estavam enterradas.

Coisa estranha!!! DSCN2398

Coisa estranha!!! DSCN2481

Coisa estranha!!! Untitled-1-1

Talvez sejam estas bolsas o estagio primário desta espécie.
Talvez não ajude para a identificação, mas encontrei no mesmo local esta espécie estranha que também desconheço.

Coisa estranha!!! DSCN2402

Obrigado.... espero que a minha descrição ajude.

Tê Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  Pedro Claro Ter 09 Dez 2008, 13:55

A 'coisa estranha' será Scleroderma polyrhizum. As bolsas de cor amarela serão provavelmente exemplares jovens da mesma espécie.

Os outros desconhecidos são Lycoperdon sp. (L. perlatum?) já completamente desenvolvidos e com o orifício aberto no topo, para libertação dos esporos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  santrana Ter 09 Dez 2008, 14:46

Obrigado pela clarificação, Pedro...

Tê Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty A coisa estranha é um cogumelo hipógeo?

Mensagem  manel Ter 09 Dez 2008, 14:57

Viva Pedro!

Estes Scleroderma são exemplos de cogumelos hipógeos? - Já agora isto quererá dizer que se denvolve debaixo da superfície/terra?

São estes grupos os tais considerados espécies "pioneiras", ou seja que colonizam florestas com árvores jovens e só depois vêm os "micorrizados"?

Desculpa aproveitar a oportunidade. Tenho lido sobre eles, gostava de confirmar.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  Pedro Claro Ter 09 Dez 2008, 15:07

manel escreveu:Viva Pedro!

Estes Scleroderma são exemplos de cogumelos hipógeos? - Já agora isto quererá dizer que se denvolve debaixo da superfície/terra?

São estes grupos os tais considerados espécies "pioneiras", ou seja que colonizam florestas com árvores jovens e só depois vêm os "micorrizados"?

Desculpa aproveitar a oportunidade. Tenho lido sobre eles, gostava de confirmar.

Até breve!

Manel

Talvez semi-hipógeos, uma vez que a libertação dos esporos ocorre à superfície. O género Scleroderma não é um género hipógeo (quando muito tem algumas espécies semi-hipógeas), mas há géneros que são exclusivamente hipógeos: Tuber (as verdadeiras trufas), Elaphomyces, entre outros.

Quanto ao serem espécies pioneiras, também já li qualquer coisa sobre isso na internet, mas não te consigo dar mais dados... Sad

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  santrana Ter 09 Dez 2008, 17:13

Pois, só pode ser semi-hipógeos...

Mesmo na sua primeira fase, como retrata a minha 4ª foto, eles já se encontravam à superfície..


No entanto, logo depois de ver as bolsas amarelas lembrei-me do post do Manel sobre a questão das trufas portuguesas.
Mas não podia ser, elas eram ocas como um balão... dentro delas também continha esporos iguais ao adulto.

Já antes tinha perguntado ao meu pai se ele tinha conhecimento de trufas na zona.
Ele disse que existia algo de cor amarela que crescia debaixo da terra... que habitualmente comia com os amigos quando era criança. Espero que não seja as bolsas do Scleroderma polyrhizum. eh he
Infelizmente ele já em se lembrava do nome popular que davam ao fungo...
Vou tentar investigar junto de pessoas mais velhas sobre esse fungo subterrâneo amarelo que se consumia e formas de o tentar detectar... Acho que não me estou a ver na floresta com um porco a caçar trufas. lol


Até Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Hipógeos e confusões com trufas

Mensagem  manel Ter 09 Dez 2008, 17:49

Santrana,

Notícias de leilões de trufas de mais de um quilo ou com quase dois, que chegam a 200 mil usd, recebo quase todos os dias por esta época.

Assim sendo, é normal que as pessoas, não sabendo o que é uma trufa, e conhecendo mal estes cogumelos hipógeos ou semi-hipógeos, perguntem-se se descobriram o "ouro".

Tenho visto muitos destes cogumelos, desde o final de Agosto. Começam por emergir à superfície, inteiros, bonitos, com um aspecto até apetitoso e fresco. Das primeiras imagens que postei aqui foi de uma Escleroderma também que vi no Final de Agosto na Serra da Peneda. Lembro-me perfeitamente de a cortar a meio e ver aquela massa de esporos. Era uma pasta dura, húmida, perfeitamente fatiável brilhante de tons negros e púrpura. Um cheiro intenso a terra molhada, provavelmente porque estavam mesmo a acabar de emergir. Era algo muito agradável aos sentidos (aspecto, aroma, textura, humidade). Só não provei, mas tive vontade.

Nunca considerei estar perante uma trufa, só porque lá em casa, o meu pai trazia-as de Itália e nós lá as laminávamos. É outra textura e o cheiro da trufa é muitíssimo mais activo (até um pouco pestilento, tipo a gás butano. É um condimento). Agora quem não sabe, pode bem questionar-se. Daí as confusões, penso eu.

Deixo aqui essa imagem. No final do próximo Verão, sugiro que façam isto, cortem uma meio, toquem-lhe e cheirem-na. Em Outubro ou Novembro, já são bombas de pó de esporos secos. A experiência é totalmente diferente.

Até breve!

Manel
Coisa estranha!!! Escler10
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  santrana Ter 09 Dez 2008, 19:45

Boas Manel..
Só mais duas perguntas... nem devia ser nest tópico... Já agora.

Qual a cor exterior... será amarelo?

No estado de maturação eles normalmente emergem à superfície?

Obrigado

Tê Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Respostas possíveis

Mensagem  manel Ter 09 Dez 2008, 20:37

Santrana,

Estou quase certo que estamos a falar de espécies diferentes. Estas pelo que percebi, racham e rompem quando secam e soltam as nuvens de esporos. Geralmente aparecem no musgo, junto de substratos húmidos. Não passam do tamanho de bolas de ping-pong. E sim, são de um amarelo pálido com umas crostas/escamas pequenas um pouco mais escuras. Quando aparecem são limpas, compactas, mas se pressionares, parecem de borracha. Depois quando secam, ficam com a casca dura e rachada. Vi-as debaixo de folhosas - Carvalhos, faias, castanheiros, no Gerês. Têm sempre um pé atrofiado, muito pequeno com alguns cordões miceleais, se assim se podem chamar. O mais próximo que encontrei nos meus guias, foi a Scleroderma citrinum, mas é só um palpite. Eu sei que por aquela foto não é possível chegar nem perto. Mas são muito abundantes entre a turfa e o musgo.

Depois em solos arenosos, tanto no interior como em zonas dunares, mais debaixo de pinheiros tenho visto essas grandes, que abrem em estrela. Se as pisas sem querer é um pó fino negro/acastanhado que soltam em nuvem. Emergem e estouram bem no meio dos caminhos em solo seco. Assumem proporções inacreditáveis, 20 a 35 cm, não estou a exagerar. Vi ainda outras que brotam em aglomerados compactos de 50 cm e altos. Ficam amarrados uns aos outros mas o pó dos esporos que cai por cima deles é tanto que aquilo mais parece fuligem. Da primeira vez que vi, cheguei a perguntar-me se alguém tinha posto fogo naquilo. Foi na zona dunar de Ovar.
Estes lembro-me de os ver à superfície ainda fechados, e conforme o tempo ia passando, eram mais e mais os exemplares que apareciam rompidos uns, abertos em estrela (estes com cascas muito duras sempre), outros acastanhadas a pretas, sujas da fuligem dos esporos e disformes. Mas quando brotam também me pareciam mais amarelo claros e menos sujos claro.

É óbvio que estou a falar de várias espécies diferentes. Para o ano vou-lhes prestar mais atenção, procurando identificá-las e registar fotograficamente estes desenvolvimentos na sua maturação.

Geralmente não lhes dou grande importância. Não se comem, têm aquele aspecto sujo. Porém, parece que algumas destas espécies, são denominadas como cogumelos pioneiros e desenvolvem uma função vital em florestas recém plantadas. Parece que são um indicador de saúde do solo ou da floresta. Segundo percebi, só depois do solo estar colonizado por estes pioneiros é que vêm os grupos de cogumelos "micorrizados" que tanto apreciamos e damos atenção. Gostava mesmo que alguém aqui, se lesse isto, nos explicasse melhor este aspecto.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  santrana Ter 09 Dez 2008, 21:17

Obrigado pla resposta Manel

Sempre a aprender...

Tambem vou estar mais atento a isso.
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  Nuno Ter 09 Dez 2008, 21:49

Pedro Claro escreveu:
Os outros desconhecidos são Lycoperdon sp. (L. perlatum?) já completamente desenvolvidos e com o orifício aberto no topo, para libertação dos esporos.

Sim Pedro, com a pesquisa que fiz penso tratarem-se mesmo de L. perlatum, tenho visto ás dezenas deles.
Parecem-me até agora fáceis de identificar.
Mas, agora pergunto, porque será que abrem sempre, mais ou menos a meio do exoperídeo?
É algo que me intriga... Porque será que não abrem numa parte inferior? É uma questão difícil, mas gostava imenso de saber acerca desta característica.

Nesta foto vê-se uma pequena pertuberância (mais escura) no centro do exoperídeo, o que penso ser pelo dito o local onde existe um "abatimento" e consequente libertação de esporos:

Coisa estranha!!! Imgp0034mw5
Coisa estranha!!! W336

Nesta, também Perlatum, vê-se essa característica do "abatimento" mais ou menos no topo, com a agravante de ter perdido as granulações, ou "pérolas", parecendo "nu" (nestes desta foto, segui-os de perto, indo verificar todos os dias, e foram perdendo gradualmente as granulações, serão esporos, também (?) ):

Coisa estranha!!! Imgp0024fe1
Coisa estranha!!! W448

Existem várias perguntas que deparo comigo próprio quando os vejo.
Cogumelo que me intriga, este!

Um abraço

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  santrana Qua 10 Dez 2008, 11:06

Olá Nuno

Este tipo de fungo também me intriga um pouco...

Nunca encontrei nenhum completamente fechado.
No entanto os que encontrei são cor de kiwi, penso que são Lycoperdon diferentes dos teus, ou não?

Umas fotos pra ver melhor...

Coisa estranha!!! DSCN2403

Coisa estranha!!! DSCN2427

Coisa estranha!!! Untitled-1-2


Tê Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  Nuno Qua 10 Dez 2008, 15:01

Santrana

Essa característica, da cor de "kiwi", é explicada segundo os seus estados de maturação.
O que acontece é que nos Lycoperdon Perlatum a cor, em todo o exoperídeo, começa, quando ainda "jovem", por uma cor mais esbranquiçada, e vai tomando cada vez mais uma cor castanha alaranjada, tipo o Kiwi, como bem disseste. Wink

Nestes exemplos (Lycoperdon Perlatum) vês bem isso, e estavam a uns 2 metros de distância daos últimos que postei, neste tópico:

Coisa estranha!!! Imgp0091zr8
Coisa estranha!!! W448

Coisa estranha!!! Imgp0092dq8
Coisa estranha!!! W448

Com estas fotos vê-se que os meus cogumelos, do post anterior, sâo os mesmos que os teus Wink
Um abraço

P.s. Só um dúvida, como era o odor dos teus exemplares, depois de recolhidos? Wink
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  santrana Qua 10 Dez 2008, 18:03

Pois Nuno...

Devem ser mesmo a mesma espécie de Lycoperdon...

Não fiz um teste de cheiro decente. posso tentar fazer no próximo fim de semana.
Lembro-me que os esporos eram em todo iguais ao do Scleroderma polyrhizum, recolhido no mesmo local.

Os teus parecem-me mais brancos, só isso. Mas que são enigmáticos... são!!!


Tê Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  Nuno Qua 10 Dez 2008, 21:07

santrana escreveu:
Os teus parecem-me mais brancos, só isso. Mas que são enigmáticos... são!!!

Sim, e sâo! Wink

Só por causa do estado de maturação, como disse Wink

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Coisa estranha!!! Empty Re: Coisa estranha!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos