Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Taxonomia e Identificação de Cogumelos

+2
PEDRA
Polecat
6 participantes

Ir para baixo

perigo Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Polecat Dom 30 Nov 2008, 17:21

PEDRA escreveu:Olá a todos
Oi Polecat
Já entendi que para se chegar à 'espécie' de qualquer cogumelo, temos primeiro de encontrar o 'género' a que pertençe. Também já sei que a informação recolhida 'in loco' deve ser o mais rigorosa e completa que possivel e que mesmo assim, por vezes, só mesmo com recurso a equipamento mais específico (macroscopicamente). Também conheço a existencia de 'chaves de identificação' [ex: Thomas Læssøe (Identificação macroscópica até à família ou género), Meinhard Moser (essencialmente para agaricóides e boletóides, mas mais exaustiva) Archie McAdam (também agáricos e boletos, com uma introdução e ilustrações)]*, embora não saiba usar uma chave de identificação, nem sei onde se arranja e muito menos se existe alguma disponível e em português.
Oi PEDRA!

É verdade, quando não sabemos à partida de que cogumelo se trata é sempre mais fácil começar pelo taxon (vamos chamar-lhes "caixinhas") maior. À partida sabemos todos que fará parte do Reino Fungi e não Animalia ou Plantae, e normalmente a caixinha por onde nos ficamos assim que observamos o cogumelo está relacionada com o conhecimento e experiência que temos com determinado cogumelo ou grupo de cogumelos. Então antes de continuar aqui ficam algumas das principais caixinhas (por ordem decrescente) mais usadas na identificação de cogumelos:
-Filo ou Divisão (ex: Basidiomycota)
-Ordem (ex: Russulales)
-Família (Russulaceae)
-Género (Lactarius)
-Espécie (Lactarius deliciosus)

Aqui está uma imagem explicativa mas com as caixinhas ordenadas crescentemente:
Taxonomia e Identificação de Cogumelos 150px-Biological_classification_L_Pengo.svg

As chaves dicotómicas podem ser especificas de cada caixinha diferente, mas pode-se dizer que na maior parte das vezes o mais importante e primário é a determinação do Género, passando posteriormente então para a parte normalmente mais complicada e por vezes inconclusiva que é a determinação da espécie. Dentro da caixinha da espécie ainda é comum utilizarem-se chaves para identificar a secção para então aplicar chaves específicas de cada secção.

Chaves dicotómicas generalizadas para as gavetas principais e espécies mais comuns podem ser encontradas na maior parte dos guias e livros de boa qualidade. As chaves mais detalhadas e especificas de caixinhas mais pequenas encontram-se pela net fora e em livros e monografias mais específicas.

A chave de Meinhard Moser que referiste a partir do site do GUME, é uma boa chave dicotómica para chegar até ao Género e aconcelho não só aos principiantes como a todos que não a conhecem. Podes encontrá-la nesse mesmo site, mas podes também clicar aqui para fazer o download da chave parcialmente traduzida e disponibilizada por um micólogo português, a quem incansavelmente agradecemos.



PEDRA escreveu:Mas a minha questão principal é esta: quando alguém está perante uma espécie de um qualquer cogumelo, com toda a informação necessária recolhida (ex: fotos, decrição e habitat), quais são os passos a tomar para uma correcta identificação?
1- Segue uma chave de identificação até chegar ao 'género' e depois vai por tentativas?
2- Existem uma relação (listagem) com a cor das esporadas que ajuda a sua identificação?
3- Faz uma pesquisa comparativa através de base de dados de fotografias anteriormente recolhidas?
4- Nenhuma destas situações?
5- Estas todas e mais algumas?
6- Vai ao forum 'Cogumelos de Portugal' e pergunta? Laughing
7- É um segredo muito bem guardado que não se pode revelar?

Gostaria que me ajudassem nesta questão.
É que já que entrei nesta guerra, nada fácil, pelo menos gostaria de conseguir identificar o género de cada cogumelo (ex: Boletus, Amanita, Lactarius, etc)

* Informação recolhida em www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME

1-Segue-se uma ou mais das tais chaves apropriadas à caixinha em questão e sim, assim que se chega a uma espécie pela chave dicotómica, convém confirmar por imagens e lendo uma descrição completa dessa espécie.

2-Sim, diria que é dos caracteres mais importantes para a identificação do Género, mas não tanto quanto saiba não existe nenhum Género que possa ser identificado apenas pela cor de uma esporada, existem outros caracteres importantes.

3-Também, mas convém ter em mente que é uma operação extremamente subjectiva, as cores e dimensões na mesma espécie podem variar muitíssimo, normalmente identificação só por fotografia não resulta No

4/5- Sem dúvida 5 Wink

6- Sim por favor Wink mas uma descriçãozinha ajuda

7-Nada disso, é o oposto Basketball


Conclusão, arranjar um bom guia de campo (existem muitos tópicos sobre isso na Oficina e Divulgação) ou procurar pela net fora (este site e o site do GUME são os sitios indcados), ir ao campo à procura deles, tentar identificar, ir ao campo mais vezes, tentar identificar etc etc.
As primeiras vezes claro que se identifica menos, como tudo é preciso um pouco de prática até que algumas coisas vão ficando na cabeça e se descarta o uso de algumas chaves. Mas é preciso praticar com gosto:

Charles Darwin escreveu:Adoro experiências de patetas, eu estou sempre a fazê-las



Abraço e até à próxima Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo LÉXICO

Mensagem  PEDRA Seg 01 Dez 2008, 23:16

Olá a todos

Aqui fica mais uma achega para a "descodificação" do léxico micológico.
Encontrei estas "fichas de identificação" no site: http://biotic.bot.uc.pt/index.php?language=pt

FORMA DO CORPO FRUTÍFERO
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Formadocorpohi1
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W549
TIPOS DE HIMÉNIOS
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Himeniosgx5
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W424
LÂMINAS
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Laminasbq4
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W511
CHAPÉU
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Chapeuee4
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W512
CHAPÉU (continuação)
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Chapeu2pc9
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W507

Taxonomia e Identificação de Cogumelos Pemo5
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W507
(continuação)
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Pe2wy4
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W258
ANEL
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Anelps9
[URL=http://g.imageshack.us/img233/anelps9.jpg/1/]Taxonomia e Identificação de Cogumelos W512

Consultar em: http://biotic.bot.uc.pt/index.php?language=pt

1 abraço a todos
e Boa Caça
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Polecat Ter 02 Dez 2008, 21:18

Muito bom PEDRA!

Estamos a construir um glossário online aqui no fórum e esta informação será bastante útil!! Possivelmente parte desta discussão poderá até ser copiada para as regras ou indicações para um correcto registo e identificação!


Obrigado Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  PEDRA Qua 03 Dez 2008, 00:30

Polecat escreveu:Muito bom PEDRA!
Estamos a construir um glossário online aqui no fórum e esta informação será bastante útil!! Possivelmente parte desta discussão poderá até ser copiada para as regras ou indicações para um correcto registo e identificação!
Obrigado Wink

Pois, eu também acho que era importante a construção de um glossário aqui no forum. Pelo menos passavamos todos a falar a mesma linguagem.
Lá vai o Manel ter que fazer mais um anúncio dos dele (mais um desafio).

Penso que também era importante construir uma lista online com a "classificação" dos diversos tipos de cogumelos existentes (não sei bem como explicar isto mas voces podem dar uma ajuda), isto é, fazer uma espécie de índice ilustrado, organizado por várias "classes", para facilitar a consulta e identificação. Por exemplo, o meu guia de campo organiza todos os cogumelos (certamente existem muitos mais; mas sempre são mais de 200 espécies da Europa) em 4 grandes grupos/"classes": (1) himenóforo em tubos, (2) himenóforo em lâminas e pé com anel, (3) himenóforo em lâminas e pé sem anel e (4) outros cogumelos.
Será que esta é a forma mais correcta de os compartimentar em "caixinhas"? Existiram outros grupos / "classes"?
Lembro-me que já aqui falamos no forum em outras formas de compartimentar os cogumelos - atendendo à forma como vivem e se relacionam com o seu habitat. Se não me falha a memória, podemos dividir os cogumelos em 3 grandes grupos / "classes": (1) micorrízicos - que vivem em comunhão com as árvores, (2) saprófitos - que decompõem a matéria orgânica e (3) parasitas - que atacam as árvores vivas (que lhes sugam o "sangue" até à morte.
O porreiro mesmo era existir uma espécie de programa de identificação online. Que depois de preencher os diversos campos em branco, por exclusão de partes, emitia um resultado, e, já agora com a indicação em percentagem da fiabilidade da identificação (ex: 80% = inconclusivo, ou, 115% = segurança absoluta e pode ir para o tacho).

Provavelmente o que eu estou aqui a propor ou já existe ou não será muito dificil de concretizar. O problema, talvez, é que o processo de identificação online deixava de ter piada(não dava gozo), uma vez que as nossas "discussões" (no bom sentido) passavam a ser substituidas por um processo computadorizado (mecânico).
Que grande chatice esta agora...

Uma boa noite para todos
e Boa Caça.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo programa de identificação

Mensagem  efe Qua 03 Dez 2008, 09:53

PEDRA escreveu:
O porreiro mesmo era existir uma espécie de programa de identificação online. Que depois de preencher os diversos campos em branco, por exclusão de partes, emitia um resultado, e, já agora com a indicação em percentagem da fiabilidade da identificação (ex: 80% = inconclusivo, ou, 115% = segurança absoluta e pode ir para o tacho).

Epa, isso é que era uma ferramenta impecável.
Já me estou a ver no meio do matagal de portátil online.
Very Happy

Saúde.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Polecat Qua 03 Dez 2008, 21:28

Olá caros amigos!

Fico feliz por haver tanto entusiasmo demonstrado pela vossa parte Very Happy

PEDRA escreveu:Pois, eu também acho que era importante a construção de um glossário aqui no forum. Pelo menos passavamos todos a falar a mesma linguagem.
É verdade PEDRA, o projecto existe e está sendo levado a cabo devagarinho, mas dá trabalho fazer uma coisa de qualidade como tentamos fazer aqui no fórum Embarassed
Muito brevemente será uma realidade Wink


PEDRA escreveu:Penso que também era importante construir uma lista online com a "classificação" dos diversos tipos de cogumelos existentes (não sei bem como explicar isto mas voces podem dar uma ajuda), isto é, fazer uma espécie de índice ilustrado, organizado por várias "classes", para facilitar a consulta e identificação. Por exemplo, o meu guia de campo organiza todos os cogumelos (certamente existem muitos mais; mas sempre são mais de 200 espécies da Europa) em 4 grandes grupos/"classes": (1) himenóforo em tubos, (2) himenóforo em lâminas e pé com anel, (3) himenóforo em lâminas e pé sem anel e (4) outros cogumelos.
Será que esta é a forma mais correcta de os compartimentar em "caixinhas"? Existiram outros grupos / "classes"?
Lembro-me que já aqui falamos no forum em outras formas de compartimentar os cogumelos - atendendo à forma como vivem e se relacionam com o seu habitat. Se não me falha a memória, podemos dividir os cogumelos em 3 grandes grupos / "classes": (1) micorrízicos - que vivem em comunhão com as árvores, (2) saprófitos - que decompõem a matéria orgânica e (3) parasitas - que atacam as árvores vivas (que lhes sugam o "sangue" até à morte.
Basicamente e falando apenas de extremos, que acontece é termos a separação e a criação de "caixinhas"de forma artificial para simplificar algumas situações (ex: como referiste, por tipo de himenóforo ou habitat ou por "forma" do cogumelo, ou por cor da esporada enfim, existem disponibilizadas "n" maneiras de agrupar e identificar, se quisermos até podemos fazê-lo por cores), no outro extremo temos a separação e criação de "caixinhas" mais reais, os tais "taxons", que tentam reflectir a proximidade filogenética ou evolutiva de diferentes espécies, o que nem sempre é muito claro em termos de agrupamento ou identificação (principalmente no início). Por exemplo, as espécies dos Géneros Agaricus (em cima) e Lycoperdon (em baixo) fazem ambos parte da Família das Agaricaceae...

Taxonomia e Identificação de Cogumelos Agaricus_arvensis_01Taxonomia e Identificação de Cogumelos 462px-Single_lycoperdon_perlatum

...o que significa que Agaricus está mais próximo (tem um antepassado comum mais recente) de Lycoperdon que Amanita (em baixo a seguir) por exemplo, apesar de morfologicamente a história ser outra. Isto pode ser melhor percebido se usarmos casos que nos são mais próximos, como o pinguim ser mais próximo do pardal e o morcego mais próximo do leão marinho, no entanto o morcego assemelha-se ao pardal pelas duas "asas" e capacidade de voar.
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Amanita_aprica_01

A utilização das tais tabelas ou chaves primárias com a divisão artificial dos cogumelos por alguns grupos, pode ser muito útil no início e estão acessíveis pelo site fora, nomeadamente na Biblioteca. Depois, como esta informação se torna repetitiva e não é assim tanta, há coisas que vão ficando na cabeça, estas são algumas das principais que tenho automatizadas quando vejo um cogumelo.

Lâminas livres ≈ Famílias Agaricaceae; Amanitaceae; Pluteaceae...

Esporada pretaGéneros Psathyrella; Panaeolus; Panaeolina; espécies coprinóides...

Esporada castanha-púrpura ≈ Géneros Strohparia; Psilocybe; Hypholoma...

Lâminas rosasGéneros Pluteus; Entoloma; Volvariella...

Com volva ≈ Géneros Amanita e Volvariella

Na teoria, com esta informação básica já seria capaz de identificar vários géneros com segurança. Por exemplo se encontrasse um cogumelo interessante de lâminas rosadas saberia à partida que muito provavelmente teria nas mãos Pluteus, Entoloma ou Volvariella, uma colheita correcta do cogumelo permitiria então observar a ausência de qualquer volva, excluindo Volvariella. Então a decisão seria entre Entoloma e Pluteus, um corte transversal no cogumelo confirmaria então Pluteus pela constatação de lâminas livres.

Convém notar, não há verdades absolutas na identificação de cogumelos, há sim probabilidades mais altas ou mais baixas, há sempre uma boa dose de subjectividade que não deve ser menosprezada nem sobrevalorizada. Como escrevi, "na teoria" funciona à mil maravilhas, na prática é outra história, parecida mas mais subjectiva Wink


Última edição por Polecat em Qua 03 Dez 2008, 21:58, editado 1 vez(es)
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Polecat Qua 03 Dez 2008, 21:48

PEDRA escreveu:O porreiro mesmo era existir uma espécie de programa de identificação online. Que depois de preencher os diversos campos em branco, por exclusão de partes, emitia um resultado, e, já agora com a indicação em percentagem da fiabilidade da identificação (ex: 80% = inconclusivo, ou, 115% = segurança absoluta e pode ir para o tacho).

Provavelmente o que eu estou aqui a propor ou já existe ou não será muito dificil de concretizar. O problema, talvez, é que o processo de identificação online deixava de ter piada(não dava gozo), uma vez que as nossas "discussões" (no bom sentido) passavam a ser substituidas por um processo computadorizado (mecânico).
Que grande chatice esta agora...
Concordo contigo, também acho que deixaria de ter piada, o interesse na identificação de cogumelos é mesmo esse, é identificar Wink

Tens também razão quando dizes que provavelmente já existe Wink na realidade existem vários softwares e várias versões, mas para além de falta de gozo que possa ter, não são muito fiáveis e "rematam ao lado" muitas vezes No pelo menos as vezes que os tentei utilizar.

Um destes programas podes até encontrar na supra-referidíssima página do GUME sob o nome deDetPro.

Outra pode ser encontrada na página RogersMushrooms por exemplo.

A razão pelo elevado erro destes programas, como já referi e quem continuar com o bichinho dos cogumelos aperceber-se-á com o tempo, tem que ver com a elevadíssima subjectividade sempre presente no processo de identificação. Por exemplo, nem sempre é claro se as lâminas são adnatas ou adnexas; nem sempre é claro se o cogumelo é micorrízico, parasita ou saprófito; as próprias tonalidades e dimensões podem variam imenso consoante inúmeros factores.

Enfim, muitas vezes após largos minutos, horas ou meses, quando pensamos finalmente ter conseguido identificar determinada espécie, algo manda tudo abaixo, lá temos então de recomeçar e tentar nova identificação, muitas vezes não é à primeira No

Logo, um software que analisa, cruza apenas umas quantas variáveis e chuta um nome, só vai ser certeiro se a identificação for mesmo muito óbvia, tão óbvia que qualquer um consegue identificar após alguns momentos gastos com um cogumelo.


Até breve!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  PEDRA Qua 03 Dez 2008, 23:05

Polecat escreveu:
PEDRA escreveu:O porreiro mesmo era existir uma espécie de programa de identificação online. Que depois de preencher os diversos campos em branco, por exclusão de partes, emitia um resultado, e, já agora com a indicação em percentagem da fiabilidade da identificação (ex: 80% = inconclusivo, ou, 115% = segurança absoluta e pode ir para o tacho).

Provavelmente o que eu estou aqui a propor ou já existe ou não será muito dificil de concretizar. O problema, talvez, é que o processo de identificação online deixava de ter piada(não dava gozo), uma vez que as nossas "discussões" (no bom sentido) passavam a ser substituidas por um processo computadorizado (mecânico).
Que grande chatice esta agora...
Concordo contigo, também acho que deixaria de ter piada, o interesse na identificação de cogumelos é mesmo esse, é identificar Wink

Tens também razão quando dizes que provavelmente já existe Wink na realidade existem vários softwares e várias versões, mas para além de falta de gozo que possa ter, não são muito fiáveis e "rematam ao lado" muitas vezes No pelo menos as vezes que os tentei utilizar.

Um destes programas podes até encontrar na supra-referidíssima página do GUME sob o nome deDetPro.

Outra pode ser encontrada na página RogersMushrooms por exemplo.

A razão pelo elevado erro destes programas, como já referi e quem continuar com o bichinho dos cogumelos aperceber-se-á com o tempo, tem que ver com a elevadíssima subjectividade sempre presente no processo de identificação. Por exemplo, nem sempre é claro se as lâminas são adnatas ou adnexas; nem sempre é claro se o cogumelo é micorrízico, parasita ou saprófito; as próprias tonalidades e dimensões podem variam imenso consoante inúmeros factores.

Enfim, muitas vezes após largos minutos, horas ou meses, quando pensamos finalmente ter conseguido identificar determinada espécie, algo manda tudo abaixo, lá temos então de recomeçar e tentar nova identificação, muitas vezes não é à primeira No

Logo, um software que analisa, cruza apenas umas quantas variáveis e chuta um nome, só vai ser certeiro se a identificação for mesmo muito óbvia, tão óbvia que qualquer um consegue identificar após alguns momentos gastos com um cogumelo.

Até breve!

Polecat,
obrigado pela achega. Já aprendi mais qualquer coisa hoje.
Olha que para um tópico que tem o título - "ahh... fui à caça! e apanhei chuva" - a conversa até se tem revelado bastante didática.

Ao ler a tua resposta surgiu-me de imediato esta dúvida: Será que, apesar da elevadíssima subjectividade sempre presente no processo de identificação das espécies dos cogumelos existentes no nosso país, existirá de facto um conjunto de cogumelos que possamos afirmar que são mais faceis de identificar que outros (?), e, como tal são mais seguros para próprio consumo (?). É que não estou mesmo a ver, por exemplo, as pessoas que normalmente apanham cogumelos selvagens a fazerem uma série de "exames" aos cogumelos para verificar, exemplar a exemplar, se os mesmo têm as lâminas adnatas ou adnexas, se são micorrízicos, parasitas ou saprófitos, ou mesmo, se as tonalidades e dimensões correspondem a determinada espécie. Se bem percebo, para mal do eventual apanhador/consumidor, basta um cogumelo venenoso para estragar o conjunto do cesto. Verdade?

Permitam-me que vos apresente um pequeno exercício.
Tendo em conta a Vossa experiência e sensibilidade nesta área, quais dos exemplares abaixo indicados vos parece mais seguro de identificar (que não suscite muitas dúvidas e que não seja facilmente confundido com outra espécie venenosa):

1- Boletus edulis
2- Lactarius deliciosus
3- Pleurotus ostreatus
4- Macrolepiota procera
5- Tricholoma esquestre

Podem acrescentar outras espécies à lista e dar as vossas opiniões.

Até breve
e Boa Caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Polecat Qua 03 Dez 2008, 23:44

PEDRA escreveu:Ao ler a tua resposta surgiu-me de imediato esta dúvida: Será que, apesar da elevadíssima subjectividade sempre presente no processo de identificação das espécies dos cogumelos existentes no nosso país, existirá de facto um conjunto de cogumelos que possamos afirmar que são mais faceis de identificar que outros (?), e, como tal são mais seguros para próprio consumo (?). É que não estou mesmo a ver, por exemplo, as pessoas que normalmente apanham cogumelos selvagens a fazerem uma série de "exames" aos cogumelos para verificar, exemplar a exemplar, se os mesmo têm as lâminas adnatas ou adnexas, se são micorrízicos, parasitas ou saprófitos, ou mesmo, se as tonalidades e dimensões correspondem a determinada espécie. Se bem percebo, para mal do eventual apanhador/consumidor, basta um cogumelo venenoso para estragar o conjunto do cesto. Verdade?
Claro que sim Smile os próprios Lactarius deliciosus (que é também a minha resposta ao teu exercício) e companhia são - isto na minha opinião - famosos mais pela sua facilidade de identificação do que propriamente pelo seu sabor que, apesar de já os ter experimentado de várias formas e até gostar deles, não os acho assim tão "deliciosos" Wink

A maior parte das pessoas que tradicionalmente vão aos cogumelos, são apanhadores que em média têm um leque de 2/3 espécies como único alvo, às vezes até apenas uma espécie. Como tal não precisam de tanta informação na observação de um cogumelo, simplesmente porque o objectivo não é identificar aquele cogumelo especificamente, mas sim confirmar se é o "míscaro" ou a "púcara".

Abraço!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Qui 04 Dez 2008, 12:32

Com mais de 10 anos de recolha, análise e identificação de cogumelos, posso dizer algumas coisas...

1 - É muito comum, no início, pensarmos que vamos conseguir identificar todos os cogumelos que encontramos nas nossas saídas. Depois, começam as decepções: os nossos guias, apesar de ilustrarem 200 ou 300 espécies, não têm 'aquela' espécie que apanhámos. Isto se houver algum rigor, porque a tentação primeira é 'obrigar' o estupor do cogumelo a encaixar-se numa das tais 200 ou 300 espécies desse tal guia. O problema é que, ao contrário das aves, das árvores ou dos mamíferos, é muito provável que tenhamos milhares de espécies diferentes em Portugal - e, eventualmente, uma ou outra ainda desconhecida da ciência (não nos esqueçamos que a investigação micológica em Portugal é mínima). Uma das melhores e mais completas floras micológicas espanholas que possuo - Las Setas en la Naturaleza de Ramón Mendaza Rincón de Acuña - ilustra, se não me falha a memória, mais de 2000 espécies da Península Ibérica. A série de cadernos Bolets de Catalunya conta já com mais de 2500 espécies identificadas, apenas na Catalunha. Num artigo que li há algum tempo, estava referido que o País Basco (espanhol) alberga cerca de 6000(!) espécies diferentes de cogumelos. Atendendo à diversidade climatérica e orológica, entre outras, do nosso país, não me surpreenderia que existissem pelo menos 4000/5000 espécies diferentes desde Trás-os-Montes até ao Algarve, do Minho ao Baixo Alentejo e é bem provável que existam algumas espécies únicas (e ainda desconhecidas?) na ilha da Madeira e, eventualmente, nos Açores. Não é, portanto, de esperar que uma qualquer espécie recolhida tenha - em termos estatísticos - grandes hipóteses de ser identificada com segurança.

2 - Há espécies cuja identificação é virtualmente impossível sem o recurso a microscopia ou reagentes macro ou microscópicos. E não são tão poucas como isso; a identificação baseada em características macroscópicas permitirá, com experiência, identificar muitas centenas de espécies diferentes (o guia do 'Courtecuisse', que apenas ilustra espécies identificáveis 'a olho nu', contém mais de 1700 espécies), mas todas as restantes serão identificáveis apenas com recursos acima dos 'normais' (reagentes caros ou complicados de arranjar; microscópio óptico que aumente, pelo menos, 1500x; muita experiência na preparação das amostras e na interpretação dos resultados).

3- Não existindo estes recursos extraordinários, a identificação deve ser baseada numa observação detalhada, minuciosa e informada (a importância de um glossário!) tanto em relação aos aspectos macroscópicos dos exemplares, como em relação às características organolépticas (odor e sabor), como em relação ao habitat/ecologia, e no registo rigoroso dessa mesma informação - que pode e deve passar, também, pela obtenção de imagens detalhadas e bem definidas ('uma imagem vale mil palavras'). Posteriormente, com a consulta de bibliografia e trocas de informação com outros interessados (pode ser aqui, neste fórum), a probabilidade de identificar a espécie em questão, sobe exponencialmente - mas sem garantias absolutas de uma identificação inequívoca, porque há características que são difíceis de quantificar e porque há espécies tremendamente plásticas (com características que variam imenso, como a cor ou o tamanho). Muitas vezes, se chegarmos a um género (ou a um grupo de géneros, em sentido mais lato) já é uma grande vitória. Mas esta opção é preferível à 'pressa' (inimiga da perfeição, pelo que dizem) de colocar um epíteto específico. Se for possível fazer uma exsiccata (ou seja, se se conseguir conservar pelo menos um exemplar seco), um dia mais tarde, mediante uma análise microscópica, em conjunto com fotografias de qualidade e uma descrição detalhada e objectiva, pode ser possível obter uma identificação segura.

4 - Evidentemente, há espécies que não oferecem a mínima dúvida e podem ser identificadas de relance. É o caso de Coprinus comatus, que é certamente uma das espécies comestíveis mais fáceis de identificar. Os Lactarius da secção Dapetes (ou seja, grosso modo os Lactarius de látex alaranjado ou avermelhado) e os Boletus da secção Edulis (grosso modo, de carne branca imutável e pé reticulado) também são fáceis de identificar se se estiver com atenção aos detalhes essenciais. Macrolepiota procera, idem, se bem que é uma espécie amiúde confundida com outras espécies de Macrolepiota, normalmente sem consequências. Tricholoma equestre pode ser confundido com outras espécies mais ou menos semelhantes (inclusive, com algum azar e muita falta de atenção, com a 'temível' Amanita phalloides), mas tendo a devida atenção aos caracteres essenciais, não me parece fácil de confundir com outras espécies. Mas há mais espécies seguras em termos de identificação: Hydnum repandum, Fistulina hepatica, Amanita ponderosa...

5 - Um factor que muito contribui para a identificação mais ou menos fácil e segura das espécies é o conhecimento da zona em que nos encontramos. Eu conheço muito bem a flora micológica da minha área de residência, pelo que sei que espécies ocorrem nesta zona e também sei que espécies não encontrei até agora - o que me permite, não sem potenciais erros, assumir que estes cogumelos são da espécie 'x' ou 'y' sem grandes análises ou observações detalhadas. Claro que quando me desloco para uma floresta de montanha ou para um montado no Alentejo, este conhecimento vale virtualmente zero, porque muda o clima, a orologia, o substrato, as espécies arbóreas e, consequentemente, mudam as espécies de cogumelos que irei ou não irei encontrar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  PEDRA Sex 05 Dez 2008, 00:18

Olá a todos.
Obrigado efe por teres aberto este tópico.
Obrigado Polecat e Pedro Claro pelos vossos esclarecimentos.

Ora muito bem, como não conhecia grande parte dos carpórforos que vocês indicaram como: (1) "famosos mais pela sua facilidade de identificação" - by Polecat, (2) "espécies que não oferecem a mínima dúvida e podem ser identificadas de relance" - by Pedro Claro, (3) "fáceis de identificar se se estiver com atenção aos detalhes essenciais" - by Pedro Claro, (4) "espécies seguras em termos de identificação" - by Pedro Claro, fui à caça de imagem pela net fora e vejam o que encontrei.

Lactarius deliciosus
Taxonomia e Identificação de Cogumelos 00235lactariusdeliciosuyy3
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W600
at: http://www.mtsn.tn.it/russulales-news/tx_photos.asp?index=235

Lactarius (da secção dapetes)
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Lactariussecodapetesay1
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W800
at: http://www.funghiitaliani.it/uploads/post-4-1104080684.jpg

Coprinus comatus
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Coprinuscomatusthumbmw5
at: http://www.mushroomexpert.com/coprinus_comatus.html

Boletus edulis
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Boletusedulis01thumbsn3
at: http://www.mushroomexpert.com/boletus_edulis.html

Macrolepiota procera
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Macrolepiotaprocera05thjs7
at: http://www.mushroomexpert.com/macrolepiota_procera.html

Hydnum repandum
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Hydnumrepandum01thumbvv6
at: http://www.mushroomexpert.com/hydnum_repandum.html

Fistulina hepática
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Fistulinahepticaut8
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W686
at: http://www.grzyby.pl/gatunki/_hepatica.htm

Amanita ponderosa
Taxonomia e Identificação de Cogumelos Amanitaponderosado6
Taxonomia e Identificação de Cogumelos W402
at: http://images.google.com/imgres?imgurl=http://eticomm.net/~ret/amanita/species/pondero3.jpg&imgrefurl=http://eticomm.net/~ret/amanita/species/ponderos.html&usg=__RXNdevonTPt71ntvyyksAiCv4kc=&h=250&w=402&sz=21&hl=en&start=11&um=1&tbnid=Ci2Nm9DS6MG-pM:&tbnh=77&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Damanita%2Bponderosa%26um%3D1%26hl%3Den%26lr%3D%26sa%3DN


Agradeço os vossos comentários em relação às fotos que encontrei na Net e as vossas correcções se alguma informação ou foto estiver errada.

Até breve
e Boa Caça

PS: Com mais tempo gostaria de fazer uma lista dos cogumelos que facilmente se confundem espécies perigosas.


Última edição por PEDRA em Sex 05 Dez 2008, 22:22, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : redimensionar imagens e alterar título Lactarius (da secção dapetes))

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Sex 05 Dez 2008, 14:55

Não sei exactamente que comentários pretendes. As espécies parecem-me bem identificadas, ainda para mais porque os sites de onde as retiraste são sites reconhecidos e credíveis (excepção à foto de A. ponderosa, que parece retirada de uma galeria, mas que me parece bem identificada).

O único comentário a fazer é que 'Lactarius dapetes' não é nenhuma espécie. Dapetes é uma secção (uma sub-divisão) do género Lactarius, que engloba as espécies de látex alaranjado e/ou avermelhado e que são conhecidas por serem comestíveis.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  PEDRA Sex 05 Dez 2008, 22:55

Pedro Claro escreveu:As espécies parecem-me bem identificadas, ainda para mais porque os sites de onde as retiraste são sites reconhecidos e credíveis (excepção à foto de A. ponderosa, que parece retirada de uma galeria, mas que me parece bem identificada).

Viva Pedro
Já alterei a referência ao Lactarius (da secção dapetes). Tentei redimensionar as imagens mais pequenas mas sem qualquer sucesso. Se por acaso tiveres, ou alguem do forum tiver, outras imagens melhores acho que era interessante substituir-las.

Vamos então a outro desafio... (concerteza já devem estar a pensar: lá vem o gajo com outra pergunta de algibeira que se responde enquanto o diabo esfrega o olho). Bem, a questão que, abaixo vos coloco, pode-vos parecer básica mas para quem está a iniciar o "bichinho dos cogumelos" penso que é de extrema importância, penso.
Gostaria agora de fazer uma lista ilustrada, com a vossa ajuda claro, de cogumelos de difícil identificação que pelas suas especificidades facilmente se podem confundir com outras espécies perigosas (até mesmo mortais), e, como tal não devem ser colhidas por pessoas não experimentadas na matéria.

COGUMELOS QUE SE PODEM CONFUNDIR COM ESPÉCIES PERIGOSAS
(aqui ficam alguns exemplos que encontrei no meu guia de campo)

1. Agaricus campestris X Amanita virosa (venenoso/mortal)
2. Amanita vinosa X Amanita pantera (venenoso/mortal)
3. Kuehneromyces mutabilis X Galerina marginata (venenoso/mortal)

Obrigado e
Boa Caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo lista

Mensagem  efe Sáb 06 Dez 2008, 00:42

Pedra, fotos dessas espécies existem às centenas na Net. Basta inserires online, na lista que pretendes criar, o link de cada uma das imagens que escolheres (e não digo para inserires as imagens porque há a questão dos direitos de autor). Eu também vou coleccionado - offline - centenas de fotos. E, em jeito de exercício para me familiarizar com denominações e aparências, já comecei a criar umas pastas para Famílias, Gêneros, Espécies (nesta misturo as variedades), onde as vou inserindo. Paralelamente, vou colocando uma extensão no nome do ficheiro, relativo à sua perigosidade como alimento.
É um passatempo porreiro. O que não me canso de admirar é a plasticidade, a "fotogenia", em suma, a beleza destes seres. Agora, até me divirto a perguntar aos amigos qual é o maior ser vivo do mundo e, excluindo uns embirrentos que teimam em considerar o recife de coral como UM ser singular (quando o não é), respondem-me invariavelmente que é a Baleia (azul) e, alguns mais informados (mas não totalmente) dizem que é a árvore gigante da América (sequóia). E, eu digo-lhes, divertido: Naa...naaa... é um fungo, pá! Mesmo depois de explicar, muitos não acreditam.
Smile

Saúde

(Hoje, Sábado, é dia de caça)
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Nuno Sáb 06 Dez 2008, 15:20

efe escreveu:
(Hoje, Sábado, é dia de caça)

Bom post Efe, por acaso desconhecia o facto de um fungo ser o maior ser vivo do mundo (vou já de seguida pesquisar Wink )

Era, para ser dia de caça... Por aqui por Gaia chove a potes Sad
E logo hoje, que já tinha preparado a mochila e carregado as pilhas...

Vamos ver se amanha está melhor, parece que vai ser igual, mas é preciso esperança... Wink

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  efe Sáb 06 Dez 2008, 19:07

Nuno escreveu:
efe escreveu:
(Hoje, Sábado, é dia de caça)

Bom post Efe, por acaso desconhecia o facto de um fungo ser o maior ser vivo do mundo (vou já de seguida pesquisar Wink )

Era, para ser dia de caça... Por aqui por Gaia chove a potes Sad
E logo hoje, que já tinha preparado a mochila e carregado as pilhas...

Vamos ver se amanha está melhor, parece que vai ser igual, mas é preciso esperança... Wink

Um abraço


Hehehe...paciência, amigo. Melhor dias virão. Pois, esta tarde, eu e o nosso amigo "mercegue" fomos à caça, e não foi má, devo dizer. Trago duas coisas meio estranhas para mostrar. Estou a descarregar as fotos. E amanhã de manhã temos outra caçada prevista.
Abraço.

Smile
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Polecat Dom 07 Dez 2008, 17:11

Olá amigos!

Não nos esqueçamos que a chuva é uma bênção cheers devíamos estar radiantes Very Happy é certo que o passeio terá de ser adaptado às condições, mas nada que umas galochas e um oleado ou impermeável não resolvam Wink

Se a coisa estiver para o torrencial affraid ficamos em casa e esfregamos as mãos pelas consequências de tanta água Twisted Evil
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Glossário e lista de comestíveis e confusões

Mensagem  Loco Gato Seg 29 Dez 2008, 00:13

São dois dos temas abordados no GUME:

LINK: Glossário (em inglês)
Está lá "tudo"

LINK: Lista de comestíveis
Compilação de espécies comestáveis, inclui algumas das confusões possíveis. Comparando as descrições/imagens das espécies em causa, percebe-se facilmente como pode acontecer uma confusão e aquilo a que se deve dar atenção para evitá-la (a confusão Wink ).

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  PEDRA Seg 29 Dez 2008, 00:46

Loco Gato escreveu:

LINK: Lista de comestíveis
Compilação de espécies comestáveis, inclui algumas das confusões possíveis. Comparando as descrições/imagens das espécies em causa, percebe-se facilmente como pode acontecer uma confusão e aquilo a que se deve dar atenção para evitá-la (a confusão Wink ).

Amigo Gato
Já por lá tinha andando (GUME) mas não reparei nessa compilação que falas.
Vou ver melhor o que falas e já agora obrigdo pela dica.

Boa noite
e Boa caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

perigo Re: Taxonomia e Identificação de Cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos