Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oportunidade no LIDL

3 participantes

Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Oportunidade no LIDL

Mensagem  bluejay Seg 07 Jan 2008, 11:49

Oportunidade no LIDL 07_5423_b

Microscópio escolar Biolux (Da Bresser uma marca pertencente à Meade)

* Lentes de Barlow e 2 oculares de ângulo de visão largo;
* Iluminação LED;
* Ocular para ligação ao PC através de USB e software;
* Objectivas de alta qualidade ( 4x, 10x, 40x);
* Inclui uma vasta gama de preparados e instrumentos;
* Ampliação: 20-1280x;
* Garantia de 5 anos.

Preço: 69,90€

Hoje disponível no LIDL. Vou ver se compro um para poder tirar umas microfotografias interessantes. Smile
bluejay
bluejay
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/12/2007

http://www.amphibio.org

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Oportunidade no LIDL

Mensagem  valbonix Seg 07 Jan 2008, 12:24

Olá todos Very Happy

Não quis deixar de dar a minha opinião, num post tão oportuno como este, que o Bluejay teve a gentileza de fazer.
É sem duvida uma excelente oportunidade, não sendo nenhum super microscópio, é mais do que suficiente para começar.
O preço então é mesmo excelente, pois um microscópio custa quase sempre uma pequena fortuna, e muitas vezes quem os compra, descobre que não tem paciência para o usar depois de gastar somas avultadas (250€ a 5.000€ facilmente).
Com estes valores de ampliação (objectiva de 40X) conseguem-se provavelmente bons resultados na visualização de esporos e não só.
Caso não venha com corantes.. podes usar tinta da china vermelha ou azul, que é igualmente barata, e apesar de não ser reagente, permite corar. Também já trás software, e talvez já esteja calibrado para fazeres medições.
Acho que vale a pena o investimento, sendo ainda por cima é facilmente transportável.
A microscopia é um mundo por si só.

Peço-te que, caso o adquiras, nos digas ou mostres os primeiros resultados.

Cumprimentos a todos.
ROC Very Happy
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  Pedro Claro Seg 07 Jan 2008, 12:41

Ainda bem que alguém já fez aqui referência ao microscópio Biolux que está hoje à venda nas lojas Lidl.

Se tudo correr bem, amanhã já terei o meu - o Zé Miguel (Zamanita) fez-me o favor de adquirir um para mim, uma vez que eu apenas conseguiria passar num Lidl ao final do dia e corria o risco de já não os encontrar.

Como diz o valbonix, não é nenhum supermicroscópio, mas é usado por gente bastante conhecedora (é muito frequente, por exemplo, entre os utilizadores do fórum Micologia Europaei) e, para quem se está a iniciar na microscopia - como é o meu caso - e não tem hipótese ou não quer investir uma grande quantia, tem uma excelente relação qualidade/preço.

Depois colocarei aqui as primeiras impressões. Espero no próximo fim de semana ter tempo para fazer alguma microscopia 'a sério'...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  bluejay Seg 07 Jan 2008, 14:21

Sim, farei isso.
Na primeira loja que visitei aqui em Leiria só tinha um e estava esgotado. Logo à noite tento de novo nas outras lojas.
O objectivo principal é microfotografia de anfíbios (ovos, larvas, alimento vivo, ...) que são uma paixão e de parasitas que por lá possam andar escondidos. O uso em micologia é bónus Wink
bluejay
bluejay
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/12/2007

http://www.amphibio.org

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Anfíbios... que boa noticia!!

Mensagem  valbonix Seg 07 Jan 2008, 15:22

Olá novamente cyclops

Bluejay.. que bom saber dessa paixão que tens pelos anfíbios, esse mundo que eu desconheço mas que também me suscita curiosidade.
Vou fazer um post em www.fungos.net/forum sobre duas rãs diferentes que fotografei, e gostava imenso de receber os teus comentários, daí que convido-te a registar e partilhar um pouco connosco esse conhecimento. É através da partilha que saímos da ignorância, por isso aguardo-te com muita expectativa. Smile
Caso tenhas um website, blog ou outro formato relacionado com este tema, envia-me o endereço que eu colocarei na nossa área dos links.
Um abraço e boas aventuras microscópicas.
ROC Very Happy
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  bluejay Seg 07 Jan 2008, 16:21

Sim, os anfíbios são uma grande paixão. Mas mais virado para os caudatas.
O meu site de anfíbios é o www.amphibio.org. De momento ainda não tem portal mas será inaugurado brevemente inserido no Year of the Frog.
Quanto ao teu fórum terei todo o prazer em fazer a identificação das tuas rãs. Vou dar uma vista de olhos.
bluejay
bluejay
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/12/2007

http://www.amphibio.org

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  bluejay Seg 07 Jan 2008, 21:31

Bolas, já não cheguei a tempo.
bluejay
bluejay
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/12/2007

http://www.amphibio.org

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  valbonix Ter 08 Jan 2008, 01:13

Bluejay, que azar.

Eu tenho microscópio, e por mim não necessito. Mas amanha de manhã posso pedir a um amigo para ver se no Lidl de Cascais ainda há... se houver queres que peça para comprar? Se quiseres envia-me uma mensagem a confirmar. Caso haja e ele compre, depois é só uma questão de nos encontrarmos para te entregar. Aguardo uma resposta.
Cumprimentos
ROC
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Promoções à quinta

Mensagem  valbonix Ter 08 Jan 2008, 11:45

Olá

Acabei de saber que estas magnificas ofertas do Lidl são à quinta feira, e esgotam num piscar de olhos.
Por isso, estejam atentos, quem sabe se na próxima conseguem.
Cumprimentos
ROC
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  Pedro Claro Qua 09 Jan 2008, 23:27

Bem, recebi hoje o meu Biolux AL.

Já deu para fazer umas experiências e para ver uns esporos - as estruturas microscópicas mais simples de observar - e posso dizer que pelo preço que custou (69 Euros) é quase obrigatório para qualquer micólogo, mesmo que amador! A qualidade é muito superior ao que o preço poderia sugerir, já que não tem nada aspecto de brinquedo: é maciço e pesado e apesar de, obviamente, não ter os acabamentos ou a firmeza de um Leica ou Olympus, parece-me bem construído. É simples de usar, compacto e as imagens são nítidas. E o grande bónus é uma ocular que se liga a um computador através da porta USB e que permite ver as imagens no monitor (mais conforável), mas sobretudo registar o que se vê:

Fica aqui um exemplo

Oportunidade no LIDL 01_09_10

A qualidade desta imagem é menor do que a qualidade que se observa, uma vez que o programa que vem no CD para capturar imagens ('snapshots') não faz um bom trabalho. Vou ver se encontro um programa que permita fazer 'snapshots' do que realmente vejo no écrã e que não reduza a qualidade da imagem.

Em resumo: altamente recomendado! Quem não tem microscópio e tem 70 Euritos disponíveis *deve* correr as lojas Lidl todas até encontrar um!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Olá Pedro

Mensagem  valbonix Qui 10 Jan 2008, 00:05

Olá Pedro Claro

Não está mau não senhor... e por esse preço, melhor não podia ser.
Agora sobre o software, se quiseres envio-te o Scopephoto, que permite uma boa regulação da entrada de sinal, e tem imensos filtros e plugins para pós-tratamento, medições, etc. Tenho ainda outros softwares para microscopia que te envio tb se desejares, para isso, manda-me uma msg com o teu email
Um abraço e boas observações.
ROC Smile cheers
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Contributo

Mensagem  valbonix Qui 10 Jan 2008, 00:27

Mais uma dica Pedro

Se depois de fotografares fores ao photoshop, ainda podes alterar os levels para ires buscar alguma informação que está escura.
Deixo-te um exemplo da tua própria imagem (espero que não te importes), com um toque nos levels... diz me o que achas.
Abraço
ROC
[img]Oportunidade no LIDL 01_09_10[/img]
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  bluejay Qui 10 Jan 2008, 09:45

Viva,
afinal já consegui comprar um. Depois de mexer os meus contactos de norte a sul do país ainda consegui encontrar um.
Sábado já o devo receber.
Já agora, qual o software que vem com o microscópio? Por acaso em outros fóruns diziam bastante mal desse software e que usando um equivalente em linux que conseguiam resultados francamente melhor.
bluejay
bluejay
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/12/2007

http://www.amphibio.org

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Obrigado, Rui

Mensagem  Pedro Claro Qui 10 Jan 2008, 09:54

Obrigado pelas dicas e pela disponibilidade, Rui! Smile

Eu conheço as técnicas de tratamento de imagem, uma vez que a fotografia é outro dos meus hobbies e estou habituado a usar o Photoshop. Neste caso, não fiz nenhum tratamento porque simplesmente a qualidade das imagens não me agradou 100% - mas como referi, a imagem que aparece no meu monitor com o programa que serve de interface entre o microscópio e o computador é bem melhor do que o 'snapshot' que aqui coloquei e que foi obtido com um outro programa que também vinha no CD - e o objectivo era apenas mostrar o que se poderia obter com o Biolux. No entanto, depois de colocar este post fui ao tucows (www.tucows.com) e fiz download de um programa para capturar imagens do écrã que, espero, apresentará melhores resultados. Este fim de semana vou ver se experimento. Relativamente ao teu tratamento, sem dúvida que fica muito melhor e é possível observar mais detalhes. Mas a imagem que aparecia no monitor (antes do 'snapshot') permitia, por exemplo, ver o poro central nos esporos de uma forma muito mais evidente - coisa que a imagem capturada ('snapshot') não permite distinguir com tanta clareza - e é esse nível de detalhe que espero obter com o novo programa.

Relativamente ao ScopePhoto, se não te importares de me enviar esse programa, eu agradeço. Sobretudo a possibilidade de efectuar medições é extremamente útil. Vou enviar-te então uma mensagem em privado com o meu endereço de mail.

Já agora, conheces algum site ou tens conhecimento de alguma bibliografia com indicações sobre microscopia - descrição das estruturas microscópicas essenciais, como fazer as preparações e como observá-las no microscópio? Já percebi que tens muito mais experiência do que eu no manuseamento do microscópio... Smile

Entretanto vou também sugerir ao Vasco Fachada (o nosso administrador) que crie algumas novas secções no fórum, nomeadamente uma para a Apresentação de cada um dos membros (como já tinhas sugerido), outra dedicada à Microscopia (técnicas, estruturas a observar, exemplos) - onde, creio, poderás ter um papel muito importante -, e outra ainda dedicada à Fotografia (técnicas, equipamento, exemplos) - que eu terei todo o gosto em dinamizar. Há pessoas com bons e variados conhecimentos aqui no fórum; todos juntos poderemos fazer dele um excelente local de aprendizagem, de troca de experiências e, até, uma referência micológica nacional e até - porque não? - internacional.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  valbonix Qui 10 Jan 2008, 10:49

Bom dia

Colaborar é para mim um enorme prazer, contem sempre comigo!! Very Happy

Um abraço.
ROC
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade no LIDL Empty Re: Oportunidade no LIDL

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos