Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pârametros de humidade temperatura e luz

2 participantes

Ir para baixo

Pârametros de humidade temperatura e luz Empty Pârametros de humidade temperatura e luz

Mensagem  manel Sex 28 Nov 2008, 11:00

Viva!

Pediram-me para experimentar um gadgets interessantes que fazem o registo contínuo e editável graficamente em computador, da humidade, luz e temperatura num determinado ambiente.

Estava a pensar adaptar isto ao cultivo de cogumelos.

Acham que poderiam dar-me uma orientação sobre os níveis médios aconselháveis para estes três factores, nas fases de incubação e frutificação do cultivo de cogumelos indoor. Se houver variações muito grandes de espécie para espécie, podíamos tomar como referência o P.ostreatus.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pârametros de humidade temperatura e luz Empty Re: Pârametros de humidade temperatura e luz

Mensagem  Polecat Sex 28 Nov 2008, 23:54

Olá manel!

Essa é uma boa! Já tinha lido umas coisas acerca disso mas os software eram muito pouco práticos. Mas se esse que referes for melhor, poderá ser uma excelente forma de monitorizar os parâmetros de crescimento dos fungos, não só "in vivo" (o que adiantaria pouco) mas principalmente à distância.

Por exemplo:

Com sistemas relativamente mais complexos, mas exequíveis, para alem de monitorizar, seria também possível controlar e ajustar esses mesmos parâmetros em qualquer ponto do planeta desde que tenha acesso à internet, que basicamente hoje em dia, é qualquer ponto do planeta!

O grande problema até nem são os software em si, as limitações estão mais relacionados com o equipamento de cultivo, como as incubadoras ou frutificadoras. No caso da minha incubadora por exemplo, como verão brevemente postado aqui, a temperatura é controlada com termómetro digital e regulada por termostato e lâmpada de cerâmica. O problema é que são sistemas eléctricos analógicos e não digitalizados, o significa que para já fica difícil fazer o "input" desses dados no computador. Normalmente utilizam-se "AD-boards" ou conversores de analógico em digital, que são de relativamente difícil obtenção e instalação. Mas tudo é possível e acredito que este fórum ainda verá desses sistemas postados Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pârametros de humidade temperatura e luz Empty Eu digo mata, vcs já esfolam!

Mensagem  manel Sáb 29 Nov 2008, 01:43

Polecat,

Agora levei uma banho de vanguarda. Neste momento, o que eu tenho são dois gadgets, muito simples e acessíveis que apenas monitorizam estes 3 parâmetros e registam-nos num gráfico, onde no eixo do x tens o tempo e y os valores. Assim, pensei eu, se alguma coisa não estiver a correr bem, poderás perceber se foi devido a alguma variação num destes 3 factores.

Agora possibilidade de ligar isto à internet para controlo remoto, é um desafio que já vou averiguar amanhã.

Estes aparelhos estão à minha disposição para experimentação. Se quiseres aproveitar, a palavra de ordem é a mesma - Orienta-me.

Grande abraço!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pârametros de humidade temperatura e luz Empty Re: Pârametros de humidade temperatura e luz

Mensagem  Polecat Sáb 29 Nov 2008, 02:52

Agora é que reparei que a minha resposta às tuas perguntas estava incompleta Embarassed


Sim, há variações consideráveis nos padrões de crescimento das várias espécies.
Segundo Stamets em "The Mushroom Cultivator", aka "A Bíblia", os parâmetros de crescimento para Pleurotus ostreatus são os seguintes:

Colonização do Spawn:
Humidade relativa: 90-100%
Temperatura: crescimento mais rápido a 26-29 °C. O micélio morre se estiver exposto mais de 48 horas a 40°C
Tempo de incubação: +/-10-14 dias
Luz: zero!

Frutificação de primordia:
Humidade relativa: 95%
Temperatura: 13-16 °C
Duração: 7-14 dias.
Luz: luz natural difundida é suficiente; +/- 12 h/dia
Rega: 1-2 borrifadelas por dia até os cogumelos atingirem 30-40% do tamanho de colheita

Colheita:
Humidade relativa: 85-92%
Temperatura: 16-18 °C
Duração: 5-7 semanas
Momento da colheita: Imediatamente antes da margem se tornar plana
Luz: Como em cima


Espero ter ajudado,


Abraço!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pârametros de humidade temperatura e luz Empty Se ajudaste?

Mensagem  manel Sáb 29 Nov 2008, 12:01

Amigo!

Isso é uma contribuição inestimável:

1. Para já aqui no escritório estou longe de ter esses parâmetros, como podes calcular. Era eu ou os cogumelos...

2. Em poucas linhas quantificaste tudo o que preciso saber

3. Referiste a Bíblia do cultivo

Eu vou por as maquinetas a funcionar e depois posto os gráficos, só para avaliarmos a utilidade real da informação.

És a bússola do aprendiz de cultivador!!!

Obrigado.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pârametros de humidade temperatura e luz Empty Re: Pârametros de humidade temperatura e luz

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos