Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

+4
Nuno
Luis Sousa
santrana
Polecat
8 participantes

Ir para baixo

moderador O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

Mensagem  Polecat Dom 23 Nov 2008, 17:39

Olá a todos!

Este tópico reflecte apenhas as principais linhas de orientação para o cultivo de cogumelos. Trata-se na realidade de uma prática muito diversificada onde o cultivo de uma mesma espécie pode apresentar-se totalmente oposto em termos metodológicos. Como tal, terá de ser o próprio cultivador a aperfeiçoar a sua própria técnica e criar os seus próprios padrões.

O obectivo deste tópico é portanto apresentar o fenómeno aos que desconhecem mas pretendem começar a prática do cultivo e esperemos que daqui surjam as suas primeiras dúvidas.

Então aqui vai uma simplificação em poucas linhas sobre o que é cultivar cogumelos e o que é preciso para fazê-lo.


Independentemente dos possíveis usos ou técncas, muito basicamente o cultivo de cogumelos divide-se em 4 fases:

1-Esterilização e/ou Pasteurização
2-Inoculação
3-Incubação/Colonização
4-Frutificação


1-Esterilização e/ou Pasteurização
Consiste na limepeza e preparação do substrato e/ou spawn, eliminando os agentes patogénicos ou concorrentes ao fungo a cultivar. A Esterilização diferencia-se da Pasteurização pelo seu efeito dizimador sobre todos os Seres Vivos presentes no substrato, porém, às vezes alguns destes Seres Vivos são benéficos ao processo de cultivo, logo com a Pasteurização apenas alguns agentes são eliminados.

2-Inoculação
Consiste na introdução de material genético reproduzível do fungo pretendido no spawn esterilizado ou no substrato esterilizado/pasteurizado. É talvez o passo onde mais contaminações têm origem, as condições onde se sucede têm naturalmente um papel preponderante no fenómeno contaminação. O substrato e o spawn deverão estar protegidos o mais possível do exterior onde se encontram, o facilitismo e o ignorar de passos pode levar rapidamente a contaminações. O spawn difere do substrato na medida em que este último é o meio onde se dará a frutificação, enquanto o primeiro tem a finalidade de inocular o substrato em maiores quantidades.

3-Incubação/Colonização
É um tempo de espera e controlo. Se o cultivador fez tudo correctamente nos passos anteriores, provavelmente o micélio crescerá naturalmente sem competição, colonizando o spawn/substrato. Quando contaminado, o substrato torna-se inutilizável na maior parte dos casos e a sua detecção é normalmente primária e a velocidade de crescimento do contaminante maior comparando com o micélio do fungo cultivado. É importante notar que ao colonizar o spawn/substrato o fungo necessita de trocas gasosas com o exterior e que cada espécie tem a sua temperatura óptima de colonização.

4-Frutificação
É a fase mais fácil e mais recompensadora de todo o processo. O ego regozija-se e o vício torna-se imparável. No entanto, o cultivador deverá ter em linha e conta algumas variáveis importantes na frutificação de cogumelos, cada espécie tem os seus parâmetros de crescimento ideais, entre eles, a temperatura, humidade, trocas gasosas, luz etc.


Em qualquer uma destas fases, especialmente nas primeiras, a maior dificuldade e principal inimigo do cultivador são as contaminações que são coadjuvadas principalmente pelo segundo maior inimigo do cultivador, a sua própria impaciência. A paciência e perserverança são sem dúvida palavras chaves no cultivo de cogumelos.

Como disse o manel, Pleurotus ostreatus é uma espécie comum e relativamente fácil de cultivar, os métodos são variadissimos e quase infinitos, com várias técnicas e passos distintos que podem ser aperfeiçoados, simplificados ou às vezes "atalhados", contudo, os 4 pontos referidos estão sempre presentes, podendo no entanto assumir várias formas.

Para começar recomendo que após a escolha da espécie a cutivar, o cultivador dever-se-á guiar por um só método ganhando prática com os pés no chão, não divagando e desmotivando. Então:
1- Escolher a espécie/método
2- Garantir os materiais/equipamentos minimos do respectivo método (entre outros, normalmente inclui: panela de pressão; frascos ou sacos impermeáveis semi-seláveis; material para garantir condições de assepsia minimas como luvas, máscara, seringas etc; câmaras de incubação e frutificação)

Então para primeiros passos no cultivo de cogumelos, independentemente dos materiais intermédios das diferentes técnicas/métodos a aplicar, o cultivador deverá obter o seguinte:

1-Inoculo. Este pode apresentar várias formas possíveis dependendo das dimensões da cultura: Esporos; Micélio liquido ou "Spawn" (material sólido colonizado com micélio, ex: centeio, cevada, trigo, grão, milho, alpista, palha, lascas de madeira, agar, caixa de cartão etc).
2-Substrato a inocular. Dependendo da espécie a cultivar poderá também ser constituído por diversos materiais (os mesmos cereais, palha, lascas ou toros de madeira; estrume de ruminante seco; ou cultivo no exterior).


Para mais informações consultar área de cultivo na biblioteca


Um abraço a todos e espero por essas dúvidas Wink


Última edição por Polecat em Ter 25 Nov 2008, 23:02, editado 1 vez(es)
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

Mensagem  santrana Seg 24 Nov 2008, 23:49

Muito obrigado pela partiha de informação Polecat....

Está perfeito para que quer começar

Já andei a pesquisar mais sobre a Cultura de Pleurotus Ostreatus...
Não é nada facil começar... mas vou tentar reunir todas as condições...

Será que me podes dizer o que é dextrose e agar.... será facil encontrar à venda?


Até Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

Mensagem  Polecat Ter 25 Nov 2008, 16:36

santrana escreveu:Será que me podes dizer o que é dextrose e agar.... será facil encontrar à venda?
Deixa-me dizer que és corajoso ao quereres já começar com técnicas de agar e vou tentar não te desencorajar, mas consulta este tópico que acabei de criar.


Acredito que és capaz santrana, mas lembra-te, "perseverança" Very Happy

Abraço Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Propagação de Cogumelos Silvestres

Mensagem  Luis Sousa Ter 28 Dez 2010, 20:19

Ola a todos,
Possuo um terreno com cerca de 3 Ha em que 1Ha pretendo destinar a bosque. Já reparei que existe pelo menos 5 tipos de cogumelos que crescem de forma espontânea (peço desculpa não os identificar, pois estou ainda a ver se consigo aprender alguma coisa deste maravilhoso mundo Razz ). Preocupa-me bastante que a quantidade desses cogumelos é bastante reduzida, e gostaria de saber se é possível propaga-los de alguma forma (espalhar esporos?? quando? como?)

Agradecido a quem possa responder ou dar algumas dicas....

Luis Sousa

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Mourilhete
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

Mensagem  Nuno Qui 30 Dez 2010, 13:53

Olá Luis,

Antes de mais, porque não te apresentas? Só para "quebrar o gelo" Wink

Quanto à questão em si; não creio que consigas propagar cogumelos espalhando esporos e afins. Aliás, eu próprio já tentei no meu jardim (simplesmente pousando na terra alguns chapéus de cogumelos, posteriormente à sua identificação (ou tentativa)). Mas é claro que até haja possibilidade de alguns esporos se desenvolverem. Apesar de improvável, talvez até seja possível.

Mas não há nada como a tentativa...

Abraço!

Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Esclarecimento

Mensagem  mmcm Dom 10 Fev 2013, 20:17

Boa noite

Estou à espera de Spawn Pleurotus Ostreatus, é primeira vez que vou cultivar, e quero faze lo em palha. A minha duvida é como pasteurizo a palha? e depois é so meter dentro de um saco escuro e misturar o Spawn cuidadosamente "aqui e ali" e fechar bem durante umas semanas? estou com algum receio de nao fazer bem todos os procedimentos. Será que me podem ajudar Very Happy ?

mmcm
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : micélia
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

Mensagem  romeo1977 Dom 10 Fev 2013, 23:07

Ola mmcm,

A palha deves por a ferver dentro de um bidon aprox.3 h a 80c,depois fica a secar,e quanto esta umida ja podes mixturar como spaw

Ja agora podes me dizer de onde e que compraste o spaw e o preço?
Mais algumas duvidas:918903323

romeo1977

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : vendo spaw de pleurotus 3kg 12 euro

kiki_romeo@yahoo.com
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

Mensagem  mmcm Seg 11 Fev 2013, 14:31

Agradeço a explicaçao, mas será que nao se pode fazer nada mais caseiro, nao tenho um bidon...

mmcm
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : micélia
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Investimento

Mensagem  Diogo Marques Qua 21 Ago 2013, 04:47

Um bem haja a todos.
Tenho andado atento ao fenomeno dos cogumelos e hoje decidi registar-me em mais um forum de uma especialidade.
O engraçado é que finalmente com 27anos penso em investir em alguma coisa, nem que tivesse um inicio mais "caseiro" e ter meia duzia de clientes para começar enquanto mantia o meu horrivel trabalho de aturar chefes.

basicamente

o cogumelo mais facil comercializar seria o cogumelo branco cogumelo de paris o agaricus mas parece-me que a grande dificuldade deste é a composição do substrato.

Aceito qualquer tipo de sugestoes,ajuda ou recomendaçoes a nivel de cogumelo branco, com pequeno investimento ao inicio para ir aumentando.Seria do meu agrado também uma visita guiada a pequenas industrias de cogumelos brancos.

Diogo Marques

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : DiogoMarques
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Visita a uma exploração

Mensagem  Filipe_R Ter 03 Dez 2013, 12:10

Olá amigos. Sou novato nestas andanças e pouco ou nada percebo mas gostava de começar a produzir alguns cogumelos uma vez que tenho alguns terrenos e pequenas instalações ao abandono. Mas sou sincero ainda estou muito reticente pois tenho visto que não é algo fácil (é ai que está a piada). Sendo assim gostaria de saber se alguém me permitiria visitar as suas instalações porque gostava de poder conhecer esta realidade antes de fazer seja o que for.

Filipe_R

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Cultivo Shiitake
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: O que é cultivar cogumelos? No que pensar e o que obter?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos