Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encontros micológicos

+10
Ritake
josé baptista
Carlos Alberto
feather_one
Nuno
Polecat
manel
Zamanita
PEDRA
Pedro Claro
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

moderador Encontros micológicos

Mensagem  Pedro Claro Qui 20 Nov 2008, 12:36

Todos os fins de semana faço explorações na zona do famoso Pinhal do Rei (designado, erradamente, Pinhal de Leiria) e zonas circundantes, e lembrei-me que posso perfeitamente organizar um encontro informal para exploração micológica da área, que é imensa e grande parte dela ainda virgem para mim.

Entendo por encontro informal algo semelhante a uma reunião de amigos com um interesse comum. Não há dinheiro envolvido (logo não há inscrições, nem materiais, nem sessões iniciais de introdução à Micologia) nem outras responsabilidades da minha parte para além de servir de guia (e poder levar mais 4 pessoas no meu carro) e disponibilizar os meus conhecimentos e a bibliografia de que disponho.

A ideia era os interessados encontrarem-se no local 'x' às 'y' horas e depois rumarmos para os bosques à caça de cogumelos. O almoço ficaria por conta de cada um (há hipótese de fazer piquenique na mata, porque há mesas em alguns locais ou, se assim o entendessem, almoçar em algum restaurante junto à praia ou numa cadeia de fast-food) e o final do dia poderia ser passado em minha casa (possivelmente na garagem, único local onde tenho condições para isso) a identificar espécies, a trocar impressões, a fotografar os exemplares conhecidos...

Os encontros teriam, forçosamente, de estar limitados a um número relativamente restrito de pessoas e também a um único dia (Sábado), pelo menos numa primeira fase. Quem quisesse, poderia encontrar alojamento e prosseguir as explorações no dia seguinte, embora já não possa garantir a minha presença ao longo de todo o dia de Domingo.

Numa segunda fase, se houvesse interesse e adesão que o justificasse, poderia organizar uma coisa mais séria - com outro tipo de acompanhamento, a durar um fim de semana inteiro, com materiais...

Há outros locais muito interessantes na região centro que tanto eu como o Zamanita temos explorado (mais ele) - Serra da Lousã, Serra de Sicó (Pombal), algumas matas de Carvalhos na zona de Ansião, a própria Serra da Estrela - e que poderão servir de base para exploração e para um encontro mais alargado - até por mais que uma zona. Já abordei este assunto com o Zamanita, mas para já não há nada de concreto. Talvez se houver algum feedback da parte do pessoal aqui do fórum se possa avançar para qualquer coisa.

Entretanto lembrei-me que todos os meses passo um fim de semana na zona do Porto (mais concretamente na Maia) e costumo frequentar um ou dois sítios pouco prováveis mas que se têm revelado bastante profícuos. Como há imenso pessoal da zona do Porto aqui no fórum, talvez se pudesse combinar uma manhã ou uma tarde num fim de semana para uma exploração conjunta...

Aguardo feed-back da vossa parte. Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  PEDRA Qui 20 Nov 2008, 14:05

Isto é o que eu chamo "uma excelente ideia".
Cada vez me agrada mais partilhar este Forúm convosco; que por acaso "tropecei" nele quando andava a explorar a Wikipédia, dá para acreditar?

Quando se realizar a "caça" na zona do Porto podem contar comigo, de preferência ao Sábado porque o Domingo fica guardado para o meu Cogumelo de palmo e meio lá de casa.

Obrigado e Boa Caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Zamanita Qui 20 Nov 2008, 14:10

Alinho!!
Ainda bem que tomaste a iniciativa, Pedro.
Vamos ver se aparece mais gente aqui pela zona centro...

Temos de lançar umas datas...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador I´m in

Mensagem  manel Qui 20 Nov 2008, 14:12

Será que a Mó, (minha companheira de caminhadas micológicas) pode vir?

Só preciso de saber a hora do encontro e local, pois saindo do Porto, vamos madrugar e não gosto de deixar um grupo à minha espera.

As minhas sanduíches de caminhadas são muito apreciadas pelos meus amigos. Se quiserem experimentar, será o meu contributo.

Quanto ao formato, assenta como uma luva. Somos um pouco avessos a actividades muito "concentradas", menos ainda na floresta.

Grande ideia!

PS - Quero aprender como se faz isso. Talvez para o ano e com a V. ajuda, possamos replicar o formato aqui mais para cima.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Pedro Claro Qui 20 Nov 2008, 15:12

Ora bem, aprofundando um pouco a ideia...

Os encontros mais 'informais' seriam apenas um 'ajuntamento' de algum pessoal que mora perto (daí ter falado na zona centro - eu e o Zamanita moramos relativamente perto um do outro e algum pessoal de Coimbra e arredores também se pode juntar sem grandes deslocações - e na zona do Porto - uma vez que há bastante massa crítica por aí e eu próprio poderei juntar-me a vós ocasionalmente) sem qualquer tipo de pretensão que não um bom convívio, troca de conhecimentos e talvez umas descobertas novas para alguns (ou para todos). Cada um ficaria responsável pelo seu sustento e organizaria as coisas como muito bem entendesse. O 'organizador' apenas estaria responsável por orientar os participantes pelos locais que entendesse serem mais interessantes (provavelmente, exigiria uma exploração prévia) e depois deixaríamos correr as coisas ao sabor dos gostos e interesses dos participantes. O ideal seria termos grupos pequenos (talvez 6/7 pessoas no máximo) para evitar grandes confusões e permitir uma maior interacção entre todos. De notar que a minha ideia para este tipo de actividades não é haver um professor/mestre (o organizador) e os alunos (os restantes), mas sim um grupo de pessoas em igualdade de circunstâncias que estão perfeitamente à vontade para interagir com os restantes, explicando, perguntando, orientando ou simplesmente ouvindo e observando. Este tipo de encontros poderia ser marcado com pouca antecedência (quase como telefonando a um amigo para tomar um café) e ser despoletado pela ocorrência de frutificações ("Eh, pá! Estão a sair, vamos lá no próximo fim de semana???")

Em relação a datas, podem lançar propostas. Eu sei que estarei no Porto perto de uma semana no final do ano (uns 3/4 dias antes da passagem de ano e mais 2/3 depois), mas o pessoal que mora por aí pode avançar já com um encontro... Na zona centro, vai depender de como estiverem as coisas. No próximo fim de semana quero explorar o Pinhal do Rei com mais afinco e, se houver 'material' pode ser que se consiga marcar alguma coisa para um destes dias...

Entretanto podem sugerir outros locais - que podem ser os locais habituais por onde andam - e datas...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Também alinho!!

Mensagem  Polecat Qui 20 Nov 2008, 15:34

Que excelente iniciativa Pedro Very Happy

Fico contente por a malta corresponder também! Ainda mais feliz fico com o facto de nesses dias eu estar em Portugal!! Parece-me um motivo mais que suficiente para fazer 200 e poucos quilómetros até à zona Centro.

Quanto ao "ajuntamento" mais a Norte, ainda não consigo prometer nada, é que em pouco menos de um mês quero explorar também as serras da Arrábida e Grândola. A primeira está anunciada e pretende exactamente os mesmos moldes que esta ao Centro, a segunda ficam já a saber que será criado um tópico com esse tema.

Portanto, reunião de amigos micófilos no Centro, eu estou lá! Wink

Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Então para o Porto

Mensagem  manel Qui 20 Nov 2008, 15:39

Entendido Pedro.

Em relação ao Porto, as áreas mais interessantes que conheço são mesmo a sul, o Perímetro das Dunas de Ovar, de onde vcs têm identificado exemplares meus e do Pedra. Acho que seria a possibilidade mais viável, para um primeiro encontro.

Há lá o Trilho da Floresta. Assim, em termos de local de encontro e o percurso, fica mais fácil.

E quanto a datas, pois então seria no Sábado de 27/Dez. ou no Sábado seguinte 03/Jan.

Se houver interessados, muito bem, nada de complicado assumir a coordenação disto, nesse espírito informal que o Pedro propõe claro.

Mas se calhar vocês conhecem locais mais interessantes.

Até breve!

Manel

PS - Obrigado Pedro, por estares a promover esta oportunidade fantástica de nos conhecermos à volta dos cogumelos. E é claro que temos consciência que isto está dependente da tua disponibilidade pessoal ou outro identificador "senior".


Última edição por manel em Sáb 22 Nov 2008, 20:04, editado 2 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Pedro Claro Qui 20 Nov 2008, 15:58

Polecat:

Serás muito bem vindo. Vou ver se começo a preparar com o Zamanita uma exploração aqui no centro. Vamos ver que zonas ainda estarão 'férteis' lá para Dezembro...

Manel:

Eu quando vou ao Porto acabo sempre por me deslocar ao Parque da Cidade e ao Parque de S. Pedro de Avioso (N13, entre a Maia e a Trofa), ultimamente apenas este porque é mais pequeno e menos frequentado... Tanto num como noutro tenho encontrado muitas coisas interessantes e também poderá ser uma hipótese.

Ah, e claro que podes trazer a Mó. Não sei quem é (a forma como te referes a ela deixa-me na dúvida se te referes a esposa/companheira/amiga ou a um animal de estimação - espero não ofender ninguém Embarassed), mas em qualquer dos casos é bem vinda!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Parque da Cidade? nunca me tinha lembrado...

Mensagem  manel Qui 20 Nov 2008, 16:08

Pedro, ok,

Esse da Trofa, também não conheço. Quanto ao parque da cidade, olha, moro lá tão perto, nunca me ocorreu lá ir ver cogumelos.

Com estes dois parques e Ovar, são três as possibilidades. Tudo depende do que te for mais conveniente Pedro. Os acessos ao Trilho da Floresta são bons, vias rápidas que derivam da A1 e da Via Rápida que liga Porto a Ovar.

Mó é de facto o meu bicho preferido, ou seja a mulher que eu amo. Só não consigo que dê a pata... Mas ela leva não leva nada a mal. ehehehe.

Abraço Pedro!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Brutal ideia!

Mensagem  Nuno Qui 20 Nov 2008, 21:33

É grande ideia, só é pena eu não ter carta de condução... Laughing

Há-de chegar o dia, há-de chegar Wink
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  feather_one Qui 20 Nov 2008, 21:59

É uma excelente ideia! Eu vivo na Figueira da Foz e , em prinicpio, estou disponivel já este fim de semana.

Bute lá?! Wink

feather_one
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Podemos pensar numa saída na zona centro em Dezembro...

Mensagem  Pedro Claro Sex 21 Nov 2008, 10:23

feather_one escreveu:É uma excelente ideia! Eu vivo na Figueira da Foz e , em prinicpio, estou disponivel já este fim de semana.

Bute lá?! Wink

Este fim de semana a disponibilidade será algo reduzida. Terei hipótese de fazer uma saída de 2/3 horas no máximo, mas perto (possivelmente irei explorar algumas zonas dos pinhais litorais aqui da minha zona)... Não enjeito companhia, mas não terei muito tempo. Sad

O fim de semana seguinte será dedicado à família (e fora daqui).

No fim de semana de 6/7/8 de Dezembro estarei novamente na Maia e penso que poderei ter uma manhã ou uma tarde para uma saída na zona (terá que ser pertinho, porque não terei muito tempo).

Nos dois fins de semana seguintes poderemos combinar alguma coisa (num Sábado, por exemplo) aqui na zona centro. Irei falar com o Zamanita para ver se há possibilidade de fazermos alguma coisa mais organizada...

Coloquem feed-back - datas, locais...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  feather_one Sex 21 Nov 2008, 22:30

Pedro,

certamente teremos outras oportunidades de visitar o pinhal do rei e com mais tempo.

Sendo assim sigo o plano que estava delineado, visitar a mata de Quiaios e o seu centro interpretativo de cogumelos ( que ainda não conheço apesar da proximidade).

O mês de dezembro vai ser complicado... mas vamos mantendo contacto.

feather_one
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador ENCONTRO NA REGIÃO CENTRO - 13 E/OU 14 DEZEMBRO

Mensagem  Pedro Claro Seg 01 Dez 2008, 00:08

ENCONTRO NA ZONA CENTRO

Em princípio, eu e o Zamanita estávamos a apontar para a realização de um encontro no próximo fim de semana de 13 e/ou 14 de Dezembro, na zona centro.

Para já ainda não está nada definido, porque ainda não se pensou muito na questão e é necessário preparar algumas coisas. Mas será a única data em que tanto eu como ele poderemos organizar um encontro antes do final do ano, pelo que, mesmo cheio de incertezas, o encontro será mesmo para avançar nessa altura.

A duração poderá ser de 1 ou 2 dias e no primeiro caso tanto poderá ser no Sábado como no Domingo. Eu terei que 'negociar' com a família a minha margem de manobra (porque a família tem que ser a primeira prioridade, claro) e depois logo se verá o impacto que isso pode ter. Em relação aos locais, eu e o Zamanita teremos que fazer uma prospecção nos vários spots que temos debaixo de olho para ver qual ou quais estarão mais 'bem frequentados', mas as opções mais viáveis serão: Serra do Sicó (Pombal/Ansião), Condeixa-a-Nova, Pinhal do Rei e áreas circundantes (Marinha Grande/Leiria) e, eventualmente, Serra da Lousã. Se fizermos um encontro de dois dias, poderemos considerar visitar dois locais diferentes...

Esta semana procurarei definir as questões ainda em aberto e depois colocarei a informação aqui, no seguimento deste tópico ou, mais provavelmente, num novo. Entretanto, gostaríamos de começar a receber feed-back de quem puder/quiser juntar-se a nós...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  PEDRA Seg 01 Dez 2008, 11:33

Oi Pedro e Zamanita

Vivo no Porto e gostaria imenso em me juntar a vocês, mas ainda não tenho certeza nenhuma se nesse fds estou livre ou ocupado.
De qualquer forma, se eu for ao vosso encontro será apenas por um dia, ou no sábado ou no domingo (a confirmar e em função do "programa das festas").

1 abraço e Boa Caça

PS: Apelo aqui à participação do pessoal do Norte "carago"; afinal de contas a viagem até ao local faz-se num tirinho - é tudo auto-estrada e/ou via rápida.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Polecat Ter 02 Dez 2008, 21:00

Só chego dia 18 a Portugal Crying or Very sad

Espero que nos encontremos ainda durante a segunda de quinzena de Dezembro ou primeira de Janeiro...


Quem tiver a ponderar e não tenha a certeza, não hesite, terão uma companhia agradável e de certeza muito para aprender, perguntar e partilhar com o Zamanita e o Pedro.


Abraço e bom passeio Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Carlos Alberto Qua 03 Dez 2008, 11:26

Eu tambem estou interessado.
A ideia pareçe-me excelente.
Principalmente porque gostaria de aprender mais com este tema. De momento atravez do Site. Nao ha dia que nao venha aqui ver as novidades.
De momento talvez nao me seja possivel ir aos encontros que estao a pensar organizar, mas se pensarem fazer algum aqui para o Norte alinho.
Parabens.

Carlos Alberto
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Nuno Qua 03 Dez 2008, 11:53

E eu quero e aproveito para vos pedir para postarem aqui umas fotos das exploraçôes que fizerem, já que não vos poderei acompanhar, devido ás questôes a nível de idade Wink

Daqui a +/- uns 2 anitos já falarei convosco Smile

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Possível Encontro a 13 de Dezembro na zona centro

Mensagem  Pedro Claro Qui 11 Dez 2008, 16:20

Actualização da informação relativa ao encontro na zona centro...

O dia está definido: 13 de Dezembro - ou seja, no próximo Sábado. O local vai depender de uma última 'inspecção', mas ganha cada vez mais força a possibilidade de ser algures na Serra de Sicó (Pombal) - não só pela localização mais 'central', mas também pela perspectiva de se encontrarem mais espécies.

A ideia era o pessoal encontrar-se num determinado local (ainda em discussão, e dependendo da proveniência dos participantes) a uma determinada hora (por volta das 9h00/9h30) e passar o dia em prospecção. Para além do equipamento habitual (roupa e calçado quente e confortável, cesto de vime, canivete, guias e máquina fotográfica), seria necessário levar também provisões para o dia inteiro. Em princípio iríamos visitar alguns locais ao longo de todo o dia, parar para almoçar quando a fome começasse a apertar e terminaríamos a actividade por volta das 16h30/17h00, o mais tardar. Dependendo do número de pessoas e do interesse manifestado, poderá haver uma sessão de identificação posteriormente...

Neste momento, o maior impedimento será o estado do tempo, uma vez que há previsão de chuva para Sábado. Se a chuva (que já cai aqui, na zona centro) se mantiver até Sábado, o encontro/saída será anulado. Mas certezas só mesmo no próprio dia... Sad

Neste momento queria apenas que os interessados se manifestassem para sabermos com quem podemos contar. Para já somos 3 pessoas, eventualmente 4. Quem tiver disponibilidade para esse dia e quiser juntar-se a nós, diga alguma coisa, o mais brevemente possível, de preferência respondendo a este tópico ou enviando uma PM (mensagem pessoal) aqui pelo fórum.

Caso o encontro venha a ser anulado (ou mesmo que não o seja), estamos já a congeminar uma nova investida num dos primeiros fins de semana de Janeiro. Se tudo correr bem, esse será mais bem organizado e com tudo definido com mais antecedência.

Caso haja interesse em participar e pretendam obter mais algum esclarecimento, podem contactar:

Pedro - 96 63 40 698
Zé (Zamanita) - 96 66 55 321

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador SEM EFEITO!

Mensagem  Pedro Claro Sex 12 Dez 2008, 18:40

Decidimos não realizar o encontro de amanhã na zona centro. Sad

Para além das previsões de mau tempo para a região, também não tínhamos, ainda, nenhum interessado em juntar-se a nós. Depois de uma conversa com o Zamanita, optámos por não realizar o encontro amanhã e adiá-lo, em princípio, para o fim de semana de 10 e 11 de Janeiro - eventualmente só dia 10, mas talvez seja possível planear alguma coisa para todo o fim de semana...

Nos próximos dias irei colocar aqui mais informação relativamente a esse encontro, uma vez que a nossa ideia é fazer algo mais bem planeado e organizado e que conte, esperamos, com a participação de alguns (outros) membros do fórum.

Lamentamos qualquer inconveniente causado...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Polecat Sex 12 Dez 2008, 19:42

Olá Pedro!

Como já tinha escrito, ainda não estou por Portugal, apenas dia 18. Mas sei que o *ento*loma* e o Broteroi manifestaram interesse em ir com vocês, inclusivé tentaram entrar em contacto com vocês.

Talvez andem desatentos ao fórum, vou-lhes dar uma apitadela sobre o assunto.



Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Pedro Claro Sex 12 Dez 2008, 20:07

Não vale a pena, Polecat. Eles contactaram com o Zé ontem a manifestar o interesse em vir, mas hoje mesmo enviaram uma mensagem a referir a impossibilidade de estarem presentes.

Essa foi uma das razões para optarmos pelo adiamento da saída. Talvez em Janeiro seja possível um encontro contigo, com o *Ento*loma*, com o Broteroi e com mais pessoal aqui do fórum aqui no centro. E assim teremos mais tempo para organizar a saída e, assim, torná-la mais proveitosa. Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  josé baptista Ter 29 Dez 2009, 18:59

Amigos
se um dia quiserem dar uma volta pela maior mancha de carvalho cerquinho da Europa ( e creio de azinheira, contínua) digam qualquer coisa. ( onde fica isso? Very Happy Very Happy Very Happy ) É o desafio...

JB

josé baptista
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : Frade
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Ritake Qui 08 Dez 2011, 23:37

Olá, por acaso andava à procura de este tipo de eventos e foi depois de ter visto este anúncio que decidi registar-me neste fórum. Ao mencionares que no centro há uma grande variedade e referires a serra da lousã e a zona de sicó.eu localizo-me no meio e estou extremamente interessada em explorar a zona.quando se realizar algo contem comigo.é só avisar-me.sou um cadito esquecida (só às vezes) Wink
Ritake
Ritake
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Ritake
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Pedro Claro Sex 09 Dez 2011, 01:01

Rita,

Este tópico já é bastante antigo (tem 3 anos) e o encontro referido acabou por se realizar em Janeiro de 2009 na zona da Marinha Grande. Muita coisa mudou desde então, mas continuo a fazer as minhas saídas nas zonas mencionadas, embora a disponibilidade seja agora mais reduzida.

Encontros mais alargados e com uma melhor organização na zona centro, para já, não estão previstos. Estamos a pensar organizar um encontro na Primavera de 2012 para explorar a zona litoral dunar, mas neste momento é apenas uma possibilidade. Saídas mais fortuitas, como referi, fazem-se com frequência e eu quase todas as semanas exploro alguns bosques na zona de Ansião, quando consigo ter alguma disponibilidade às 4ªs à tarde. O Zamanita mora perto (Soure) e ocasionalmente fazemos saídas em conjunto, normalmente na Serra de Sicó. Se algum dia te quiseres juntar a nós numa dessas saídas, é uma questão de combinarmos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

moderador Re: Encontros micológicos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos