Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Às voltas

2 participantes

Ir para baixo

Às voltas Empty Às voltas

Mensagem  EduaFerreira Qui 05 Nov 2015, 16:19

Já passei dos 50, trabalho na produção de imagens de diagnóstico, indefectível de VE, amante e praticante de "horta" sempre que possível. Procuro economia de recursos e consumos. Reciclar o mais possível.
Só em Outubro tive contacto mais próximo/directo com conhecedores de Micologia. Até aí, só tinha experimentado no prato os de "lata". Desconhecimento completo. Agora estou entusiasmado com a diversidade e as oportunidades encontradas. Já fiz várias "descobertas". Vou precisar de ajuda. Encontrei uns exemplares enormes aqui nas ervas à volta do edifício e debaixo dos choupos. Colhi uns exemplares mas como não sei classificar... sem ajuda, o prato vai ter de esperar! Fiz várias fotos e vídeo que guardei no Drive. Se for possível ponho o endereço.
Parabéns pelo TRABALHO
Obrigado
PS: como se altera a caixa do lado direito? Evil or Very Mad


Última edição por EduaFerreira em Qui 05 Nov 2015, 16:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ?)

EduaFerreira

Número de Mensagens : 3
Humor : gosto
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Às voltas Empty Re: Às voltas

Mensagem  Mycota Qui 05 Nov 2015, 17:10

Olá EduaFerreira! Bem vinda ao nosso espaço Smile

A utilização do fórum é relativamente fácil, e acima de tudo intuitiva.

Para editar a "caixa do lado direito", experimente visitar a página de "Perfil", conseguirá acede-la através dos separadores no cabeçalho.

Quanto ao cogumelos que está interessada em identificar, visite a categoria "Campo & Identificação" e comece por ler o tópico intitludado REGRAS PARA PEDIDOS DE IDENTIFICAÇÃO.

Quando se sentir preparada, crie um novo tópico (um tópico por espécie) para tirar as suas dúvidas ou mostrar-nos o que tem.


Boa navegação Smile
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Às voltas Empty Fungónimo

Mensagem  EduaFerreira Sex 06 Nov 2015, 11:39

Desculpem a minha ignorância. Quando preenchi o espaço, Fungónimo, e como não sabia o que fazer, escrevi o texto como se fosse para apresentação e que ficaria na 1ª mensagem. Penso que não é isso que sucede. Se poder ser alterada, (já tentei e não consegui), gostava de ver algo como o que segue, agradecia:
...
Só em Outubro/2015, tive contacto mais próximo/directo com conhecedores de Micologia. Até aí, só tinha experimentado/conhecido cogumelos no prato e dos de "lata". Desconhecimento completo. Uma surpresa enorme para mim. Estou muito mais atento e interessado  Rolling Eyes
...
Os últimos que encontrei, pelo tamanho e forma intrigaram-me. Colhi, fotografei, pesquisei, perguntei, e repeti... Não foi fácil conter-me mas houve um pormenor que me chamou a atenção. As gotículas de "leite" nas laminas. Lembrei-me de fazer a pergunta no explorador... "lactarius, pode ter cor branca?". Com a respostas, encontrei imagens e referências semelhantes aos que encontrei aqui no trabalho, quase cobertos de folhas de choupo... Lactarius piperatus... pode ser?
Vou tentar trazer aqui o assunto

EF

EduaFerreira

Número de Mensagens : 3
Humor : gosto
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Às voltas Empty Re: Às voltas

Mensagem  Mycota Sex 06 Nov 2015, 12:50

O tempo e prática farão com que domine cada vez melhor a navegação no fórum.

Amensagem que deseja presente na caixa do lado direto foi inserida no campo "comentário". O campo "fungónimo" destina-se ao heterónimo/pseudónimo que deseje possuir neste espaço. Para já, o campo está livre.


Saudações micológicas Smile
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Às voltas Empty Pouca actividade

Mensagem  EduaFerreira Sex 27 Nov 2015, 12:07

Tenho que confessar que a minha inabilidade para estas ferramentas não ajuda. Até o explorador de internet pode ser um quebra-cabeças. Particularmente no que diz respeito a inclusão/apresentação de imagens a coisa complica-se. Mad Para a minha ignorância, bastaria associar um endereço da imagem(s) do tipo g DRIVE. Mas não é bem assim. E dada a minha falta de tempo para aprender nessa área, (já pouco sobra para cogumelos, acho que vai esperar...
Quando me registei, estava ainda em estado de graça, depois de ter sido tão "mimosamente" acolhido num grupo de colheita em Arouca.
Comecei a olhar para o solo em espaços onde seria de supor haver cogumelos, e o facto é que alguns lá estavam. Só que a ignorância e o receio vieram ao de cima. E fiz o registo. Smile
Já encontrei mais alguns, que penso não serem muito abundantes, como Musquela, (pantorra?). Pleurotos de tom "amarelo", pulmonarius(?) ou sajor-caju, Tubera(?), Boletos (?) já nem será novidade nenhuma, mas para mim dentro da cidade, foi novidade, ...
Aquele que mais me intrigou pelo tamanho e número, terá sido um Lactarius pepiratus (?). Bastantes, com alguns exemplares a ultrapassar os 22cm. Embarassed
De momento sinto que se conhecesse alguém nas redondezas do Porto iria ser possível tirar várias dúvidas. A ver vamos!
alien

EduaFerreira

Número de Mensagens : 3
Humor : gosto
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Às voltas Empty Re: Às voltas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos