Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita cf. vittadinii

Ir para baixo

Amanita cf. vittadinii Empty Amanita cf. vittadinii

Mensagem  Polecat Dom 18 Jan 2015, 18:25

Boas!

Estava aqui de volta de alguns registos bem antigos quando me deparei com algo bastante interessante, que por sinal, não voltei a encontrar desde então. Lembro-me na altura que a encontrei fiquei entusiasmado com aquela Amanita curiosa, mas assim que a desenterrei fiquei confuso com a aparente ausência de volva, a ausência de árvores também me confudiu, cheguei a ponderar Leucoagaricus.

As imagens e descrição são limitadas, mas é o que há e essa é a razão do "cf" antes de vittadinii, porque por mim até punha as mão no fogo pela identificação como Amanita vittadinii. Tenho pena de não a ter secado e conservado.

Conto com as vossas opiniões, têm visto disto?
Talvez o pessoal de Évora possa estar atento esta próxima Primavera e fazer uma colheita para registo microscópico.

Abraços.


Évora (Malagueira), Maio de 2007
ECOLOGIA: a crescer num jardim relvado, sem árvores de volta. Hábito gregário a solitário. Mês típico de Maio, solarengo e quente, húmido/chuvoso.  
ESPORADA: branca.
CHEIRO: desagradável, enjoativo.
OUTROS DETALHES: cor geral do cogumelo era branca quase imaculada, mas acastanhava ao toque como se pode ver nalgumas imagens.

Amanita cf. vittadinii 2evrq0i
Amanita cf. vittadinii 1fjlsk
Amanita cf. vittadinii 28tgtuc
Amanita cf. vittadinii 4ky337
Amanita cf. vittadinii Fasoyw
Amanita cf. vittadinii N33ghl
Amanita cf. vittadinii 2znptfs
Amanita cf. vittadinii 29zrk76
Amanita cf. vittadinii 1217sc7
Amanita cf. vittadinii 11bkqxz


Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos