Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação - Boleto

2 participantes

Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Identificação - Boleto

Mensagem  trufulha Qui 25 Set 2014, 22:38

Boa noite!

Há algum tempo que não vos visito... Isto acaba por ser sazonal e a verdade é que, fora o Outono, acabo por me esquecer completamente dos cogumelos... Mea culpa!

Na expectativa de uma absolvição sumária, deixo imagens de um cogumelo que nasce em abundância num terreno que possuo, virado a norte, a cerca de 700m de altitude, povoado maioritariamente com pinheiros, castanheiros, medronheiros, pilriteiros e alguns carvalhos.

Dimensões: 8,9 cm de comprimento e 4,2 cm de largura (de resto penso que as imagens falam por si - o olfacto não é o meu forte).

Identificação - Boleto 29numbr
Identificação - Boleto 1566dye
Identificação - Boleto 24euv4l
Identificação - Boleto Qpl6dc
Identificação - Boleto 25fm5o2

A última foto foi tirada alguns minutos depois de ter feito o corte e parece revelar que a carne azulou.
Será que podem ir para o tacho? Very Happy

Já agora, no mesmo terreno surgem, um pouco mais tarde e com abundância, outros em tudo semelhantes mas de maiores dimensões, com tubos mais largos e que ficam rosados ao corte. Alguém tem ideia do que serão?

Agradecido por qualquer comentário! Smile

Cumprimentos a todos!

trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Re: Identificação - Boleto

Mensagem  Pedro Claro Sex 26 Set 2014, 10:10

Parece-me uma espécie de Xerocomus, do grupo de espécies muito semelhantes que inclui X. subtomentosus e X. ferrugineus.

Se tiveres algum produto de limpeza com amoníaco em casa, experimenta colocar uma ou duas gotas na superfície do chapéu e vê se há alguma mudança na cor. Depois relata; é importante para a identificação.

Quanto à comestibilidade, há vários sites que referem que as espécies deste grupo são comestíveis, mas de fraca qualidade. Nunca experimentei e, sinceramente, com as dúvidas na identificação, não recomendo o consumo.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Re: Identificação - Boleto

Mensagem  trufulha Sex 26 Set 2014, 20:40

Olá Pedro!

Em primeiro lugar, deixa-me agradecer-te a pronta resposta. Vocês por aqui fazem um serviço pedagógico que é de se lhe tirar o chapéu! Smile

Quanto ao tacho, a minha política é a seguinte: Ainda que existam 99% de certezas de que é comestível, não se come. Apenas se come quando há 100%!

Quanto ao teste do amoníaco, deixo foto:
Identificação - Boleto 30w1mj6

Usei duas gotas do produto "Continente-Lava tudo amoniacal". A minha ideia é de que ficou castanho muito escuro.

De qualquer modo, uma vez que, a serem comestíveis, não terão grande qualidade, pouco interessarão.

Um abraço e mais uma vez muito obrigado! Smile

trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Re: Identificação - Boleto

Mensagem  trufulha Sex 26 Set 2014, 20:41

Ah, e esqueci-me de dizer, embora seja perceptível nas fotos: De ontem para hoje o azulado que se formou ao corte desapareceu por completo, dando lugar ao amarelo original de novo. Estranho...

trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Caçada - Identificação

Mensagem  trufulha Sex 26 Set 2014, 21:22

Boa noite a todos!

Hoje fui com o meu cunhado à "pesca" de alguns fungos e amanhã teremos jantarada! Smile Andámos pela Serra da Gardunha com o intuito inicial de procurar frades, mas nem vê-los... pale O que achámos estranho, porque normalmente são os primeiros a mostrar-se...

Deixo foto geral da colheita Smile :
Identificação - Boleto S6u7p5

Como todo o cuidado é pouco, passo a mostrar as espécies encontradas, uma por uma, com vista à identificação cabal das mesmas:

1ª- Estes tenho algumas certezas de que são boletus edulis, as denominadas cepas. Habitat: Bosque de carvalhos.

Aspecto geral:
Identificação - Boleto E7z4sl

Dimensão do maior exemplar:
Identificação - Boleto Admh5g

Aspecto esquisito de um dos exemplares:
Identificação - Boleto 2cdhcoj

Pormenor:
Identificação - Boleto 2dm6u6x

2ª- Quanto a estes não tenho certezas... Arriscaria dizer boletus pinophilus, mas até podem ser edulis e eu estar baralhado pela deferente cor do pé... Habitat: Bosque misto de castanheiros e pinheiro bravo.

Aspecto geral:
Identificação - Boleto 2mrifx0

Dimensão geral:
Identificação - Boleto 1051bpg

Dimensão do único exemplar recolhido inteiro:
Identificação - Boleto 28vpxyr

3ª- Quanto a estes, sempre ouvi a minha avó, desde pequeno, falar das "carqueijinhas" que comia em pequena e nasciam debaixo das agulhas dos pinheiros. Sei que essas são brancas e não rosadas como as que recolhi... Suponho que sejam ramárias, mas quanto à comestibilidade estou a zeros... Tentei recolher uma inteira, mas não me dei lá assim muito bem... Habitat: Bosque misto de carvalhos e castanheiros, numa clareira, todas muito próximas umas das outras.

Aspecto geral:
Identificação - Boleto 24ys0vd

Aspecto invertido (ao lado direito vê-se a que tentei arrancar inteira para melhor identificação):
Identificação - Boleto 2zrgoya

Agradeço qualquer comentário, até na esperança de que os meus sobrinhos possam viver mais uns anos! lol! (naturalmente que apenas comerei os edulis se não tiver respostas até amanhã, não se preocupem... Smile )

Cumprimentos a todos!



trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Re: Identificação - Boleto

Mensagem  trufulha Sáb 27 Set 2014, 16:01

Acrescento apenas que os 1ºs e 2ºs não mudaram de cor ao corte. E peço desculpa por não ter criado um tópico novo, mas não percebi o que se passou... Pensava que ia criar um tópico novo e isto apareceu no tópico anterior.

Cumprimentos a todos!

trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Re: Identificação - Boleto

Mensagem  Pedro Claro Seg 29 Set 2014, 15:32

Provavelmente, todos os exemplares de boletos serão do 'grupo' edulis - carne branca sem mudanças; poros e tubos brancos, depois amarelos e por fim castanho-esverdeados; reticulado mais ou menos evidente, sobretudo, na parte superior do pé. Todas as espécies desse grupo são comestíveis de boa qualidade, por isso, desde que confirmada a pertença a esse 'grupo', é indiferente a qual das espécies pertence cada exemplar.

Quanto às ramarias, é preciso ter muito cuidado. Há espécies comestíveis e espécies tóxicas e é um género com espécies muito semelhantes e difíceis de diferenciar entre elas. O melhor é rejeitar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Re: Identificação - Boleto

Mensagem  trufulha Seg 29 Set 2014, 16:56

Boa tarde Pedro!

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Smile

Os que eu tinha a certeza de serem edullis já foram digeridos e processados no sábado. Smile Os restantes ainda estão no frigorífico. Sendo assim vou deitar as ramarias fora e nunca mais me meto nelas! Smile Quanto aos outros 3, hoje irão ser cozinhados com ovo! yammy! Smile

Um abraço!

trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Boleto Empty Re: Identificação - Boleto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos