Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leccinum sp.?

2 participantes

Ir para baixo

Leccinum sp.? Empty Leccinum sp.?

Mensagem  Luís Soares Sáb 09 Nov 2013, 16:44

Boas tardes,

Eu sei, que se calhar, já me devia ter apresentado. Mas como não há grande coisa a dizer a meu respeito, já que sou um simples curioso, aqui fica: gosto de passear por aí e interesso-me um bocadinho por tudo. Descobri este fórum quando andava a pesquisar sobre formas de cozinhar Macrolepiota procera e animei-me a tentar identificar uns cogumelos (com a vossa preciosa ajuda para me corrigir). Dito isto, encontrei os seguintes exemplares em volta de um choupo, num parque em Lisboa. Julgo ser um Leccinum, se me souberem dizer mais, melhor. Se me souberem dizer a melhor maneira de os cozinhar, melhor. Very Happy

Habitat: parque urbano, em volta de um choupo.
Chapéu: 5 a 12 cm de diâmetro, convexo. Castanho, "estalado" num dos exemplares (o maior).
Pé: em forma de maça, mais estreito que o chapéu, com uma textura reticulada / pontilhada na metade superior. Sem anel. Os vários cogumelos estavam agrupados pela base.
O chapéu e o pé descoloram, primeiro para um tom rosado / avermelhado e depois para um cinzento azulado quase negro.
Himenóforo: branco, sem descoloração depois de cortado. Enegrece depois de comprimido.
Esporada: ainda não sei.
Cheiro: erm... a cogumelo. :DTalvez um pouco de alho, mas pode ser impressão minha. Sem sabor.

Leccinum sp.? Zfdy


Leccinum sp.? Mwjs


Leccinum sp.? Dclu


Leccinum sp.? Tb5n


Leccinum sp.? Ka8e



Agradecido, Z

Luís Soares

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Z
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Leccinum sp.? Empty Re: Leccinum sp.?

Mensagem  Pedro Claro Qua 13 Nov 2013, 11:17

Sem dúvida que se trata de uma espécie de Leccinum. O porte alongado e o pontilhado no pé apontam claramente para esse género.

Quanto à espécie, e apesar de não ter grande experiência com este género (talvez o Zamanita possa adiantar algo mais concreto), parece-me que se trata de Leccinum duriusculum pela viragem da carne a negro/cinzento e pela associação com choupos (Populus spp.)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Leccinum sp.? Empty Re: Leccinum sp.?

Mensagem  Luís Soares Qua 13 Nov 2013, 13:45

Obrigado, Pedro. Smile

Luís Soares

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Z
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Leccinum sp.? Empty Re: Leccinum sp.?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos