Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ EDITADO] Suillus bellini

4 participantes

Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  brunocarvalho Seg 04 Nov 2013, 18:34

[ EDITADO]  Suillus bellini  7tpv
[ EDITADO]  Suillus bellini  Eb4w
[ EDITADO]  Suillus bellini  W5p8
[ EDITADO]  Suillus bellini  C9n3
[ EDITADO]  Suillus bellini  W6kh
[ EDITADO]  Suillus bellini  7pgz
[ EDITADO]  Suillus bellini  R70c
[ EDITADO]  Suillus bellini  5ir4
[ EDITADO]  Suillus bellini  Pu40

vi bastantes hoje numa zona de pinheiros  com alguns carrascos no manual penso ser estes xerocomus subtomentosus e diz que sao comestiveis mas tenho algumas duvidas e gostava de as tirar.....

cascais
HABITAT resinosas alguns eucaliptos e mata baixinha
CHAPÉU (dimensões cerca de 10ctm  cores chapéu castanho claro por baixo amarelo torrado
PÉ curto sem anel e fibroso bastante consistente
HIMENÓFORO  poros e tubos em vez de ter lamelas por baixo do chapéu
ESPORADA pareceu-me amarelo torrado
CHEIRO E SABOR  cheiro parece-me um pouco frutado e a fungo sabor nao foi testado


Última edição por brunocarvalho em Qui 07 Nov 2013, 11:05, editado 5 vez(es)

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  Samuel Duarte Seg 04 Nov 2013, 21:53

Boa Noite.



A mim parece-me um Suilus e não um xerocomus.

Pelo ponteado no pé e pelos poros largos, diria que é um Suillus collinitus.

Mas como neste momento não tenho bibliografia para consultar não posso ter certezas, (posso até estar a escrever uma grande barbaridade).

Vamos esperar por outras opiniões

Cumprimentos

Samuel

Samuel Duarte
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Samuel
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  brunocarvalho Seg 04 Nov 2013, 22:28

http://en.wikipedia.org/wiki/Suillus_collinitus

penso que afinal bate certo mas vou esperar por mais opinioes diz ser comestivel nao tenho intençao de os comer mas havia la muitos mesmo...

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  Ricardo Castilho Ter 05 Nov 2013, 09:44

Olá Bruno,

A mim parecem-me Suillus bellinii.
O Xerocomus que refere é bastante diferente deste. Ambos pertencem ao grande grupo das "Boletaceas" mas com distintas características evidentes. Uma delas e que salta logo à vista é a viscosidade do chapéu nos Suillus (mais visível nos exemplares jovens). O chapéu do Xerocomus que refere é aveludado... As ornamentações no estipe dos suillus (pelo menos os que fazem parte deste grupo) também são muito diagnoticantes e que em nada tem de parecido nos Xerocomus.

Em relação ao Suillus collinitus que apresenta no final. É aparentado do Suillus granulatus (que dá o nome a esta secção do género Suillus. Sect. Granulati) e que difere essencialmente de Suillus bellini pela cor da trama (carne) sendo no granulatus amarela e no bellinii branca. Uma outra caracteristica importante que permite diferenciar o collinitus é a cor do micélio, tons rosados nesse caso. Pelas fotos este parece ser branco.

Abraço,
Ricardo Castilho
Ricardo Castilho
Ricardo Castilho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Fungónimo : Amanita "PODEROSA"
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  Pedro Claro Ter 05 Nov 2013, 09:58

Quanto ao género, o Samuel já disse o essencial: é um Suillus e não um Xerocomus. A distinção entre estes dois géneros é fácil: Xerocomus tem um chapéu seco, feltrado; Suillus tem um chapéu glutinoso, com uma espécie de baba transparente em tempo húmido. A excepção é Xerocomus badius (agora, aparentemente, transferido para o género Boletus), que apresenta um chapéu viscoso com tempo húmido, mas cujas características são bastante diferentes da espécie aqui ilustrada.

Quanto ao epíteto específico, é mais complicado de chegar lá. O que se observa nas fotos é um pontilhado no pé, o que, associado ao habitat (pinheiros, presumo que com duas agulhas - pinheiro bravo ou pinheiro manso), circunscreve a um conjunto de espécies tipicamente mediterrâneas.

Suillus collinitus distingue-se das restantes espécies pela presença de um micélio de cor rosada, cor essa que se alastra à base do pé. Infelizmente, o único exemplar com um corte longitudinal não tem a base do pé (!), mas a quarta fotografia mostra claramente um micélio de cor branca, o que exclui esta espécie.

A cor branca da carne também exclui Suillus mediterraneensis (cuja carne é amarela ou amarelada).

Na minha perspectiva, embora sem certeza absoluta (seria necessário ver com maior detalhe o pontilhado no pé, nomeadamente a cor e distribuição), a espécie aqui ilustrada é Suillus bellinii, que costuma ser um dos suilos mais abundantes nos pinhais.

É uma espécie comestível mas de qualidade relativa. Deve-se, no entanto, retirar a cutícula do chapéu que tem (fortes) propriedades laxantes. Todas as espécies de Suillus são comestíveis (com a ressalva da cutícula), mas nenhuma particularmente saborosa. É frequente serem misturados com Boletus da secção edulis (B. edulis, B. aereus, B. pinicola, etc.) e Xerocomus badius nos saquinhos de cogumelos secos que se vêem à venda e vendidos como sendo boletos, apesar de terem uma qualidade inferior.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  brunocarvalho Ter 05 Nov 2013, 11:03

obrigado.. realmente estes este ano apareceram em força num pinhal aonde por vezes vou passear os meus cães mas maior parte deles estavam cheio de lagarta e mesmo um desses das fotos deve ter sido comido um pouco talvez por um coelho. hoje devo la ir de novo e tiro mais umas fotos..

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  brunocarvalho Qua 06 Nov 2013, 18:33

EDITADO..................


Última edição por brunocarvalho em Qui 07 Nov 2013, 11:02, editado 1 vez(es)

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  Pedro Claro Qui 07 Nov 2013, 09:22

Bruno,

As imagens estão demasiado grandes. Quando fazes o upload para o imageshack, no campo "Redimensionamento de imagem" deves colocar "640x480 (para quadros de mensagens)". De outra forma, a imagem que é carregada tem o tamanho original, tal como sai da máquina, muito maior.

Agradecia que refizesses o processo e colocasses as imagens com um tamanho mais reduzido. Obrigado.

[EDIT] Observando as fotos creio que se dissipam as dúvidas: para mim trata-se, sem grande margem para erro, de Suillus bellinii.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

[ EDITADO]  Suillus bellini  Empty Re: [ EDITADO] Suillus bellini

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos