Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cultivo em saco

+2
brunocarvalho
Sugait
6 participantes

Ir para baixo

pergunta Cultivo em saco

Mensagem  Sugait Qui 10 Out 2013, 22:42

Boa noite a todos,

Já tenho alguns troncos de shitake inoculados e em principio o primeiro troco (tem mais tempo que os outros ) que já saiu do choque térmico deve frutificar este fim de semana Smile.
Mas enquanto espero que os restantes troncos fiquem prontos, estou a fazer experiências em saco. Já consegui micélio de uns pleurotus, colocando pedaços em camadas de cartão molhado num "tupperware", depois coloco dentro de uma caixa no escuro e passado 4/5 dias esta tudo branquinho.
Após isto, começou a correr mal... "pasteurizei" a palha, coloquei o micélio e quando a cor branca parecia começar a dominar os sacos.... apareceu um bolor verde e foi tudo à vida.
Mas como sou curioso e não gosto de desistir voltei a experimentar, coloquei micélio de pleurotus em dois sacos com borras de café, um com uma abertura, outro fechado e mais um em algodão. Comprei spwan de shitake e coloquei em aparas de madeira para os coelhos ( não encontrei de cavalo), deixei algumas horas em água e depois fiz uma abertura tapada com papel higiénico ( Muito Obrigado almabranca) e ainda coloquei um saco de shitake com algodão... resultados:

Passadas 3 semanas:

Saco de pleurotus em café (aberto) esta a ficar com um fungo cor de rosa
Saco de pleurotus em café (fechado) esta a ficar branco e parece bem
Saco de pleurotus em algodão (fechado) esta a ficar branco mas não parece passar para o algodão
Sacos de shitake em aparas (aberto) estão a ficar brancos mas também com Bolor Sad
Saco de shitake em algodão (aberto) estava com muito bolor até ontem e hoje esta bem mais branquinho.

Perguntas:

Devo colocar o substrato em sacos pretos ou transparentes?
O "bolor" é do excesso de água ou má limpeza do substrato?
Devo colocar os sacos no escuro ou com alguma claridade?
Um dos sacos de aparas tinha água nos cantos, deveria tira-la?

Desde já agradeço qualquer comentário que me possa ajudar a melhor este processo, pois vou continuar a experimentar.

Sugait

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Shitaki
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  brunocarvalho Sáb 02 Nov 2013, 11:39

ola amigo vou-te tentar ajudar nestas questoes....


Devo colocar o substrato em sacos pretos ou transparentes?
eu penso que deves colocar sempre em sacos transparentes pois consegues ver a evoloçao do micélio se contaminou ou nao e até ver quando esta completamente colonizado.

O "bolor" é do excesso de água ou má limpeza do substrato?
sim pode ser ambos eu na borra do café uso papelao cartonado rasgado em pequenos pedaços mais ou menos 20% e assim consigo extrair o exesso de agua da borra

Devo colocar os sacos no escuro ou com alguma claridade?
os sacos devem de estar completamente fechados apenas com uns furinhos de lado por ex totalmente no escuro temperaturas ideais seria entre os 20 e 25º

Um dos sacos de aparas tinha água nos cantos, deveria tira-la?
sim deves tirar sempre o exesso de agua usas o bico de uma faca por exemplo extrelizada e fazes uns pequenos furos para a agua sair

espero que te tenha ajudado abraço amigo qualquer duvida entra em contacto.. abraço

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Obrigado

Mensagem  Sugait Seg 04 Nov 2013, 21:56

Ola Bruno,

Muito Obrigado pelas respostas.
Brevemente vou fazer mais umas experiências com palha e com aparas, como não tenho acesso a uma panela de pressão, vou experimentar agua oxigenada e/ou colocar agua bastante quente durante 30 min no substrato.

Já agora e sem querer abusar, aconcelhas mais alguma coisa para pastorizar o substrato e para esterilizar os sacos?

Obrigado pela atenção


Sugait

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Shitaki
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  brunocarvalho Ter 05 Nov 2013, 00:45

ola eu ainda nao fiz testes com palha nem com aparas tenho usado apenas borra de café com cerca de 20% de cartao cartonado rasgado em pequenos bocados e junto um pouco de cal hidratada e fica a pasturizar por 24 a 48h aprendi assim num workshop que fiz.... os sacos uso mesmo os de 3l de congelaçao do lidl por ex.. tenho sempre bastantes cuidados na limpeza dos materiais  do local e eu proprio.... vou-te mostrar uns que fiz neste fim de semana no qual até ja estao a colonizar na estufa

Cultivo em saco Znjr
Cultivo em saco K3na
Cultivo em saco 0r4e

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Margag Sex 05 Dez 2014, 20:21

brunocarvalho escreveu:ola eu ainda nao fiz testes com palha nem com aparas tenho usado apenas borra de café com cerca de 20% de cartao cartonado rasgado em pequenos bocados e junto um pouco de cal hidratada e fica a pasturizar por 24 a 48h aprendi assim num workshop que fiz.... os sacos uso mesmo os de 3l de congelaçao do lidl por ex.. tenho sempre bastantes cuidados na limpeza dos materiais  do local e eu proprio.... vou-te mostrar uns que fiz neste fim de semana no qual até ja estao a  colonizar na estufa

Cultivo em saco Znjr
Cultivo em saco K3na
Cultivo em saco 0r4e

Boa noite
Cá em casa somos todos vegetarianos.
Estou a tentar fazer cultura de cogumelos para consumo próprio e de amigos.
No final do Verão comprei um saco de cerca de 5kg de preparado de palha e etc, de ostraceous.
Fiz a 1ª colheita rapidamente, cerca de 20 dias depois, mas agora parece ter 'falecido'

Entretanto, e como gostamos muito de cogumelos, adquiri na Quadrantes, sementes de eryngii e lentinula edodes, para podermos fazer cá em casa, mais baratuxo e podermos oferecer aos familiares e amigos.
Mas depois do que li que afinal não é assim tão fácil.
Não pretendo a comercialização, só queremos desfrutar do seu intenso sabor.

Por isso gostava de saber:
Então é sómente borra de café, papel cartonado, cal e micélio?
Não leva folhas de bananeira, palha e whatsoever?
Obrigada

Margag
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : Ostra
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  AFSantos Dom 21 Dez 2014, 18:31

Olá!
Os pleurotus eryngii são facilmente produzidos usando palha pasteurizada como substrato, mas acho que é em borra de café também poderão dar. Os shiitake é mais difícil produzir com substrato mas é uma coisa que eu ando a estudar.


AFSantos
esporo
esporo

Número de Mensagens : 9
Fungónimo : Estes seres espetaculares..
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Margag Ter 23 Dez 2014, 09:05

Obrigada pela sua resposta AFSantos
Não vou tentar produzir o shitake, pois de produção pouco percebo.
Mas vou utilizar as suas informações relativamente ao Eringyi
Este fórum está muito 'morto'!
Cumprimentos

Margag
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : Ostra
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Margag Sáb 17 Jan 2015, 11:27

Alguém me pode informar se o substrato da caixa de compostagem pode ser utilizado para a colonização de cogumelos?
Rolling Eyes

Margag
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : Ostra
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Polecat Dom 18 Jan 2015, 17:30

Olá Margag,

Em princípio o substrato da compostagem pode ser utilizado para a colonização de cogumelos. Mas claro, tudo depende da espécie que deseja cultivar e o tipo de composto (estado de decomposição e matéria).

No geral, o substrato que o cogumelo utiliza para se alimentar e frutificar terá de conter alguma matéria orgânica, caso contrário (se for principalmente terra mineral), a frutificação fica mais complicada. Mas sim, claro que pode usar algum desse composto, desde que garanta que no preparado de substrato haja "comida" suficiente.

Cumprimentos
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Margag Seg 19 Jan 2015, 12:59

Obrigada pela resposta.

A cx de compostagem leva:
- estrume cavalo
- palha
- borras café
- cascas batata, batata doce, ovos, cenouras, aboboras, espinafres, urtigas, etc...

O que queria mesmo era ter os lentinula edodes e os eryngii ( que já comprei na quadrantes) para consumo próprio.

A compostagem faço sempre para adubo para a horta de vegetais.
Se tiveram alguma solução melhor, agradecia.
Muito obrigada a todos os que me têm respondido.
Margag

Margag
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : Ostra
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Polecat Ter 20 Jan 2015, 14:18

Nada como experimentar e partilhar essas experiências aqui Smile

A única recomendação que posso dar é homogenizar/triturar e pasteurizar o seu composto antes de colonizá-lo. Além disso, dada a natureza lenhícola dessas duas espécies, derverá procurar incluir ingredientes mais lenhosos ao composto (especialmente para L. edodes) como casca ou madeira de folhosas (Quercus por exemplo). Ainda que o estrume não deva afectar directamente a frutificação, não será um nutriente crucial e talvez possa servir de substrato ideal a outras espécies competidoras.
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  GonçaloG Qua 09 Dez 2015, 20:30

Viva. Estou agora a começar e depois de uma boa colheita de um saco previamente comprado lembrei-me de depois da primeira colheita abrir o saco em ambiente controlado e depois de juntar café iniciar o processo desde o inicio ate a colheita. Será que resulta fazer uma duplicação de sacos juntando mais substrato e restos de cogumelos? Ja algum tentou o milagre da duplicação?

GonçaloG
esporo
esporo

Número de Mensagens : 9
Fungónimo : Cultivo de cogumelos em São miguel.
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Margag Ter 15 Dez 2015, 22:37

Boa noite Gonçalo e Benvindo.

Por experiência própria, não aconselho a utilização de 'sacas' gastas.
Eu coloco-as na caixa de compostagem.
Só algumas e raras estirpes de cogumelos conseguem maturar na compostagem.
As borras de café são boas para alguns cogumelos, mas tem que saber fazer a devida mistura com um neutralizador de PH.
O problema deste site, é que ninguém gosta de partilhar informação, infelizmente! Para além de estar moribundo!
Espero ter dado alguma ajuda.
Sei que as ajudas e a informação são escassas.
Obrigada por ter aderido aos cogumelos de portugal.




Margag
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : Ostra
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Obrigado pela resposta.

Mensagem  GonçaloG Ter 15 Dez 2015, 22:54

Obrigado pala resposta, os portugueses ainda não percebemos que é melhor partilhar informaçoes do que não evoluir com medo de ter concorrencia ainda não sei em que.
Estou a começar produzir cogumelos em pequena escala e pouco sei sobre este assunto.
Mas todas as ajudas são bem vindas ate porque este é um projete que estou a realizar na escola onde trabalho.

GonçaloG
esporo
esporo

Número de Mensagens : 9
Fungónimo : Cultivo de cogumelos em São miguel.
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  GonçaloG Ter 15 Dez 2015, 22:56

Margag, es produtora de cogumelos ou curiosa como eu?
De que zona es?

GonçaloG
esporo
esporo

Número de Mensagens : 9
Fungónimo : Cultivo de cogumelos em São miguel.
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Margag Ter 15 Dez 2015, 23:19

Curiosos somos sempre todos Very Happy
Penso já te ter respondido a todas as tuas questões. Smile
Ver MP pf.

Margag
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : Ostra
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Cultivo em saco

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos