Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A partida

Ir para baixo

A partida Empty A partida

Mensagem  CivisMiles Seg 05 Ago 2013, 12:27


Começo por breve apresentação:

Sou um jovem licenciado, que está no desemprego há mais de um ano, e sem grandes perspectivas que as coisas melhorem. Tenho também uma filha pequena o que torna mais premente o encontrar de uma saída deste situação.

Do mundo dos cogumelos, pouco conheço. Há uns tempos interessei-me por esta área, mas infelizmente, fui chegando à conclusão que o investimento inicial necessário seria incomportável, em virtude da minha situação financeira.

No entanto, em conversa recente com um amigo, soube que ele também tinha interesse neste mundo, e que inclusivamente estava muito adiantado num projecto de cultivo de cogumelos Shitake.
O seu projecto já tinha sido aprovado pelo Proder e recebeu agora o prémio de instalação de cerca de 30000€, pelo que ia começar agora a construir as instalações e restantes valências.

Ele está muito entusiasmado com o projecto, pese algumas dificuldades que tem encontrado, nomeadamente no que diz respeito a terreno e água.

Ora, foi aqui que eu comecei a ficar mais interessado ainda, porque, se apesar dos handicaps, ele estava a ter sucesso, porque não haveria eu de também ter?

Digo isto porque, os meus pais tem terrenos disponíveis (cerca de 1ha), e com água corrente disponível, o que julgo que é um bom ponto de partida.

No entanto, não conseguirei nada sem apoio do Proder. E é aqui que começam algumas das minhas dúvidas principais:

- O actual quadro de apoios termina em 2013. Será que em 2014, os moldes de financiamento para está área se vão manter?

- Para iniciar o seu projecto o meu amigo teve de recorrer a empresa de consultores na área do qren. No entanto como vivemos em zonas diferentes, terei de recorrer a uma empresa da minha zona para me auxiliar (Viseu). Conhecem alguma e que tipo de apoios posso esperar dessas entidades.

E para já esta é a minha história. bem sei, que existem muito mais variáveis a ter em conta, mas tinha de começar por algum lado e eu sem apoios financeiros, não tenho a mínima chance de começar.

Agora, enquanto aguardo comentários, vou estudar mais sobre este mundo.





CivisMiles

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : CivisMiles
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos