Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boleto de primavera desconhecido

4 participantes

Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  alexandre xabregas Seg 08 Abr 2013, 16:31

Como estamos em época baixa, coloco aqui duas fotos dos mesmos boletos (fotos de maio do ano passado), como ainda não estava inscrito neste fórum não captei outros pormenores, de qualquer maneira aceito palpites dado que não há perigo de intoxicação ( este boleto não foi colhido).
Apenas acrescento que o chapéu parecia aveludado e não azulava ao toque. Agradeço ajuda.


Boleto de primavera desconhecido Dsc02361rs

Boleto de primavera desconhecido Dsc02363sz

alexandre xabregas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 68
Idade : 55
Fungónimo : campestre
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  Pedro Claro Qui 11 Abr 2013, 09:59

Apenas com estas informações é virtualmente impossível chegarmos a qualquer identificação. Mesmo ao nível do género, podemos estar a falar de Boletus ou de Xerocomus, por exemplo...

Para se poder ir um pouco mais longe seria necessário, no mínimo, ver o himenófero - ou seja, os tubos e os poros -, sendo importante, sobretudo, a cor dos mesmos e se essa cor muda com a maturação, e ainda fazer um corte longitudinal a um dos exemplares e verificar se a cor original da carne sofre alguma mudança.

É possível que esta espécie volte a ocorrer no mesmo local este ano; porque não passas por lá e, caso encontres mais exemplares, tentas obter mais dados que permitam a identificação?

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  alexandre xabregas Qui 11 Abr 2013, 16:05

boa tarde, eu sabia que era uma missão quase impossível com os poucos dados que forneci. Vou esperar que este ano (já não falta muito) haja novas frutificações, nem tenho que me deslocar, no meu quintal reservei cerca de mil metros para carvalhos e sobreiros e há 5 anos que só corto o mato e a erva deixando a matéria orgânica no local. Este outono tive muitas surpresas ( russulas enormes, agaricus ainda não identificados, lycoperdon perlatum , dois pequenos focos de cantharelus cybarius, helvelas e outros. Foi de facto um outono magnifico. Portanto espero que novos exemplares iguais aos da foto frutifiquem no mesmo local se assim for volto a postar, desta vez com outros cuidados...tenho de aguardar.

alexandre xabregas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 68
Idade : 55
Fungónimo : campestre
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  Pedro Claro Seg 15 Abr 2013, 09:17

Tens aí um excelente local para obter informação e a base de algumas refeições! Quem me dera ter um sítio assim 'no meu quintal'... Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  alexandre xabregas Dom 30 Jun 2013, 14:26

Boa tarde, lá apareceu finalmente outra frutificação, muito menos bela que a do ano passado, parece-me um boleto fragans ou erythropus (pelo meu guia). Assim que o cortei azulou intensamente, apresenta heminoforo ligeiramente avermelhado de tubos finos, aroma muito frutado.

Boleto de primavera desconhecido <a href=Boleto de primavera desconhecido Y43k" />
Boleto de primavera desconhecido 2yjs

alexandre xabregas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 68
Idade : 55
Fungónimo : campestre
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  Zamanita Dom 07 Jul 2013, 16:47

Olá Alexandre
Os tons amarelos dos chapéus jovens, o pé sem retícula aparente, e o intenso azulamento ao corte fazem-me pensar em Boletus pulverulentus.
Tens foto da cor dos poros? Não percebo bem se são avermelhados, o que inviabilizaria esta opção...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  Loco Gato Qui 08 Ago 2013, 08:17

alexandre xabregas escreveu:Assim que o cortei azulou intensamente, apresenta heminoforo ligeiramente avermelhado de tubos finos, aroma muito frutado.
Em Boletus, é importante distinguir a cor dos tubos (paredes laterais, corte longitudinal) da cor dos poros (abertura dos tubos/superfície do himenóforo). Pelo que me parece, o tom ligeiramente avermelhado é apenas dos poros.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  Loco Gato Qui 08 Ago 2013, 08:28

Pode excluir-se o Boletus fragrans, que teria himenóforo decurrente e uniformemente amarelo (tubos e poros). A identificação como B. erythropus é sempre provisória sem análises mais detalhadas, o grupo Luridus é relativamente difícil.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto de primavera desconhecido Empty Re: Boleto de primavera desconhecido

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos