Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olá! Por onde começar?! ;)

5 participantes

Ir para baixo

fixe1 Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Mariana Couto Sex 26 Out 2012, 13:20

Olá a todos,
Parabéns pelo Fórum!
Sou uma novata neste campo, e estou na zona de Lisboa e gostava se me pudessem dizer algum sítio para apanhar cogumelos. Neste momento só me sinto a vontade para identificar míscaros, bolletus edulis e macrolepiota.. Será que me podem ajudar? Eu tenho carro e posso deslocar-me.
Se encontrar algum estranho a meus olhos, partilharei com vocês a foto Wink

Obrigada
Mariana

Mariana Couto

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : curiosa pelo mundo dos fungos..
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Lebre Sáb 27 Out 2012, 22:13

Olá Mariana,
Bem-vinda ao fórum. Vi a tua pergunta e acabei de colocar um tópico que talvez te interesse: Cogumelos de Outono - Parque de Monsanto.
Boas colheitas,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Mariana Couto Dom 28 Out 2012, 15:19

Muito obrigada Lebre! vamos ver se há sorte...

Mariana Couto

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : curiosa pelo mundo dos fungos..
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Terfez Dom 28 Out 2012, 20:12

Olá Mariana


Se for também para comer, não apanhes cogumelos que cresçam na berma da estrada.
De resto, boas caçadas!


Cumps

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Roque Seg 29 Out 2012, 18:58

Boa tarde! Sou o Roque de Coimbra e sempre gostei de cogumelos agora pretendo que me ajudem a identificar e a cultivar algumas espécies.

Roque

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : ......
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Luigi Pintarelli Ter 30 Out 2012, 14:11

Olá Mariana,
tenho procurado bons sítios perto de Lisboa, nesses últimos dias, mas com pouca sorte...
Cogumelos não faltam, mas conjugar o lado micológico com um passeio agradável não é fácil. A norte de Lisboa não encontrei nada de agradável; a Tapada de Mafra tem potencialidade, mas paga-se para entrar e duvido (mas ignoro) se permitam apanhar cogumelos.. Alguém sabe?
A Serra de Sintra é um pequeno universo que é necessário conhecer melhor; fiz várias tentativas na encosta oueste mas a vegetação era excessiva (trepadeiras por todo o lado...).
Depois fui para a zona de Pinhal Novo, que tem milhares de hectares de montado: uma frustração! Tudo vedadíssimo com tanto de placas "proibido apanhar cogumelos"... Consequências da lobby da caça turística, imagino..
Finalmente encontrei uma zona linda e rica em cogumelos, mas já estava no alentejo: zona de Marateca/Vendas novas. 70 km de Lisboa.... Pelo menos deu para passear à vontade entre pinhais e montado de sobreiros. Macrolepiótas a centenas, rússulas e amanita cesárea. Potencialmente boletus (mas ainda era cedo).
Voltarei lá em breve, de certeza: é de longe o melhor que encontrei nas redondezas. Queres te juntar a uma expedição?
Boa sorte
Luigi


Luigi Pintarelli
hifa
hifa

Número de Mensagens : 25
Fungónimo : Boletus Satanas
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Mariana Couto Ter 06 Nov 2012, 01:45

Olá!
Obrigada pelo conselho Terfez!
Roque, eu vou a Coimbra muito de vez em quando.. Boa sorte!
Luigi, deparei-me praticamente com o mesmo cenário que tu. Fui a Monsanto, encontrei além de estes exemplares que fotografei (não sei se conseguem ver, porque não percebi muito bem a dinâmica de meter aqui fotos), encontrei bastantes Russulas, algum Suillus e Melanoleuca e penso que Lycoperdon (Obrigada Lebre pelo post que ajudou bastante!). Nas fotos, lamento a qualidade mas não tenho um máquina por ali além nem uma paciência de fotografa. E mesmo assim, será que alguém me sabe dizer o que são?
Na passeata por Monsanto passei por um senhor com um saco cheio de cogumelos que quando me viu fingiu estar a apanhar medronhos eheh por isso deve haver por aí alguma coisa que não vi...
Fui também para os lados de Sintra/Mafra e sem resultado por não conhecer bem a zona.. Na tapada de Mafra penso que não podemos apanhar cogumelos porque está super legislado e protegido, mas não cheguei a confirmar.
Eu estarei por Lisboa até meados de Novembro, se fores no fim de semana talvez possamos coincidir! Gostava muito de aprender um pouco mais e aproveitar este verdadeiro Outono!

Mariana

[img]Olá! Por onde começar?! ;) Imagem13.th Olá! Por onde começar?! ;) Imagem12m.th Olá! Por onde começar?! ;) Imagem11j.th Olá! Por onde começar?! ;) Imagem9p.th Olá! Por onde começar?! ;) Imagem8i.th Olá! Por onde começar?! ;) Imagem7f.th Olá! Por onde começar?! ;) Imagem6j.th[/img]

Mariana Couto

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : curiosa pelo mundo dos fungos..
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Olá! Por onde começar?! ;)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos